Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Festas juninas: confira o roteiro do Culturadoria

Gostou? Compartilhe!

Fogueiras, quadrilhas, comidas e bebidas típicas de arraial pipocam neste que, para muitos, é o período mais aguardado do ano

É hora de preparar o chapéu de palha, a camisa xadrez de flanela e caprichar na caracterização. A agenda de festas juninas da capital mineira está on. E, o que é melhor, com eventos de perfis diferentes que vão atender a todos. Assim, tem programação para a garotada, tem arraial (ou arraiá) com rock, tem festa com entrada gratuita… Longe de esgotar todas as possibilidades, o Culturadoria lista, aqui, algumas das opções – lembrando que tem festa prevista até para julho (e quem vai reclamar?). Com o friozinho que deu as caras nos últimos dias, está valendo abusar dos caldos, do quentão, da canjica e do pé-de-moleque, entre outras iguarias irresistíveis.

Cidade Junina/ Mirante Beagá

O evento teve início no último dia 8, no Mirante Beagá (Olhos D’Água), e segue até 13 de julho, com início, a cada dia, às 18h. No sábado (22 de junho), tem Matheus Fernandes + Kevin O Chris. Já no dia 29, Cidade do Rock com Barão Vermelho + Bandas a confirmar. A iniciativa adentra o mês de julho trazendo, no dia 6, Zé Ramalho + João Gomes, bem como, no dia 7, Falamansa e convidados. No encerramento, dia 13 de julho, Leonardo (outras atrações serão confirmadas). As vendas para o Cidade Junina se dão exclusivamente via Sympla

A Quadrilha Feijão Queimado, fundada em 1980, e uma das mais premiadas de Minas, marca presença em eventos como o Arraiá do CCBB BH (Ciranda/@seuzedasfotos/Divulgação)
A Quadrilha Feijão Queimado, fundada em 1980, e uma das mais premiadas de Minas, marca presença em eventos como o Arraiá do CCBB BH (Ciranda/@seuzedasfotos/Divulgação)

“Quinta no Raul”

No dia 13 de junho, às 20h, o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado ((Rua Jauá, 80, Alípio de Melo) recebe, dentro do projeto Quinta no Raul, a apresentação da Quadrilha Junina Bela Flor. Fundada em 2020, pelo bailarino Washington Júnior, no bairro Minas Caixa, o grupo é especialista em transformar arraiás em histórias com enredos cinematográficos. Entrada gratuita.

Arraial do CCBB BH

O CCBB Belo Horizonte realiza, entre os dias 13 e 16 de junho, a 3ª edição do seu Arraial, com entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site do equipamento ou na bilheteria. Entre as atrações, o público poderá assistir às apresentações das quadrilhas Fogo de Palha, Feijão Queimado e Casa do Chapéu. Tal qual, curtir os shows das bandas Suvaco Xerôso, Pisa na Fulô e Trio Gandaiêra. Tal qual, dançar ao som do set da DJ Aída e participar de uma aula de forró com o professor Vito do Forró.

O Feijão Queimado, uma das mais tradicionais quadrilhas da capital mineira (Ciranda/@seuzedasfotos/Divulgação)
O Feijão Queimado, uma das mais tradicionais quadrilhas da capital mineira, se apresenta no Arraial do CCBB BH (Ciranda/@seuzedasfotos/Divulgação)

A programação do Arraial também oferece atividades voltadas a crianças, como o espetáculo musical “A Incrível Quadrilha de um Homem Só”, teatro de bonecos, o “Forró do Zé Pequeno para Baixinhos” e o show da banda “Arrasta Pezinho”. ?O evento ainda conta com barracas de comidas, bebidas e brincadeiras típicas. Elas ficam abertas nos dias 13 e 14/06 (quinta e sexta), das 16h às 20h, e nos dias 15 e 16/06 (sábado e domingo), das 11h às 20h. Todas as atividades ocupam a Área Externa do CCBB BH, com exceção das quadrilhas, que ocorrem no Pátio. O acesso ao evento é sujeito à lotação do espaço.

