No mês de seu nascimento, o paisagista e artista Roberto Burle Marx é lembrado por ações em vários equipamentos da Pampulha
Um dos mais renomados paisagistas do mundo, Roberto Burle Marx (1909-1994) deixou a marca de seu talento no Conjunto Moderno da Pampulha. Lá, projetou jardins para as obras de Oscar Niemeyer em equipamentos como a Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha e Museu Casa Kubitschek.
Para celebrar o nascimento do artista – 4 de agosto -, o projeto Museus Pampulha fez uma programação especial, que integra o Mês do Patrimônio Cultural. Vale ressaltar que o Dia Nacional do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto.
Programação
Assim, alguns dos equipamentos vão oferecer atividades lúdicas e educativas que giram em torno do universo de Burle Marx. Entre elas, visitas mediadas aos espaços e acervos, oficinas criativas, vivências coletivas, exibição de documentário e um desfile de moda.
O projeto Museus Pampulha, cumpre frisar, é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar. Todas as atividades são gratuitas. A programação alusiva a Burle Marx integra o rol de ações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. Pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.
Light Painting
Uma experiência imersiva abre a programação com uma exploração diferente aos jardins do Museu Casa Kubitschek. Marcada para esta quinta, a Oficina “Light Painting nos Jardins de Burle Marx” tem início às 19h. A ideia é proporcionar um encontro entre a técnica proveniente da fotografia noturna e o trabalho do mestre.
Os participantes vão explorar os Jardins de Burle Marx à noite. E, assim, vão criar imagens artísticas através dessa arte ,que consiste em capturar a luz em movimento por meio de uma longa exposição fotográfica. A técnica permite a criação de efeitos luminosos e formas abstratas, celebrando a singularidade da obra de Burle Marx. Para participar, é necessário inscrição pelo e-mail [email protected].
Ateliê Aberto nos Jardins do MAP
No dia 5, às 10h, o Museu de Arte da Pampulha realiza o “Ateliê Aberto nos Jardins do MAP – Transições do olhar: as formas de Burle Marx”. Primeiramente, a atividade instiga o público a explorar as diferentes formas e movimentos presentes pela técnica de Arte Cinética. Neste sentido, propõe a criação de caleidoscópios, que funcionarão como dispositivos artísticos capazes de transformar a percepção visual do ambiente. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
Percursos Pampulha
Do mesmo modo, unindo as equipes do educativo do MAP e do Museu Casa Kubitschek, acontece no dia 12, às 9h, o “Percursos Pampulha”. Na edição “Jardim como Patrimônio”, o visitante fará uma caminhada de caráter cultural. Nela, são explorados aspectos da paisagem, como os jardins projetados por Burle Marx.
Desta vez, o percurso começa na Igreja São Francisco de Assis. Primeiramente, os participantes irão explorar os jardins criados pelo grande paisagista brasileiro. Depois, seguem pela Orla da Lagoa, tendo como destino final o Museu Casa Kubitschek. Neste espaço, o público também é convidado a participar de uma visita mediada à exposição “Trama Processo Educativos na Pampulha”. As inscrições devem ser feitas pelos e-mails [email protected] e [email protected].
Moda
O Patrimônio Cultural e o legado de Burle Marx também inspiraram a moda, por meio da artista e designer de moda Letícia Arrighi. Ela trabalhou com alunos dos cursos de trabalhos manuais e artes do Sesc 60+ da Unidade do Sesc Floresta. Assim, desenvolveram uma coleção conceitual, que será apresentada no “Desfile Sesc 60+”. Acontece no dia 19 de agosto, às 15h, no Museu Casa Kubitschek.
As roupas foram desenvolvidas por meio da ressignificação de peças garimpadas em brechós da cidade. Tal qual, do reaproveitamento têxtil, pela confecção de fuxicos, pinturas e bordados, elementos recorrentes na obra da artista. O desfile será acompanhado pelo Canto Coral, trabalho do SESC +60.
