fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Biografias de mulheres inspiradoras para ler na quarentena

Para você ler e se sentir motivado separamos histórias com exemplos de resiliência e jornadas vitoriosas

Por Fernanda Peixoto *

13/05/2020 às 17:31 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Crédito: Shonda Rhimes por Matt Baron/Rex/Shutterstock

Se você busca por inspiração, temos a resposta e dica para você. Além de conhecer a trajetória da pessoa, as biografias dão um tom a mais para aquelas personalidades que amamos. Saber os momentos ruins, desafios e as pequenas vitórias de quem admiramos nos aproxima e gera aquele sentimento de empatia. Pensando nisso, separamos aqui algumas biografias para você ler e se encantar. Mesmo que não tenhamos planejado, nossa lista acabou sendo com livros que retratam a história de grandes mulheres. 

O ano em que disse sim, de Shonda Rhimes

Crédito: Best Seller Editora

Se você ainda não ouviu falar de Shonda Rhimes, é provável que esteja fora do mundo das séries de TV. A fundadora de Grey’s Anatomy e How To Get Away With Murder conta neste livro a jornada do ano que mais transformou sua vida. Mas mesmo com as suas séries bombando e com o emprego dos sonhos, ela continuava se escondendo e fugindo de entrevistas, por exemplo. Pois em O ano que eu disse sim Shonda compartilha uma grande virada de chave em sua vida. Um livro cheio de inspiração e com motivação para você aprender a dizer mais sim para você mesmo. Por isso, o selecionamos para esta lista de biografias.

Aprendizados: minha caminhada para uma vida com mais significado, de Gisele Bündchen

Crédito: Best Seller Editora

Se engana quem acha que a Gisele é só mais um rostinho bonito que dominou as passarelas mundo afora. Pelo contrário, nesta biografia, veja mais do lado B da modelo brasileira: seu propósito de vida, sustentabilidade e a forma leve que encara sua jornada. Além disso, Gisele conta também alguns detalhes da carreira e como, muitas vezes, ouviu que o sonho em ser modelo deveria ser deixado de lado. Assim, o interessante deste livro é ver como as pessoas tem várias facetas que vão muito além do óbvio porte físico. 

Minha história, de Michelle Obama

Crédito: Editora Objetiva

É fato que Michelle Obama foi uma primeira dama marcante. Na verdade, o casal Obama deixou seu legado no mundo inteiro. Pois neste livro, você acompanha a trajetória da Michelle e, principalmente, os oito anos em que esteve na casa mais famosa dos Estados Unidos: A Casa Branca. Aliás são vários os temas que Michelle aborda como maternidade e empoderamento. Ela mostra também a importância da disciplina e do senso de responsabilidade que trouxeram a sua jornada inúmeras vitórias. Uma das biografias imperdíveis!

 

Prólogo, ato, epílogo: memórias, de Fernanda Montenegro com colaboração de Marta Góes

Crédito: Companhia das Letras

Uma das atrizes mais renomadas do Brasil agora com a trajetória impressa em livro. Inclusive, para ler este título eu nem preciso te convencer, certo? Afinal, Fernanda Montenegro aparece aqui completa: a família, os altos e baixos da carreira e muito da história do teatro no Brasil. No livro, você encontra muito sobre a arte de atuar e vê a evolução dela nas produções que participou. Além de conhecer mais sobre a Fernanda Montenegro, você, de quebra, aprende e muito sobre o teatro no Brasil.

Carmen: uma biografia, de Ruy Castro

Crédito: Companhia das Letras

Quem nunca ouviu falar da eterna Carmen Miranda? Sabe, aquela moça de batom vermelho e com um arranjo de frutas na cabeça. Sem dúvida, Carmen foi uma das artistas brasileiras que mais teve fama internacional e que marcou a cultura do país. Nesta biografia, Ruy Castro escreve sobre a jornada da artista: com a passagem pelo rádio, as marchinhas de carnaval até a chegada nos Estados Unidos e o triste falecimento. Uma personagem com características únicas e um borogodó que só poderia, realmente, ser brasileiro. Vale à pena conferir!

Faixa bônus: Girlboss, de Sophia Amoruso

Crédito: Editora Soesman

Entre as empreendedoras, este título é um sucesso. Sophia Amoruso escreve sobre a própria história em Girlboss e conta como foi de uma adolescente rebelde a empresária. Pois o título girlboss virou sua marca registrada e acabou virando, além de um movimento, uma empresa para motivar mulheres empreendedoras ao redor do mundo. 

photo

Cinco livros para ler mais autoras e autores negros 

Como em diversas outras artes, a produção literária feita por autores negros foi e ainda continua sendo invisibilizada. Entretanto, as narrativas são diversas, passando por todos os gêneros, como poesia, biografia, poesia e romance, por exemplo. Por isso, selecionamos algumas obras para que você leia e embarque nesse universo riquíssimo da produção literária feita por […]

LEIA MAIS
photo

Livros de romance: apaixone-se nesta quarentena

Já parou para pensar o que a leitura significa para você? Uma viagem para um lugar distante, viver novos mundos e conhecer novas perspectivas. Agora imagine experimentar tudo isso embarcando numa história de amor num livro de romance? Realmente, não tem coisa melhor! Aliás, essa dica aqui vai para todos os românticos incuráveis que suspiram […]

LEIA MAIS
photo

Crepúsculo, o retorno: entenda por que a saga fez tanto sucesso

Os fãs mais assíduos da Saga Crepúsculo estavam encucados com uma contagem regressiva no site oficial da escritora Stephenie Meyer. Entretanto, o mistério acabou e ela anunciou que um novo livro vai ser lançado em agosto deste ano. O novo volume vai ganhar o nome Midnight sun, que quer dizer Sol da meia-noite em português, […]

LEIA MAIS