Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

“Antígona 442 a.C.” chega ao Curta! no Dia Mundial do Teatro

Gostou? Compartilhe!

A produção “Antígona 442 a.C.”, protagonizada por Andrea Beltrão, usa recursos cinematográficos para expandir a origem teatral do texto

Vista por mais de 40 mil pessoas, a peça “Antígona”, protagonizada por Andrea Beltrão, ganhou uma adaptação cinematográfica. Essa é a premissa de “Antígona 442 a.C.”, que chega agora ao Curta!, neste 27 de março, Dia Mundial do Teatro, após passar por festivais e mostras de cinema. Dirigido por Maurício Farias, o filme não se contenta em ser uma câmera virada para o palco. Assim, faz uso de recursos cinematográficos para expandir a origem teatral do texto.

A peça “Antígona” remonta a tragédia homônima escrita por Sófocles há 2.500 anos. Assim, trata do confronto entre o Estado e o cidadão. No espetáculo, Andrea Beltrão é a personagem-título, uma jovem princesa filha de Édipo e Jocasta. Desejando honrar a morte de seu irmão Polinices, enfrenta o rei Creonte, cuja ordem era a de deixá-lo sem sepultamento. Ao desobedecer a determinação real, Antígona paga com a própria vida.

Andrea Beltrão em cena do filme "Antígona 442 a.C.", que chega agora ao Canal Curta! (frame)
Andrea Beltrão em cena do filme "Antígona 442 a.C.", que chega agora ao Canal Curta! (frame)

Inovação

Ao contrário do autor original, que adapta um mito já conhecido para o teatro, Beltrão e Amir Haddad — que assina a dramaturgia de “Antígona” a seu lado — partem do teatro para o mito. Outra inovação é que a tragédia de Sófocles conta com 15 personagens, porém, aqui, é representada apenas por Andréa. O filme inicia com um prólogo de Millôr Fernandes: “e assim a história avança, em luta fratricida, ódio mortal, violência coletiva, tudo pago por fim, naturalmente, com a escravidão do povo, na derrota final”.

E, assim, segue encenando o texto da peça. Andrea Beltrão ora aparece maquiada em cima do palco, ora aparece de rosto limpo, como se estivesse ensaiando. Nos trechos de “Antígona 442 a.C.” em que aparece em seu estúdio, a atriz constrói mapas mentais pelas paredes, replicando um recurso utilizado em cena. Assim, mostra que um espetáculo é composto também pelo o que está além do palco. Ou seja, o que é invisível para a plateia.

“Gente de Teatro”

“Antígona 442 a.C.” também estará disponível no CurtaOn, no especial “Gente de Teatro”, composto por outras produções que homenageiam grandes nomes dos palcos. A produção é da Boa Vida Produções e da Taba Filmes A estreia é no Curta! é no dia temático Quartas de Cena e do Cinema, nesta quarta, 27 de março, às 22h30.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]