Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Palestra aborda relações na escrita de Italo Calvino e Fernando Sabino

Gostou? Compartilhe!

Evento presencial, de acesso gratuito, vai mostrar um paralelo entre as escritas do italiano Italo Calvino e do brasileiro Fernando Sabino

No dia 12 deste mês de outubro, deu-se o marco de 100 anos de nascimento do escritor mineiro Fernando Sabino. Já no dia 15, o centenário de nascimento do italiano Italo Calvino. Para fazer menção a ambos, nesta quarta-feira, 18 de outubro, a partir das 19h30, a Casa Fiat de Cultura realiza o bate-papo “Calvino/Sabino”,  que abordará a relação entre os autores. O evento é presencial e a participação do público é gratuita, com inscrições pela Sympla: .  

O professor Wander Melo Miranda, membro da Academia Mineira de Letras, é o convidado do bate-papo, que contará com a mediação da professora da Faculdade de Letras da UFMG, Anna Palma. O diálogo entre os dois escritores se dará a partir da conexão estabelecida entre as obras “Le Cosmicomiche”, de Calvino, e “A Cidade Vazia”, de Sabino. Ambos os textos revelam histórias que expõem o cotidiano com humor e crítica social. 

Foto do escritor e jornalista Italo Calvino, nascido há 100 anos (Foto de Sophie Bassoul enviada pela assessoria de imprensa da Casa Fiat de Cultura)
Foto do escritor e jornalista Italo Calvino, nascido há 100 anos (Foto de Sophie Bassoul enviada pela assessoria de imprensa da Casa Fiat de Cultura)

Dois homens notáveis

Nascido em Belo Horizonte, filho de imigrantes italianos, Sabino, ao longo da trajetória, arrebanhou prêmios literários de vulto, como o Jabuti e Machado de Assis. Entre os livros que publicou, estão “O Grande Mentecapto”, “O Menino no Espelho”, “O Homem Nu” e “O Encontro Marcado”. Sabino faleceu às vésperas de completar 80 anos, em outubro de 2004, no Rio de Janeiro. Ele enfrentava um câncer no fígado.

Um dos mais importantes escritores italianos do século XX, Italo Calvino nasceu em Cuba. Os pais dele eram cientistas italianos que passavam uma curta temporada no país. Retornaram à Itália pouco tempo após o nascimento do filho. Autor de livros como “As Cidades Invisíveis”, Calvino faleceu na cidade de Siena, em 19 de setembro de 1985, aos 61 anos. Dias antes, ele havia sofrido um AVC, e não resistiu às sequelas.

O evento “Calvino/Sabino” faz parte da XXIII Settimana della Lingua Italiana nel Mondo, uma parceria da Casa Fiat de Cultura, com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, Faculdade de Letras da UFMG, Fundação Torino, Comites-MG e Centro Cultural Unimed-BH. 

Serviço

Bate-papo Calvino/Sabino

Conversa com o prof. Wander Melo, mediada pela profª. Anna Palma
Quando. Nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, das 19h30 às 21h

Onde. Presencialmente na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários)

Participação gratuita, com inscrições pela Sympla:

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]