fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Aprenda a fazer sanduíche gourmet com Matheus Daniel

Chef é responsável pela Marmitaria BH, Não é Hambúrguer, Sushichic e Restaurante Família Daniel.

Por Thiago Fonseca *

11/06/2020 às 11:31 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Não é Hambúrguer de Frango - Foto: Matheus Daniel / Divulgação

Dos 40 anos de vida do chef Matheus Daniel, quase todos foram dentro da cozinha. O gosto pela gastronomia veio de gerações. Hoje, ele é dono da Marmitaria BH, Não é Hambúrguer, Sushichic e Restaurante Família Daniel. Dedica grande parte do tempo na administração dos empreendimentos, criação dos pratos e cuidados com a família. Amor e gostinho de comida caseira não faltam nos empreendimentos de Matheus.

Há quase 50 anos, Izaura Daniel, mãe de Matheus, começou a trabalhar com gastronomia em Belo Horizonte. O chef nasceu quase na beirada do fogão. Sendo assim, aprendeu a cozinhar com a matriarca da família, que herdou os conhecimentos de parentes italianos. Seguiu no ramo junto com a mãe e o pai. Contudo, em 1999 decidiu largar a gastronomia e foi para o turismo.

“Trabalhei por nove anos na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, e resolvi voltar para a cozinha para ajudar meu pai em um dos nossos restaurantes”, conta. Formou-se em administração e gastronomia. Foi em 2015 que adquiriu o novo título. “Queria aprender mais e especializar”.

Empreendimentos

Foi no mesmo ano que criou o Restaurante Família Daniel, no Centro de Belo Horizonte. O espaço, para mais de 200 clientes, que está fechado por conta da pandemia, é especializado em comida a quilo. “Depois criei uma cozinha no Santo Agostinho (região Centro-Sul) para trabalhar apenas com delivery”. Com quinhentos metros quadrados, o espaço abriga a Marmitaria BH, o Sushichic e o Não é Hamburguer.

A Marmitaria é um delivery de comida brasileira, feita pela dona Izaura. O Sushichic é uma franquia da famosa marca de alta gastronomia japonesa. Já o último empreendimento, é voltado para sanduíches com diversos recheios. Todas as receitas das casas, exceto do Sushichic, são idealizados pelo Matheus. “Crio todos os pratos, mas não fico direto na cozinha. Minha parte é mais de gestão”, explica.

Durante a pandemia o chef conta que teve que fazer alterações nos negócios. Viu as vendas caírem, mas entende que é parte do período que estamos vivendo. O maior prazer de Matheus é ver a satisfação dos clientes. “Fico muito feliz quando alguém fala que a comida está gostosa. Cozinhar é cansativo, mas é prazeroso ouvir coisas boas do que a gente faz”, revela.

Nas horas de descanso, o empresário gosta de ficar em casa, em Lagoa Santa, e curtir a família. “Faço churrasco, passeio e gosto de esportes de aventura”.

 

Matheus Daniel – Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

Receita do Chef

Como sugestão de prato, Matheus ensina o Não é Hambúrguer de Frango. Um dos sanduíches idealizados por ele. Em resumo: um prato diferente, saboroso e fácil de fazer em casa.

INGREDIENTES
– 500gr de farinha de trigo
– 50gr de fermento em pó
– 15gr de sal
– 75gr de açúcar
– 25gr de margarina
– 1 ovo
– 200ml de água
– 800gr filé de frango em cubos
– Requeijão
– Barbecue
– Vinagrete
– 10ml de Shoyu
– 1 Cebola

MASSA
– Em uma bacia junte a farinha, o fermento, o sal, o açúcar, a margarina, o ovo e misture. Depois acrescente água aos poucos até a massa soltar da mão.
– Sove a massa em uma bancada, divida em bolinhas de 40gr e deixe crescer. Em seguida, com o auxílio de um rolo abra a massa em discos tipo de pizza.

RECHEIO
– Tempere o filé de frango, grelhe e reserve.
– Em uma panela quente coloque as cebolas e deixe murchar. Abaixe o fogo, coloque a açúcar, o shoyu e deixe cozinhar até caramelizar.
– Sobre o disco da massa acrescente o vinagrete, o frango, o requeijão, a cebola caramelizada, o barbecue e finalize com uma fatia de mussarela.
– Cubra com o segundo disco, unte com gema de ovo e leve ao forno pré aquecido a 180° até dourar.

photo

Aprenda a fazer um prato português com o chef Cristóvão Laruça

Foi para encurtar a distância de casa que o português Cristóvão Laruça, de 39 anos, começou a cozinhar. Isso foi há 16 anos quando veio para o Brasil. Hoje, o ex-campeão de wakeboard e arquiteto, é dono de dois restaurantes em Belo Horizonte: o Caravela e Capitão Leitão. Se prepara para lançar o terceiro. Na […]

LEIA MAIS
photo

Delivery: dicas de 15 restaurantes de BH que entregam menus para você ficar em casa

Além de ficar em casa, a crise que o Coronavírus gera pede também colaboração. Se você sempre foi aquele tipo de pessoa que curtia o bar com os amigos, sair para almoçar ou jantar em restaurantes, não vai ser agora que vai deixar de apoiar o seu local preferido, não é mesmo? Muitos estabelecimentos precisaram […]

LEIA MAIS
photo

Confira editais emergenciais para a cultura em tempos de pandemia

Atenção artistas e produtores da cultura! A Prefeitura de Belo Horizonte, o Governo do Estado de Minas e Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros estão com inscrições abertas para editais culturais. Todos eles disponibilizam verbas e contemplam diversas áreas, como a música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e outras. As inscrições são online. Dois deles exigem […]

LEIA MAIS