
Anna Göbel e a capa do livro "Esta Rua Agora é Minha" (Du Azevedo/Divulgação e Autêntica/Divulgação)
Livro de Anna Göbel se desdobrou também em um mural, que pode ser apreciado na Rua Antônio de Albuquerque, na Savassi
Patrícia Cassese | Editora Assistente
Quem passa pela Rua Antônio de Albuquerque ali, quase na esquina com a Rua Sergipe, na altura do número 780, certamente já se deparou com um encantador mural, assinado pela artista plástica Anna Göbel. A obra é recente: foi no mês de agosto, mais precisamente, no dia 24, que ela entregou a pintura, que, tal como o livro homônimo, celebra a rua como um espaço de memória, feto e comunidade. Dedicado ao público infantojuvenil, o livro teve sessão de autógrafos no dia 31 de agosto, na Livraria da Rua, que fica ali, nas imediações.
Flores e serragens
Editado pela mineira Yellowfante, a obra, de 32 páginas, tem a história precedida por uma breve apresentação assinada pela própria Anna. Nela, a artista – que nasceu na Alemanha, e, antes do Brasil (onde se fixou, em 1995), também viveu em Buenos Aires – conta da sua admiração ao se deparar com os tapetes de serragem que marcam tradições religiosas em algumas cidades do país. No caso, o encanto da autora se deu em Ouro Preto, cidade patrimônio da humanidade. “A poesia de uma canção popular se transformar em tapete real construído de serragem e flores sobre as pedras brilhantes do chão é uma experiência transcendental”, descreve ela.

Ruas inundadas de gente
Nas páginas a seguir, revela-se a canção popular por ela aludida: “Se essa Rua Fosse Minha”. E são as frases dela que se espraiam página a página, servindo de calço para as sempre impactantes (e belíssimas) ilustrações de Anna Göbel. Ao fim desse desfile, ela pormenoriza mais a experiência na cidade histórica, que se deu durante a Semana Santa, até o Domingo de Páscoa. “Fiquei animadíssima. Primeiramente, tiraram os carros das ruas e a paisagem ficou bem mais bonita! Depois, as ruas se inundaram de gente de todas as idades, de todas as cores, de todos os jeitos… e todos se puseram a montar os tapetes. Um ajudando o outro”.
Muito caso sendo contado, muitos risos e música. E o trabalho virou uma grande festa, rememora ela. “Adoro o vaivém dessa construção comunitária. E, claro, quando está tudo pronto e arrumado e lindo, o coração da gente se enche de graça”, pontua.
#miradasdeafeto
Anna enfatiza que a rua é um território no qual vem atuando cada vez mais. A artista, diga-se, criou o projeto #miradasdeafeto. Para ela, a arte pública tem o poder de transformar a cidade em um espaço de convívio e identidade coletiva. Assinamos embaixo, Anna.
Em tempo: “Esta Rua Agora é Minha” é o 18º livro autoral de Anna Göbel. Quem quiser saber mais sobre a artista pode seguir as redes sociais dela, seja o Instagram ou o YouTube.
SERVIÇO
Livro “Esta Rua Agora é Minha”
Editora Yellowfante (Autêntica). Autoria e ilustrações: Anna Göbel. 32 páginas.
Livro físico: R$ 59,80 | E-book: R$ 41,90.