Após o desfile, os participantes também serão convidados a participar de uma visita mediada à exposição “Trama: Processos educativos na Pampulha”. Inscrições para acompanhar a atividade podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
LabBioArte
Também no dia 19, às 10h, nos Jardins do Museu de Arte da Pampulha, acontece o “LabBioArte – Jardim com saúde e bem-estar nas cidades”. Trata-se de um laboratório experimental de vivência artística. Nele, os visitantes vão conhecer a importância das plantas medicinais que fazem parte do projeto de Burle Marx. E, assim, serão abordadas temáticas relacionadas à Biologia e Botânica. Ao final da vivência, haverá uma oficina de ilustração botânica, utilizando a técnica da aquarela. Para participar, é necessário inscrever-se pelo e-mail [email protected].
O público terá contato com uma técnica anterior à fotografia como conhecemos hoje em dia na atividade “Ateliê Aberto”. Com o subtítuto “Vivências de Artista: fotos artesanais no Jardim de Burle Marx”, ela acontece no dia 26, às 10h, no MAP. A partir da antotipia, técnica que valoriza os elementos naturais e a luz do sol, os visitantes irão explorar os Jardins do MAP. A experiência visa despertar um olhar mais sensível para o entorno e para a relação entre a natureza, a arte e a fotografia. Inscrições pelo e-mail [email protected].
Documentário
A programação tem sequência no dia 26, às 16h. Assim, na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, haverá exibição do documentário “Filme Paisagem – Um Olhar sobre Roberto Burle Marx”. A seguir, bate- papo com o diretor João Vargas Penna.
“Filme Paisagem – Um Olhar sobre Roberto Burle Marx” passeia pela arte e personalidade do paisagista. Logo, apresenta suas ideias em forma de homenagem, com uma sucessão de paisagens sensoriais. A exibição do documentário é aberta ao público, sujeito a lotação do espaço. A classificação é livre.
Casa Adentro
No dia 27 de agosto acontecem duas edições especiais do projeto “Casa Adentro”. Na primeira delas, “O Jardim de Roberto”, às 10h, haverá visita mediada, mostrando aspectos da arquitetura, história e paisagismo da Casa do Baile. Em especial, os jardins da Casa, projetados por Roberto Burle Marx.
A visita contará com a presença da paisagista Laura Mourão. Ela é bióloga, arquiteta e paisagista, responsável pela restauração das obras de Burle Marx do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha. Na ação, Laura vai explicaro os princípios presentes nos jardins de Burle Marx. Tal qual, Seu Nélio, jardineiro do local, vai falar da manutenção dos jardins. Haverá distribuição de mudas. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail [email protected].
Brincadeiras de Jardim
O público infantil também está contemplado na programação temática Burle Marx com a edição especial do projeto “Casa Adentro – Brincadeiras de Jardim”. A ação, que será realizada no dia 27, às 16h, propõe atividades lúdicas nos jardins da Casa do Baile. Assim, haverá identificação das espécies, bem como origem, nomes populares, formatos… Do mesmo modo, cores e texturas, em uma abordagem da educação ambiental e da educação patrimonial por meio do cuidado e preservação. É necessário fazer a inscrição para participar: [email protected].
Visitas Verticais
Encerrando agosto, o educativo da Casa do Baile realiza “Visitas Verticais”, que oferece visitas mediadas a edificações icônicas de BH. Assim, reforçando a vocação do espaço como um Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, extrapolando a atuação na Pampulha.
A proposta é promover a difusão sobre a produção arquitetônica da cidade. Assim, oferecer ao visitante experiências imersivas e sensoriais em lugares emblemáticos na história e paisagem cultural de BH. A primeira edição de 2023 será na Escola de Design da UEMG. Vagas limitadas. Inscrições pelo e-mail [email protected].
____________________________________________________________________________
Mais informações:
Museu Casa Kubitschek – [email protected]
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design – [email protected]
Museu de Arte da Pampulha – [email protected]