Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Bailarina Ana Paula Oliveira lança performance Vôo Livre no projeto Pé no Chão

A videoinstalação tem direção audiovisual de Eder Santos, trilha sonora original composta por Marcos Frederico e participação especial do percussionista Paulo Santos, do Uakti
Ana Paula Oliveira
Ana Paula Oliveira e a pardoquinha Lis. Foto: Barão Fonseca / Divulgação

Durante uma das imersões no processo criativo no campo, a bailarina Ana Paula Oliveira resgatou a pardoquinha Lis, um pássaro recém nascido que se perdeu depois de uma noite de vendaval. Como não encontrou o ninho e os pais do pássaro, Lis passou a fazer parte da vida da bailarina. Dessa forma, a dança foi resinificada de modo que a pardoquinha fizesse parte da coreografia.

A partir dessa história inusitada, a artista desenvolveu a obra Vôo livre, que será lançada em 20 de junho, às 15h, no canal do YouTube da Apu Produções. A performance faz parte do projeto Pé no Chão, que fez a direção artística e coreográfica e a parceria de Eder Santos. Ele é um dos maiores nomes da multimídia no Brasil e no exterior e assina a direção audiovisual e videoinstalação. Dessa forma, no domingo, além da apresentação da performance e videoinstalação, o público assiste a um bate-papo com os artistas envolvidos. 

Concepção da performance

Diante do cenário de pandemia, Vôo Livre foi criada moldada para o formato online. Então, Eder Santos, que tem obras em acervos permanentes como os do MoMA (NY) e Centre George Pompidou (Paris) exprimiu sua experiência na percepção de novos olhares.

Também fazem parte da equipe Barão Fonseca, fotógrafo da obra, e Leandro Aragão, criador do objeto da videoinstalação. A música é um destaque à parte, já que inclui elementos sonoros inclusive da pardoquinha Lis. A trilha sonora original foi composta pelo músico, compositor e bandolinista Marcos Frederico e contou com a participação de Paulo Santos. Ele é percussionista, Multi-instrumentista, compositor e co-fundador do Grupo Uakti. 

Ana Paula Oliveira

Com 20 anos de trajetória profissional, Ana Paula integrou o Grupo Corpo, Cia de Dança do Palácio das Artes, Grupo  1º Ato, Grupo Meia Ponta e Grupo Camaleão. Entretanto, teve a profissão interrompida por causa de um acidente em palco em 2009, na estreia de Ímã, do Grupo Corpo. Atualmente ela é portadora bilateral de prótese de quadril e foi se reinventando ao longo da vida profissional e pessoal. Além disso, realiza performances e atual artisticamente pela Apu Produções, é estudante de psicanálise e integrante do grupo Tru-no-Ar.

O lançamento do projeto Pé no Chão com a videoperformance de Ana Paula Oliveira e Liz é neste domingo, dia 20 de junho, às 15h, no YouTube.

ana paula oliveira
Foto: Canva

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]