Centro Cultural Venda Nova

Em Venda Nova, quem comanda a festa é a Quadrilha Junina Estrela Matutina, no dia 15 de junho, a partir das 14h, no Centro Cultural Venda Nova. O Arraial da Estrela Matutina apresenta o enredo “O Casamento de Jeca Violeiro e Rosinha na noite de São João”.

À noite, a partir das 19h30, é a vez do grupo Furo de Taboca. A banda se dedica a interpretar clássicos da música nordestina, especialmente o repertório de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. No Centro Cultural Venda Nova, o show será em tributo a Edmilson do Pífano, um dos principais artistas e mestres da cultura popular de Caruaru (PE), falecido em 2020. O Centro Cultural Venda Nova fica na Rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários. A entrada da festa é franca.

Arraiá do Arnaldo

O arraial será no sábado, 15 de junho, das 9h às 17h. No Colégio Arnaldo, Unidade Funcionários (Rua Timbiras, 540). Música, comidas típicas, brincadeiras e danças de quadrilha. Ingressos no Sympla.

Arraiá do Mascate

No sábado, 15, das 18 às 2h, na Mascate Runeria (Av. do Contorno, 1.790), realiza-se o Arraial do Mascate. O Forró Red Light convida Illanes (Forróbodó System). Evento destinado a maiores de 18 anos. Proibida a entrada com bebidas e comidas. Condições de aniversário: os aniversariantes que celebrarem na semana que vai até 16/06 têm condições especiais. Assim, é gerado um link para enviar aos convidados. A cada cinco ingressos vendidos no link, ganha-se uma cortesia. A partir de 15 ingressos, um combo de latas de XM. O link deve ser solicitado no Whatsapp (31) 99527-2984

Arraiá do Granada 2024

O Arraiá do Granada 2024 será no sábado, 15 de junho, a partir das 19h, na sede do clube (Rua Istambul, 345, Braúnas). O evento, claro, vai contar, claro, com comidas e bebidas típicas da época. Haverá touro mecânico e barraquinhas variadas, além de um espaço kids. Entre as atrações do arraial, o grupo Baianeiros, a dupla sertaneja Victor & Fabiano, Cassinho e DJ Ávila. E, claro, quadrilha. Promoção: quem comprar três ingressos, ganha um quarto. Para aniversariantes, condições especiais, como a chance de ganhar até R$ 1.000 em consumo durante o evento. Informações: (31) 99333-7404 (WhatsApp). Ingressos no Sympla.

Love Wine Junino

A edição junina do Love Wine será realizada neste sábado, 15 de junho, a partir das 14h. Será na Av. Professor Cristóvam dos Santos, 444, no Belvedere. Entre as atrações deste arraial bem diferenciado, brincadeiras, comidas típicas e, claro, vinhos (mas também drinks especiais com Jameson e Beefeater, além de cervejas geladas). A música é por conta de Madu Campos, Off White, Pipa, Trio Classe A e DJ Vava. De acordo com o material de divulgação, aniversariantes terão condições especiais, enquanto o público infantil poderá usufruir de playground. Os ingressos já estão disponíveis pela Ingresse.

O Love Wine terá edição temática junina (BS Fotografias/Divulgação)
O Love Wine terá edição temática junina (BS Fotografias/Divulgação)

Mamute Bar

Será no sábado, 15 de junho, a partir do meio-dia, no Mamute (Rua Brás Cubas, 118, Anchieta). O arraial vai contar, claro, com comidas típicas (espetinhos, cachorro quente, caldo, canjica, milho cozido e muito mais). Haverá, ainda, correio elegante. Música com Marcelo Reis & Rafael. Ingressos antecipados pelo Sympla.

Centro Cultural São Bernardo

No dia 21 de junho, sexta, a partir das 14h30, haverá uma edição especial com ares de um arraial, no Centro Cultural São Bernardo (Rua Édna Quintel, 320 – São Bernardo). Trata-se do projeto Café com Lorota, realizado pelo grupo Rosas do São Bernardo, formado por moradoras do bairro.

Arraiá do Mira!

