Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Brasilis: circo da Turma da Mônica chega a BH com sessão extra

Espetáculo fará quatro sessões no Sesc Palladium nos dias 28 e 29 de setembro. O tema é diversidade cultural brasileira.

Gostou? Compartilhe!

Poder falar sobre diversidade cultural para as crianças com a Turma da Mônica. E mais: de maneira grandiosa, com 54 artistas no palco, Fafy Siqueira como protagonista, trilha sonora original criada por Olodum e interpretada ao vivo por Paula Lima. Ou seja, motivos não faltam para Maurício de Sousa celebrar o espetáculo que chega a Belo Horizonte no próximo dia 28 de setembro. 

Brasilis é um musical circense da Turma da Mônica que comemora os 60 anos da Maurício de Souza Produções. A direção é de Mauro Sousa, o responsável pelas montagens teatrais do grupo. Mas, como conta, é sempre supervisionado de perto pelo pai, dele e da turma inteira. 

“O circo da Turma da Mônica é o maior da nossa história e não tinha como ser diferente”, diz Mauro que é o diretor de Brasilis. A escolha do nome do espetáculo tem a ver com o desejo “conversar” com as crianças sobre diversidade cultural. “Queríamos fazer um espetáculo que trouxesse esse patriotismo. Fazer com que o público não se esqueça das nossas riquezas”, completa. 

Fafy Siqueira no espetáculo Brasilis da Turma da Mônica. Foto: Rodolfo Magalhães/Divulgação

A história

Sendo assim, a dramaturgia de Brasilis contou com consultores artísticos ligados às causas da negritude e dos indígenas, por exemplo. “Obviamente nos ajudaram a falar sobre a cultura africana e indígena de maneira mais moderna, respeitosa e correta possível”, diz Mauro. A consultoria sobre cultura africana foi feita por Rafael Calça e sobre cultura indígena, por Katu Mirim e Danilo Baniwa.

A atriz Fafy Siqueira foi especialmente convidada para protagonizar a montagem. Ela interpreta Vó Dita, quem conta a história para as crianças da Turma da Mônica. “Sou fã dela. É uma atriz que tem um tempo de comédia e a gente precisava disso, além de trazer uma carga dramática”, comenta o diretor. Segundo ele, Seu Maurício também aprovou a escolha. “Meu pai ficou bastante emocionado. A personagem foi inspirada na avó dele, né. E ele disse que conseguiu enxergá-la ali. Foi o maior presente que poderíamos receber”. 

O espetáculo começa na casa de Chico Bento quando, no meio de uma brincadeira, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão se deparam com a pergunta: o que é diversidade cultural? Sendo assim, Vó Dita começa a contar histórias sobre nossas principais origens. 

 

Paula Lima canta ao vivo durante Brasilis, o circo da Turma da Mônica. Foto: Rodolfo Magalhães / Divulgação

 

Trilha sonora

A música foi especialmente composta para o espetáculo pelo Olodum. Ou seja, tudo a ver com o tema, né. Dessa maneira, a cantora Paula Lima interpreta as faixas ao vivo. No EP disponível no Spotify, por exemplo, é possível perceber como também na sonoridade há o desejo de contemplar a diversidade brasileira. 

A trupe circense foi montada especialmente para o espetáculo. O cenário é assinado por J.C Serroni, um dos grandes nomes dessa área no Brasil. Ele se encantou com as condições que teve para criar e, inclusive, afirma no material de divulgação se sentir em uma produção do Cirque du Soleil. Dessa maneira, segundo Serroni, o Brasil que será mostrado visualmente pela cenografia é alegre, diverso e folclórico. 

Ao todo, 54 artistas estão viajando o Brasil com a montagem. “Temos muitos efeitos especiais. É um espetáculo com muitas cores”, detalha o diretor. De acordo com Mauro, o elenco também foi pensado considerando também o aspecto da diversidade étnica. “Informação e educação são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Se as crianças saírem do espetáculo aprendendo um pouco mais, respeitando um pouco mais as diferenças étnicas, isso não tem preço”.

Os 60 anos da Maurício de Sousa Produções

Assim como o filme, Turma da Mônica Laços, Brasilis também comemora os 60 anos da Mauricio de Sousa Produções. É considerada hoje uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil. Por exemplo, somente no licenciamento de produtos trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. O canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 9,2 bilhões de visualizações. Na área editorial, tem mais de 300 títulos lançados no mundo todo.

[O QUE] Brasilis – um espetáculo do Circo Turma da Mônica [QUANDO] 28 e 29/09, sábado, às 16h e às 19h (sessão extra), domingo, às 11h e 16h [ONDE] Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro,1046 – BH [QUANTO] De R$37,50 a R$140

[COMPRE AQUI]

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]