Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Já viu Argentina, 1985? Se ainda não, deveria! 

Gostou? Compartilhe!

Argentina, 1985 é o longa indicado pela Argentina para disputar uma vaga no Oscar. o filme protagonizado por Ricardo Darín recupera importante momento histórico do país. 

Por Carol Braga 

O filme protagonizado por Ricardo Darín reconstitui um momento histórico do país: o julgamento dos comandantes do exército responsáveis pelo período mais brutal da ditadura por lá. A estimativa é a de que 30.000 pessoas foram assassinadas ou desapareceram.

Argentina 1985 Amazon Prime Video
Argentina 1985 Amazon Prime Video

Darín interpreta o procurador Julio Strassera que juntamente com Luis Moreno Ocampo (Peter Lanzani) coordenam o processo de acusação. Sete meses separaram o fim do regime e o início do julgamento, realizado por um tribunal comum e não militar. 

Do ponto de vista de realização, Argentina, 1985 é um filme de julgamento bem tradicional. Assim, boa parte das cenas se passam dentro do tribunal. É importante, claro, destacar as qualidades técnicas na direção de fotografia e de arte. A reconstituição de época é impecável e elegante. Mas o filme me pega mais em outro lugar: a defesa da democracia.

Temas

Ao escancarar as atrocidades cometidas pelo regime democrático argentino, o filme faz um alerta. Ditadura nunca mais. Apesar da seriedade do tema, a direção de Santiago Mitre (que também assina o roteiro) consegue encontrar espaços para humor. O longa abre espaço, ainda, para reflexões ligadas à juventude, família, poder, machismo. Ou seja: veja e me conte o que achou! 

Se você quiser saber mais, tem um episódio inteiro do Podcast Cinema Etc sobre o filme! Procure na sua plataforma de áudio preferida. 

Oscar 2023

Argentina, 1985 é o indicado do país para disputar uma vaga no Oscar 2023. Isso significa que o longa pode ser a pedra no sapato do Brasileiro Marte Um. Dificilmente a Academia indicará dois representantes latinos. De todo modo, apesar da importância do tema abordado no filme argentino, o brasileiro também reflete o impacto da política na vida cotidiana, porém de uma maneira mais leve e universal. 

Argentina 1985 Amazon Prime Video
Argentina 1985 Amazon Prime Video

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]