Há dez anos Caio Soter viu sua vida mudar de rumo ao fazer um intercâmbio nos Estados Unidos. Por lá, trabalhou em um restaurante e aprendeu a cozinhar. Hoje, é chef de cozinha. Comandou o Alma chef por quase dois anos e até participou de reality show da Rede Globo de Televisão. Afeto e ingredientes brasileiros não faltam na cozinha de Caio.
“Sou advogado de formação. Lavava pratos no restaurante e ficava olhando os cozinheiros”, conta. De volta ao Brasil, Caio continuou a aprender mais sobre a culinária, mas ainda não sabia que iria ser sua profissão.
Produtor dry aged
“Tenho muita curiosidade. Fui aprendendo na prática com amigos e chefs”, revela. Sendo assim, enquanto a carreira na cozinha não era coisa profissional, seguiu como advogado tributarista. Foi em 2017 que entrou definitivamente no ramo da gastronomia. Não como chef, mas como produtor. Montou a Umami, umas das primeiras casas de dry aged de Minas (tipo de maturação a seco de carnes bovinas).
“Estava assistindo um documentário sobre o dry aged e queria experimentar. Mas não tinha ninguém no estado fazendo. Pesquisei, comprei uma geladeira, comecei a produzir e vender para restaurantes. Mas continuei no direito”, lembra.
Chef e professor
No mesmo ano começou a participar de eventos em restaurantes e dar aulas sobre o processo de preparação da carne no Alma Chef. No início de 2019 foi convidado para ser chef da casa. Sendo assim, largou de vez a advocacia. Foi na mesma época que recebeu convite para participar do reality Mestre do Sabor.
“Minha projeção aumentou em 2019. Ganhei prêmio como chef revelação pela Revista Encontro e recebi a ligação para participar do programa. Achei legal e topei. Foi uma ótima experiência, um desafio grande e ganhei muitos seguidores nas redes”, conta. De 12 episódios, Caio chegou até o oitavo.
Depois da experiência e de sair do Alma Chef – que fechou há três semanas por conta da pandemia -, Caio trabalha na divulgação do curso Cozinha Afetiva com Técnicas de Chef. “Sempre gostei de dar aula e com a pandemia tivemos que migrar para o digital. No curso, em resumo, ensino pratos do dia a dia com toque especial”.
Clique aqui e se inscreva até o dia 17 de julho. Use o código CULTURADORIA20 e ganhe 20% de desconto.
Receita do Chef
Como sugestão de prato, Caio ensina um risoto de queijo canastra com ora-pro-nóbis. Segundo ele, uma receita com ingredientes típicos mineiros e deliciosa.
INGREDIENTES
– 500g de arroz carnaroli
– Uma cebola
– Azeite a gosto
– 2 dentes de alho
– 150ml de vinho branco seco
– 260g de queijo canastra curado
– 120g de manteiga
– Ora pro nóbis à gosto
– Limão capeta à gosto
MODO DE PREPARO
– Refogue o alho e a cebola cortada em uma panela aquecida com azeite. Acrescente o arroz e quando estiver bem torrado, despeje o vinho;
– Quando estiver quase seco, coloque caldo de legumes e mexa sem parar;
– Acerte o sal. Assim que o grão estiver ao dente comece a finalizar colocando o queijo, a ora pro nóbis e a manteiga;
– Desligue o fogo, misture até que o queijo e a manteiga derretam e fique homogêneo;
– Acerte o sal e a pimenta e adicione suco do limão à gosto;
– Finalize com pedações de ora-pro-nóbis crua e sirva.