fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Lições de redes sociais com o ator Ary Fontoura

Ator mantém atividade intensa no Instagram e TikTok durante a quarentena e conquista milhares de novos seguidores

Por Carol Braga

04/08/2020 às 10:38

Publicidade - Portal UAI
Post de Ary Fontoura no Instagram. Crédito: Reprodução do Instagram com finalidade de ilustração de conteúdo jornalístico.

O ator Ary Fontoura tem mais de 50 novelas no currículo. Muitos papéis marcantes, claro, como o prefeito Seu Flô, de Roque Santeiro, o coronel Artur da Tapitanga de Tieta ou Silverinha de A Favorita. Nenhum deles, no entanto, o fizeram tão protagonista quanto os bastidores da própria vida revelados pelo Instagram. Eis mais uma rotina da quarentena que viralizou e está divertindo muita gente.

Foi um crescimento absurdo. Entre os meses de junho e julho passou de cerca de 750mil seguidores para 1,4 milhão. Aí, com esses números dos sonhos de qualquer social media, surge a pergunta: o que ele tem feito para conquistar tanta gente? Nada demais. Ary Fontoura está apenas sendo Ary Fontoura. 

Originalidade

“Gente, resolvi tomar um sol na janela aqui. Foi tanto assobio e eu nem sei porque”, diverte-se na legenda da foto em que aparece sem camisa na janela. Resultado? 190 mil curtidas. Com um esfregão na mão, aproveita para brincar com o fato de estar preso em casa. “Juro, nunca mais reclamo da minha secretária. Gente, como não posso sair e ninguém pode entrar, me ferrei”. 

E assim, sempre com muito bom humor, Ary Fontoura se mostra na faxina, no jardim, na cozinha, com os irmãos, fazendo bolo, ginástica, pudim, e muito mais. “Hoje o vovô ta ousado, fiz minha primeira pizza em casa! Vamos engordar?”, convida antes de passar a receita da redonda com recheio meio calabresa e meio palmito. 

Resultado? Quase vinte mil comentários. Detalhe: ele responde alguns. Ou seja, existe de fato um interesse em relacionamento com a comunidade que cativa. Ele usa emojis, claro, mas dependendo do conteúdo da interação ele prolonga o papo. E não pense que a presença digital de Ary no Instagram é exclusiva do feed. Além de alternar entre fotos e vídeos, ele também compartilha as interações nos stories, faz lives e depois compartilha no IGTV. 

 

 

Post de Ary Fontoura no Instagram. Crédito: Reprodução do Instagram com finalidade de ilustração de conteúdo jornalístico.

Post de Ary Fontoura no Instagram. Crédito: Reprodução do Instagram com finalidade de ilustração de conteúdo jornalístico.

 

“Nunca pensei que vocês gostassem tanto de mim”

As transmissões ao vivo começaram no dia 20 de julho. É visível o encantamento dele com a ferramenta. Ao lado, o assessor Rodrigo Adriano passa as primeiras orientações e logo Ary começa a falar, como um monólogo. “Minha carreira sempre foi uma troca com o público, sempre achei que sem o público eu não seria ninguém. Se vocês desligam a TV eu desapareço, se o pano do teatro não abre, ninguém me vê. O artista sempre foi instrumento do público”, comenta. 

Ary Fontoura conta que começou a movimentar a conta no Instagram para transferir alegria para o público. Diz que é Rodrigo quem o estimula e ajuda com a parte tecnológica. Quando surgiu a proposta, teve uma grande preocupação: a proximidade com o público. “Essa é uma página só vale a pena manter se pudermos ter uma relação com as pessoas”, ressalta.

Dessa maneira, é exatamente o que ele tem feito. Embora as publicações no feed não sejam diárias, é quase isso. Outro detalhe interessante, os temas são variados. Antes da pizza, por exemplo, teve uma foto bem caseira no meio do jardim, uma cercado dos santos, uma dublagem do TikTok, foto com os irmãos e uma brincadeira com o Super-Homem. Ou seja, diversificação de conteúdo. Detalhe: nem tem #tbt dos personagens da TV. 

Em resumo: talvez sem planejar, Ary Fontoura faz o que o Instagram – e todas as outras redes sociais – mais querem de seus usuários. Que sejam eles mesmos. E, como está na cara que gostou da brincadeira, já embarcou no TikTok. Com apenas três vídeos publicados, já tem mais de 83 mil seguidores. É isso mesmo, seu Ary, ahasa!!! 

As lições de redes sociais com Ary Fontoura em três pontos:

>> Seja você, autenticidade é tudo;

>> Diversifique o conteúdo. Evite postar sempre mais do mesmo. 

>> Humor e leveza podem ajudar. Afinal, rede social também é entretenimento;

>> Instagram é também um espaço de relacionamento. Então, faça isso.

Boa sorte!

photo

Reels: entenda a ferramenta do Instagram e de que forma pode ajudar você

Você já deve ter ouvido falar de um aplicativo que virou febre entre a geração Z: o TikTok. Pois é, o app chinês veio com tudo para o Brasil e ganhou muitos adeptos, principalmente, durante a quarentena. Eis que o esperto Mark Zuckerberg lançou o Reels, ferramenta dentro do Instagram e que nada mais é […]

LEIA MAIS
photo

Empreender é um dom?

Desde que comecei a criar meu negócio ouvi muito: “não tenho perfil de empreendedora” ou “mas você sempre levou jeito”. E isso me levou a uma reflexão: será que mesmo que empreender é um dom? Nunca, por sinal, gostei dessa palavra. Afinal, sempre acreditei em desenvolvimento e amadurecimento de habilidades. Parabéns para você se é […]

LEIA MAIS
photo

Por que as lives da Teresa Cristina viraram sensação no Instagram?

Tem todo dia. Na badalada das 22h. Teresa Cristina começa seu encontro diário com o público no Instagram com um sorrisão no rosto. Um batom vermelho que salta. Espreme o olho para enxergar melhor quem vai chegando. Apresenta o tema, chama o pianista Jonathan Ferr para o tradicional solo e está dada a largada para […]

LEIA MAIS