Ana Cañas canta Belchior é um dos projetos mais importantes da carreira dela. A apresentação será neste domingo (21), no Palácio das Artes
Por Carol Braga
“Tô muito feliz e com coração tranquilo. Show novo em breve e disco em agosto”, anuncia Ana Cañas com o provável ronronar da gata Xângela no colo. A chegada de um novo projeto autoral sucede o bem sucedido projeto em que ela presta homenagem a Belchior.
No próximo domingo (21 de abril) Ana chega a Belo Horizonte, no Palácio das Artes, às 19h, para que o público daqui possa se despedir com ela do projeto. Não há dúvidas: é um dos shows mais marcantes dos últimos tempos.
Quando pensa em Minas Gerais, Ana Cañas diz lembrar de afeto. “Me parece que Minas é um lugar do Brasil especial, essa transição entre o Nordeste e o Sul. Um coração ali no meio. Então toda vez que eu vou à Minas, me sinto muito acolhida pelo público, pelas pessoas. O afeto da mineirice também se transmuta no palco, né?”, acredita.
Histórico
Em julho de 2020, com o mundo parado, os artistas sem poder exercer os ofícios, nossas telas ocupadas por lives de todas as naturezas. Era esse o contexto quando Ana Cañas entrou na onda e precisou escolher um compositor brasileiro para homenagear no repertório. Inicialmente pensou em Rita Lee, mas acabou decidindo por Belchior. Pronto, no dia 9 de julho de 2020, começou um dos projetos mais marcantes da carreira.
De lá para cá, Ana Cañas lançou um disco de estúdio e outro ao vivo. Fez videoclipes. Gravou dois registros audiovisuais: um show em São Paulo, com luxuosa participação de Ney Matogrosso, e o outro em Sobral, terra do compositor. Ganhou – e gravou – música inédita de Belchior, de presente dos filhos dele. E, ainda, conquistou o prêmio entregue pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como o melhor show do ano de 2022.
Isso tudo rodando o Brasil de norte a sul, em mais de 180 apresentações. “Tenho uma sensação de missão cumprida. No sentido de aprendizado, de troca. Desejo de seguir para novos desafios, novos lugares”, diz. Por isso, quem ainda não teve a oportunidade de vivenciar a experiência que é ver Ana Cañas cantando Belchior ao vivo, chegou a hora.
O show
Neste domingo, 19h, ela sobe ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes. Será a quarta vez que Ana Cañas vai apresentar o mesmo espetáculo em Belo Horizonte. A estreia foi em junho de 2022 no Sesc Palladium. Depois, esteve na Autêntica, retornou ao Sesc e agora chegou a vez do Palácio das Artes. A arquitetura do espaço tem tudo para contribuir ainda mais para o espetáculo.
O repertório, cuidadosamente selecionado, passeia por diferentes fases da carreira de Belchior. Sendo assim, Ana interpreta clássicos atemporais como “Velha Roupa Colorida”, “Medo de Avião” e “Coração Selvagem”. Também marcam presença canções como “Alucinação”, “Apenas um Rapaz Latino-Americano” e “Paralelas”. Tem, ainda, a inédita “Um Rolê no Céu”, revelando uma faceta menos conhecida do compositor.
“E agora, José?”
Pois, como a própria anunciou, em agosto tem disco novo. De acordo com a cantora, será um álbum autoral e com canções que ficaram guardadas por toda uma vida. “Abordando assuntos muito íntimos. Dolorosos. Perdas. Amores não vividos. Amores vividos”, conta. Sendo assim, acompanhada de uma nova equipe criativa, Ana Cañas diz ter introjetado os aprendizados de Belchior, o que já é inseparável dela. “No sentido de falar sobre si, com verdade absoluta, com amor. O entendimento mais importante de que o afeto é a coisa mais importante da vida. Tocar os corações humanos, trazer canções, canções e canções”.
Serviço
ANA CAÑAS CANTA BELCHIOR
Data: 21 de abril, 19h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte/MG)
Ingressos: A partir de R$ 65