Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Começa a 49° Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Gostou? Compartilhe!

Tradicional iniciativa no campo das artes cênicas, a 49ª edição da Campanha de Popularização tem início nesta quinta-feira, dia 4 de janeiro

Patrícia Cassese | Editora Assistente

A partir desta quinta-feira, dia 4 de janeiro de 2024, tem início a 49° Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que, este ano, segue até o dia 4 de fevereiro. Este ano, serão 113 peças – destas, 77 direcionadas ao público adulto. Do mesmo modo, 30 espetáculos infantis e, ainda, seis de dança. Os ingressos já estão disponíveis para venda antecipada. O site oficial é o www.vaaoteatromg.com.br

Cena de "O Sonho de um Homem Ridículo", da Companhia Lúdica dos Atores, que está na Campanha de Popularização (Arô Ribeiro/Divulgação)
Cena de "O Sonho de um Homem Ridículo", da Companhia Lúdica dos Atores, que está na Campanha de Popularização (Arô Ribeiro/Divulgação)

Como de praxe, a iniciativa ocupa vários espaços da capital mineira, trazendo a possibilidade de o público aproveitar as férias para ver montagens de sucesso – ou, por que não?, rever. Assim, há espaço para várias peças que já têm carreira longeva. Caso de “Perigo! Mineiros em Férias”, que há 20 anos integra a programação da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. A comédia será mostrada no Centro Cultural Unimed Minas nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21, sextas e sábados, às 21h, domingos, às 20h.

Nova chance

“Perigo! Mineiros em Férias” conta a história de Edgard Bomfim, funcionário público que está a um passo de sofrer um colapso nervoso. Para relaxar, ele aluga um bangalô em Guarapari. O objetivo é pescar, tomar uma cervejinha gelada, cochilar no feriado de carnaval. O texto é de Rogério Falabella, e a direção, de Ilvio Amaral e Maurício Canguçu. Em cena, os atores Carolina Cândido, Clarice Carvalho, Isadora Reis, Diorcélio Antônio, Leandro Bolina e Olavino Marçal.

No mesmo palco, nos dias 13 e 14 de janeiro, às 16h, o público confere a montagem da Cyntilante Produções para o clássico “Rapunzel”. O espetáculo, dirigido por Fernando Bustamante, tem uma proposta interativa e música ao vivo. O excelente “Banho de Sol”, da Zula Cia de Teatro, volta ao espaço do Minas Tênis Clube – Unidade I no dia 1 de fevereiro. Outra montagem primorosa é “O Auto da Compadecida”, do grupo Maria Cutia. Com direção de Gabriel Villela, o espetáculo ocupa o Centro Cultural Unimed Minas no dia 15 de janeiro, às 20h.

Feluma

O espetáculo “O Sonho de um Homem Ridículo”, de Fiódor Dostoiévski, com produção da Companhia Lúdica dos Atores, chega ao Teatro Feluma durante a 49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. A peça será apresentada de 4 a 9 de janeiro. O espetáculo é uma adaptação fiel à obra original de Dostoiévski. A ideia é transportar o público para um mundo de reflexões profundas sobre vida, morte e redenção.

A história, narrada por um protagonista em busca de significado e transcendência, apresenta questões existenciais universais, explorando os mistérios da existência humana. A produção teve 14 indicações a prêmios em três festivais pelo Brasil. Destaque para as conquistas de Melhor Ator, Melhor Espetáculo de Palco, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Cenário no 7º Festival Internacional de Palco e Rua de Araçuaí. 

Pátio Savassi

O Teatro do Pátio Savassi, por sua vez, receberá 15 peças da Campanha de Popularização, para o público infantil e adulto. A montagem “A Liga da Justiça vs Coringa” abre a temporada de produções. Outro clássico da Campanha que volta em cartaz é “A Vaquinha Lelé”, que traz ensinamentos sobre a importância da amizade, afeto, alegria e amor à natureza.

Para os adultos, há sucessos como “Ceguinho é a Mãe”, do humorista Geraldo Magela. Deficiente visual desde a infância, agora, aos 65 anos, o comediante continua compartilhando com a plateia episódios pitorescos que ele e outros cegos vivenciam no dia a dia. Assim, com pitadas de humor, ele desconstrói preconceitos e estereótipos.

No caso do Pátio, os ingressos para as peças da Campanha de Popularização custam R$ 15 a R$ 20. Assim, estão disponíveis no app Multi ou no posto de vendas do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc-MG), no foyer do teatro. O horário das vendas presenciais é de segunda-feira a sábado, das 14h às 19h, e aos domingos, das 14h às 18h.

E mais

Um mergulho profundo na vida e obra de Frida Kahlo. É o que promete “Frida”, espetáculo que aporta no palco do Teatro de Bolso do Teatro Sesiminas. Protagonizada por Bárbara Oliveira, a montagem traz fragmentos do diário íntimo da artista, assim como “dança e doses de tequila”. Dias 8, 15 e 22 de janeiro, às 20h.

Estreando na Campanha de Popularização está “Toró“, da Trupe de Teatro e Pesquisa, que será mostrado no Teatro Feluma. Décima montagem da companhia, “O Toró” entra em cena com o objetivo declarado de “aproximar as entidades fantásticas da natureza, presentes na obra de Shakespeare, da cultura e do imaginário do sertão brasileiro, também povoado por lendas com seres mágicos”. Neste sentido, veio a opção pela tradução direta do texto original, feita “a muitas mãos”. De 12 a 22 de janeiro.

Sucessos de bilheteria

A 49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança também tem, na grade, sucessos incontestáveis de bilheteria, como “Um Espírito Baixou em Mim”. A primeira sessão será no Sesc Palladium, no dia 5 (seguindo até o dia 14). Depois, de 19 a 28 janeiro e de 2 a 4 fevereiro, o espetáculo migra para o Cine Theatro Brasil Vallourec. A Cangaral, de Ilvio Amaral e Maurício Canguçu, também apresenta outros dois espetáculos na 49ª edição da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança: “Maio, Antes que Você Mês Esqueça” (no Teatro Feluma, de 10 de janeiro a 01 de fevereiro, quartas e quintas, às 20h) e “Velório” (Sesc Palladium, dia 4 de fevereiro, às 20h).

Carlos Nunes apresenta “Aperta o Play e Só… Ria”, junto a Kayete, no Teatro Santo Agostinho, dias 12, 13 e 14. Do mesmo modo, ele apresenta “Como Sobreviver em Festas e Recepções de Buffet Escasso” no Grande Teatro do Palácio das Artes, no dia 19, às 21h. Já no Teatro de Bolso do Cine Theatro Brasil Vallourec, Carlos Nunes mostra “Francisco de Assis – Do Rio ao Riso”, nos dias 28, 29 e 30, às 21h.

Serviço

49° Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

De 4 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024
Confira as informações no site www.vaaoteatromg.com.br

Postos no Shopping Cidade (Rua Tupis, 337, Centro, piso GG, loja 5), de segunda a sábado, das 10h às 19h, e domingo, das 10h às 18h; e no Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6.061, São Pedro, piso L3), de segunda a sábado, das 12h às 19h, domingo, das 14h às 18h. 

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]