fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Among Us: jogo sensação de 2020 é reflexo da sociedade confinada

Um dos games mais baixados de 2020, que permite entre 4 e 10 jogadores simultâneos, sejam conhecidas ou não, é responsável por aproximar as pessoas em tempos de isolamento

Por Jaiane Souza *

04/12/2020 às 17:51 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Crédito: InnerSloth

Dez jogadores, uma nave especial e algumas missões. Entre os tripulantes, um impostor que tem o objetivo de sabotar a nave e matar os jogadores. Basicamente essa é a fórmula de Among Us. O jogo ganhou a internet nos últimos meses e foi usado até por políticos para interagir com eleitores durante as eleições. 

O sucesso começou em julho por meio da plataforma de streaming Twitch. Já em outubro, Among Us foi o jogo mais baixado no mundo. Foram com 217 milhões de downloads em celulares e computadores. A empresa InnerSlot, que o criou em 2018, até estava até desenvolvendo a sequência. O sucesso repentino fez com que parasse tudo. O momento é de aprimorar ainda mais a primeira versão.

Mas o que explica o sucesso repentino depois de anos? “O jogo só estourou agora, quando várias pessoas do mundo inteiro tiveram que ficar trancadas em casa”, explica a game designer Bianca Nascimento. É que Among Us se enquadra na categoria de multiplayer. Ou seja, em um período que estamos todos presos em casa, apareceu como a oportunidade do encontro. Mesmo que online. 

Por outro lado, a mecânica também contribuiu para o sucesso. “Você não precisa de nenhum conhecimento e nem ser gamer para entender como Among Us funciona. As tarefas são simples e o diferencial é que, para rodar completamente, os jogadores precisam estar 100% envolvidos”, salienta Bianca Nascimento. 

Trabalho em equipe

Um jogo com dez pessoas precisa de cooperação. Mesmo Among Us não sendo uma super produção, ele é simples e complexo, ao mesmo tempo. Por exemplo, quando o impostor mata um tripulante e outro jogador encontra o “corpo”, é preciso emitir um alerta. Ele gera uma sala de bate papo. Dessa forma, dentro do próprio jogo, as pessoas discutem e votam no impostor. Se eliminarem a pessoa certa, a equipe ganha. Caso contrário, todos voltam para a nave. 

Por causa da pandemia, Débora Lara viu em Among Us uma possibilidade de se manter próxima dos amigos. “Comecei a jogar quando eu ainda estava em férias compulsórias. Gostei da dinâmica de disputar com os amigos distantes”, relata Débora. Ela fez parte de “partidas” com jogadores de outras cidades do Brasil e até da Europa. Além disso, vê vantagens na rapidez do Among Us. “A estética é bonitinha, os controles são fáceis, os personagens (mesmo os assassinos) não intimidam”, conta. 

Mercado de jogos

Para Bianca Nascimento, Among Us desempenha papel importante em um cenário dominado pela grande indústria de jogos. “Cada vez mais temos jogos indies e desenvolvedores menores ocupando espaços importantes tanto na indústria quanto com os jogadores. Isso é ótimo principalmente para indústrias emergentes como a nossa”, ressalta. 

Bianca trabalha com desenvolvimento de games e participou da criação de Memories of Fireflies. O jogo foi lançado em outubro na plataforma Steam. Acesse aqui.

among us

Um dos mapas de Among Us. Crédito: InnerSloth

photo

Em Paisagens Sonoras Flávio Venturini passeia por estilos de 45 anos de carreira

Há sete anos Flávio Venturini não lançava um álbum de inéditas. Mesmo assim, desde 2017, andou colocando no mundo singles do disco Paisagens sonoras. O resultado são 12 canções que passam pelas mais diferentes identidades de Venturini como compositor: baladeiro romântico, folk mineiro, soul, a pegada do 14 Bis e do Clube da Esquina. A […]

LEIA MAIS
photo

Perfis de astrologia para você conhecer no Instagram

Não é de hoje que a astrologia intriga. Tem gente que só sai de casa depois de conferir as previsões dos astros. Ou seja, o horóscopo famoso nos jornais. Uns acreditam que os astros e as suas posições influenciam no nosso comportamento diário. Outros defendem que eles mexem mesmo é com as nossas características. Mas, […]

LEIA MAIS
photo

Por que O Poderoso Chefão é uma trilogia tão aclamada?

Existe uma fórmula mágica para um filme se tornar aclamado? Quais elementos são necessários para isso? Depende de uma série de fatores, mas no caso da trilogia O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, os longas cumprem os requisitos. Tanto é que, somando, as três partes foram indicadas 28 vezes ao Oscar em diferentes categorias. […]

LEIA MAIS