Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Boi Luzeiro comemora 5 anos saudando a cultura popular

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Inspirado na Folia de Reis, Boi Luzeiro mistura ritmos de manifestações populares como o Congado, Maracatu, Carimbó, Ciranda e Coco

Por Carlo Eduardo Rodrigues | Culturador

Influenciado pelo grupo Cordel do Fogo Encantado, o grupo mineiro Boi Luzeiro e a Marungada completou cinco anos de existência em janeiro de 2022. Com uma miscelânea de ritmos e estilos musicais, o grupo baseia a criação em manifestações típicas dos rincões brasileiros. Além disso, a banda é constituída por um mix de instrumentos, que vai desde a viola caipira até o violino.

ORIGEM

Vocalista da banda Boi Luzeiro e a Marungada, Militani de Souza, nasceu em Nepomuceno, Minas Gerais. O avô tocava na Folia de Reis da cidade e também fazia versos para a manifestação popular. Quando criança, Militani vestia-se de Marungo, na Folia de Reis, espécie de palhaço. Ele distribuía prendas e brincadeiras pelas ruas de Nepomuceno. Tal fato, foi uma das inspirações para Militani criar a banda Boi Luzeiro e a Marungada. 

Quando chegou em Belo Horizonte, há doze anos, em 2009, Militani teve contato com o Maracatu. Após uma viagem para Recife, em 2013, o vocalista conheceu de perto, outras manifestações como: o Coco e outras vertentes do Maracatu.

ESTILO

Boi Luzeiro e a Marungada apoia-se em uma pegada popular, tendo como base o violão, o tambor e as vozes. Além disso, com seis componentes, a formação instrumental da banda ainda conta com percussão, baixo elétrico, violino e viola caipira. Como destaca o grupo, a rabeca é um instrumento muito característico da cultura popular. Para misturar a linguagem clássica com o popular, o grupo optou pelo violino, conduzido por João Vítor Romano.

INFLUÊNCIAS

Como dito acima, uma das grandes influências do Boi Luzeiro é o grupo Cordel do Fogo Encantado. Além disso, o contato com os Mestres da cultura popular e o estudo dessas manifestações são imprescindíveis na criação do grupo. Para complementar, referências musicais dos componentes também fazem parte do estilo do Boi Luzeiro. Em uma mesma canção do grupo, é possível encontrar influências de vários ritmos como: rock, jazz, blues, samba, eletrônico e até música clássica.

SÍMBOLO BOI

Para o grupo, a figura do boi é uma entidade. É um personagem inspirado na cultura sertaneja da literatura brasileira. Tanto que o nome da banda é baseado em um canção do Cordel do Fogo Encantado de mesmo nome. O motivo da escolha é a relação do homem com a luz, com o aquilo que o guia. Para o grupo, isso pode ser Deus, a natureza ou algo cósmico.

VIDA NO CAMPO

Elementos da natureza estão muito presentes nas canções do Boi Luzeiro e a Marungada. Em algumas, há até evocações em forma de orações, com pedido de chuvas. O respeito ao meio em que vivemos é cantado. Valorizar o sertanejo, a simplicidade do povo e a relação com a natureza também fazem parte das composições do grupo.

PRESERVAÇÃO CULTURAL

A transmissão oral é importante para a preservação da cultura popular. Através da fala, vivenciando a experiência, o Boi Luzeiro aprende com os Mestres das manifestações, transformando isso em música. Neste processo, a comunicação é fundamental.

REPRODUÇÃO X INSPIRAÇÃO

Como já dito, o Boi Luzeiro é um grupo que se inspira na cultura popular. Ao contrário de grupos folclóricos, que reproduzem essa cultura sem mudar nada. Para criar suas músicas, o Boi Luzeiro utiliza elementos da cultura popular para transformá-los em seu repertório. 

Boi Luzeiro. Foto: Aliny Mirely
Boi Luzeiro. Foto: Aliny Mirely

ONDE OUVIR

Ficou curioso para ouvir as canções do Boi Luzeiro e a Marungada?

Nos links a seguir, você acessa as redes da banda no Youtube, além de playlists no Spotify e Soundclound.

Canal no YouTube – https://youtube.com/c/BoiLuzeiro

Spotify – https://open.spotify.com/playlist/52P7fak6JLWHg0PZ8tlrMh?si=jwxVVtAqTwOys7t4SZxdsQ&utm_source=copy-link

Sound Clound – https://m.soundcloud.com/boiluzeiro

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!