Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

“Arte em Rede” abre inscrições para oficinas gratuitas no Morro das Pedras

Gostou? Compartilhe!

Serão oferecidas quatro oficinas gratuitas no Arte em Rede, como as de Escrita Criativa e Elaboração de Projetos Culturais

No mês de junho, o projeto Arte em Rede vai realizar quatro oficinas no Morro das Pedras, cujas inscrições já estão abertas. A iniciativa é um percurso de formação em Gestão da Cultura composto por uma série de oficinas voltadas para artistas, produtores e agentes culturais. Do mesmo modo, para pessoas que desejam trabalhar na área. Assim, a ideia é proporcionar qualificação e fortalecimento coletivo, atuando em diferentes territórios da região metropolitana de Belo Horizonte.

Desse modo, os interessados podem se inscrever até às 18 horas do dia 26 de maio. Ao fim, o Ciclo Formativo em Gestão da Cultura do Arte em Rede visa habilitar pessoas a trabalharem no setor cultural. Tal qual, para desenvolverem ações mais qualificadas em suas comunidades, por meio de práticas que se sustentam pelas estratégias da Economia Criativa e da organização em Gestão Cultural.

Arte em Rede: ideia é habilitar pessoas para trabalharem no setor cultural e para desenvolverem ações mais qualificadas em suas comunidades (Pablo Bernardo/Divulgação)
Arte em Rede: ideia é habilitar pessoas para trabalharem no setor cultural e para desenvolverem ações mais qualificadas em suas comunidades (Pablo Bernardo/Divulgação)

Ciclo formativo

A coordenadora pedagógica do Arte em Rede, Lena Cunha, destaca como o ciclo formativo se estrutura. Primeiramente, aponta, são oficinas que se complementam, pois desenvolvem as várias etapas necessárias do processo de atuação no setor da cultura. E, neste compasso, contribuem para qualificar as pessoas que atuam diretamente nesse território. “As oficinas têm em comum o fato de fazerem uma abordagem teórica sobre os seus temas específicos, mas, prioritariamente, trabalham uma parte prática em sala de aula”.

Ciclo

No Morro das Pedras, o ciclo será formado por quatro oficinas, com 20 vagas cada. Ou seja, 80, no total. As aulas acontecerão ao longo do mês de junho, entre os dias 3 e 28, no CRAS Vila Antena – Centro de Referência de Assistência Social (Rua Central, 78, Vila Antena). As pessoas interessadas podem se inscrever nas quatro oficinas e, assim, realizar todo o ciclo formativo. Da mesma forma, podem escolher quantas e quais oficinas desejam realizar. Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, atuar ou ter interesse na área cultural e, preferencialmente, ser residente do Morro das Pedras.

Oficinas

Cada oficina tem 16 horas-aula e aborda um tema específico da área de Gestão Cultural. Uma delas é  Território e Cultura: reconhecendo o nosso espaço, ministrada por Francisca Prates (cientista social, mestre em Ciências da Educação), de 3 a 7 de junho. Outra é a de Elaboração de Projetos Culturais, ministrada por Gustavo Zubreu (jornalista, DJ e produtor executivo), de 10 a 14 de junho.

Tal qual, tem a oficina Como Tirar Sua Ideia do Papel e Desenvolver um Projeto Cultural, ministrada por Priscila Lobo (bacharel e mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade), de 17 a 21 de junho. E, ainda, Escrita Criativa: conteúdo essencial, ministrada por Ana Paula Carvalhais (jornalista, graduada e mestra em Comunicação Social), de 24 a 28 de junho. Todas as oficinas serão realizadas no período noturno, das 18h15 às 21h30.

Sobre o Arte em Rede

O Arte em Rede é um ciclo formativo viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Unimed-BH. Realização do Instituto Vivas e Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução. O projeto realiza um conjunto de oficinas em Gestão da Cultura e já passou pelo Aglomerado Santa Lúcia, em BH, e por Betim, no segundo semestre de 2023. Neste ano de 2024, chega ao Morro das Pedras, em BH, e a Contagem.

Serviço

Arte em Rede – Ciclo Formativo em Gestão da Cultura no Morro das Pedras

Inscrições até 26 de maio de 2024, via formulário no link linktr.ee/arteemrede_ 

Datas e horários: junho de 2024, das 18h15 às 21h30

Onde. CRAS Vila Antena – Centro de Referência de Assistência Social (Rua Central, 78, Vila Antena)

Mais informações pelo WhatsApp (31) 99812-4005

Acompanhe o Instagram do projeto: @arteemrede_ (instagram.com/arteemrede_)

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]