Primeiro arraial do espaço situado na Rua Rio de Janeiro, 600, 25º Andar, Centro. Será na sexta, dia 21 de junho, a partir das 22h. As atrações musicais serão divulgadas em breve. Comidinhas da Oop Café. Rodada dupla de Gin Tônica até as 23h. Aniversariantes do mês têm entrada off (basta apresentar o RG na portaria). Evento para maiores de 18 anos. Ingressos no Sympla.

Arraiá do Caipira Xique

A festa junina do Caipira Xique (Rua Francisco Bretas Bering, 324) será no sábado, dia 22 de junho, a partir das 19h. O arraiá será embalado por modão, sertanejo e arrasta pé ao vivo, comandados pelas duplas Falcão & Vardel e Gabriel & Arthur Pacini. O evento é open bar e open food. Terá bolinho de mandioca, pastel de feira, pão com linguiça, mandica frita, torresmo pururuca, caldos, canjiquinha, quentão e outros. Este ano, haverá fogo de chão e American BBQ, comandados pelo chef Diego ‘Gran Assador’.

Ingressos à venda pelo Sympla, sem cobrança de taxa. O ingresso adulto dá direito a um copo do evento. Instagram: @caipira_xique_restaurante

Festa Junina Chevals

A 18ª edição da Junina Chevals está marcada para o dia 22 de junho, a partir das 16 horas. O evento conta com Open Bar e Open Food, com caldos, pipoca, canjica doce, pastel de feira, tropeiro e outras mais. No line-up, Quadrilha Pipoca Doce, Forróçacana, Thiago Carvalho, Matheuzinho e os DJs Bittencourt e Lauro Malloy. Será na Hípica Chevals (Rua Atlas, 464, Vale do Sol/ Nova Lima). Ingressos: acesse o link

A 18ª edição da Junina Chevals será realizada no sábado, dia 22 de junho (BS Fotografias/Divulgação)
A 18ª edição da Junina Chevals será realizada no sábado, dia 22 de junho (BS Fotografias/Divulgação)

Praça JK, no Sion

No sábado, dia 22 de junho, das 14h às 22h, a Praça JK, no Sion, sedia uma Festa de São João. O evento contará com shows como o do Trio Virgulino. A dupla Rick & Nogueira também subirá ao palco, bem como Ronanzera. No mais, touro mecânico, espaço kids, jogos e brincadeiras típicas. E, claro, gastronomia: caldos, espetinhos, cachorro-quente, pipoca, churros, milho cozido e outras opções. Informações: WhatsApp: (31) 98348-0074 . Ingressos: www.festadesaojoaobh.com.br

Arraiá Baianeiros

O projeto “Arraiá Baianeiros” chega à 3ª edição no domingo, 23 de junho, no UniBH, a partir das 14 horas. Entre as atrações, shows de Baianeiros, do Biquíni e da cantora Izabella Brant (ex-Menina do Céu). O evento ainda terá espaço kids, barraquinhas de comidas típicas, bebidas e touro mecânicos. O UniBH Campus Buritis fica na Avenida Professor Mário Werneck, 1.685. Valores populares: R$ 30 (entrada + copo). Ingressos pelo site Sympla.

Centro Cultural Padre Eustáquio

No dia 23, domingo, a partir das 10h, o grupo Pé di Chinelo vai comandar o arraiá do Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 550, Padre Eustáquio). Atividade gratuita.

Arraiá da Liberdade

Entre os dias 28 e 30 de junho, o histórico edifício do Palácio da Liberdade e jardins recebem a segunda edição do Arraiá da Liberdade. O evento terá uma extensa programação cultural, artística e gratuita com muita música, comidas típicas, brincadeiras juninas, Cozinha Viva, espaços instagramáveis, quadrilhas e espetáculos infantis. De acordo com a assessoria da Secult, as demais informações serão divulgadas à imprensa em uma entrevista coletiva.

