Grupo Pigmalião Escultura Que Mexe apresenta, em Nova Lima, no “Bora?!”, a intervenção Bira e Bedé e show do cativante boneco Seu Geraldo
O projeto “Bora?! – Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” promove, de 8 a 13 de dezembro, atividades gratuitas apresentadas pelo grupo Pigmalião Escultura Que Mexe, de Belo Horizonte. O coletivo de artistas encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as artes cênicas e as artes plásticas. Sendo assim, nas apresentações, trazem personagens da terceira idade, representadas pelas marionetes de fios esculpidos em madeira. Desse modo, discutem temas filosóficos.
Nas ruas e praças públicas do centro de Nova Lima, o projeto Bora?! traz as grandes estruturas da intervenção Bira e Bedé, que se integram à cidade. As personagens são irmãs gêmeas idênticas no semblante e opostas em personalidade. Desse modo, aparentam estar sempre à espera de algo ou alguém que nunca chega. Já em idade avançada, flanam pela cidade procurando e inventando atividades para preencher o tempo. Assim, interação com quem elas encontram surge ora como um alívio, ora como reflexo da incapacidade de elas se separarem.
Seu Geraldo
O “Bora?! – Rota de Arte e Cultura em Nova Lima” visa democratizar o acesso à cultura ocupando também espaços como o Centro de Convivência da Pessoa Idosa. No local, o projeto apresenta o espetáculo “Seu Geraldo Voz e Violão”. O personagem principal, violeiro e cantor de 73 anos, é uma figura singular que gosta de falar com a plateia sobre o assunto que a ocasião mandar. A apresentação bastante musical surpreende na escolha do repertório. Junto à namorada Dona Catarina, de 81 anos, os dois relembram músicas antigas e sempre surpreendem pelo teor inesperado até de suas conversas mais triviais.
Sobre o Bora?!
Iniciado em outubro, o projeto “Bora?! – Rota de arte e cultura em Nova Lima” abarca atividades que giram em torno de dois eixos principais. Desse modo, formação e fruição. Em particular, nas áreas de dança, música, teatro e economia criativa. Isso, por meio de oficinas, rodas de conversa, contação de histórias e apresentações artísticas. Elas acontecem em escolas públicas da rede municipal e estadual. Tal qual, em centros de atividades culturais, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, no Teatro Municipal e, do mesmo modo, em praças e ruas da cidade. O projeto encerra agora a agenda 2023 e retoma as atividade em janeiro de 2024.
Serviço
Intervenção Bira e Bedé
8, 9 e 10 de dezembro, a partir das 16h.
Ruas e praças da região central de Nova Lima
Espetáculo Seu Geraldo Voz e Violão
13 de dezembro, às 14h
Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Rua Marechal Deodoro, 28, Centro, Nova Lima)
Eventos gratuitos
Mais informações: instagram.com/afinalcultura/