Centro Cultural Salgado Filho

O Centro Cultural Salgado Filho ((Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho) irá receber, no dia 29 de junho, um encontro especial de quadrilhas. Primeiramente, às 17h, haverá a apresentação da Quadrilha Paixão Junina, mantida pela Associação Cultural e Recreativo Paixão Junina, projeto social com aulas de esporte e dança para crianças e adolescentes do bairro. Na sequência, a partir de 18h, o Arraiá do Mindinho, festa celebrada há nada menos do que 85 anos no Salgado Filho, no tradicional quintal da família Nascimento. Traz a experiência de quem entende do arrasta-pé, sempre regado a muitas comidas típicas e brincadeiras. Após os arraiás, às 19h, a banda Samba C4 entra em cena.

Centro Cultural Lindeia Regina

No dia 29 de junho, sábado, a partir das 17h, o Centro Cultural Lindeia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina) recebe a Quadrilha Feijão Queimado, um dos principais grupos da cidade. Atividade gratuita.

Festa Junina Underground Black Pub

Evento com rua fechada, decoração temática, comidas típicas, forró e rock n’ roll. O Underground Black Pub fica na Avenida Itaú, 540, Dom Cabral, no sábado, 29, a partir das 16h. Shows com Mamonas Replay, Lurex, Velotrol, Putz Grilla, Eletricidade, Danado di Bom e Quadrilha Arraiá Chapéu de Palha. Ingressos: Central dos Eventos.

Festa Junina Xapuri

A Quermesse da Dona Nersa será no sábado, dia 29 de junho, no Restaurante Xapuri ( Rua Mandacaru, 260 – Trevo), das 16 às 22h. Open Bar e Open Food. Comidas típicas juninas, música (Trio Xapuri e Gandaiêra) e bebidas (como chopp Krug, caipirinha/caipivodka de frutas e quentão, além de sucos e outras). Sorteios, pescaria, correio elegante, touro mecânico, boca de palhaço e outras atrações. Ingressos na categoria infantil serão vendidos para crianças de 5 a 12 anos, enquanto crianças maiores de 12 pagam o valor adulto. Informações pelo whatsApp ou telefones: ( 31) 97313-1090 / 3496-6198 / 3496-6455

Arraiá do São Miguel

Pelo terceiro ano consecutivo, o Terreiro São Miguel realiza a festa junina, com comidas típicas, bebidas, brincadeiras e música com o bloco Baião de Rua BH e DJ Bruno Saletti. Sábado, dia 29 de junho, a partir das 14h, no Aquilombar Cultura e Diversidade (Rua Itapecerica, 865, Lagoinha). Ingressos no Sympla.

Festa Junina Nutreal

Comidas típicas (milho, pipoca etc) e apresentações de Du Monteiro, Marcelo Coelho, Be Souza e DJ Vavá. Ingressos pelo Sympla. Informações: (31) 3541-4055. O Nutreal fica na Alameda dos Bem-Te-VI, 5 – Condomínio Miguelão, Nova Lima. Sábado, dia 29, a partir das 16h.

Centro Cultural Urucuia

Fechando a programação junina do Circuito Municipal de Cultura, no dia 30 de junho, a partir das 19h, o arraiá no Centro Cultural Urucuia (Rua W-3, 500, Pongelupe) fica por conta da Quadrilha Forró de Minas. O grupo foi fundado em 1999 para inserir a tradição junina a jovens carentes do bairro Jardim América, e acumula um título de campeão do Arraial de Belo Horizonte (2009). Abaixo, foto de Juliane Teixeira/Divulgação.

Programação Junina Shopping Estação BH

No Shopping Estação BH (Avenida Cristiano Machado, 11.833, Vila Clóris), a festa ocupa todo o mês de junho, com ações tanto para a crianças, dentro do projeto “Arraial Kids”, quanto para adultos. Nos sábados, das 13h às 16h, a praça de alimentação do mall recebe artistas que vão tocar os clássicos do forró e das quadrilhas. Nos domingos, dias 16, 23 e 30 de junho, oficinas criativas, contação de histórias folclóricas e diversas brincadeiras juninas prometem a diversão dos pequenos das 15h às 17h, na praça central de eventos, no primeiro piso do shopping. Para participar das atividades, é necessário retirar o acesso gratuitamente pela plataforma Sympla.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]