Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Festival Alvoroço promove três dias de celebração musical

Gostou? Compartilhe!

Shows do Festival Alvoroço acontecem neste final de semana em três espaços de BH, reunindo atrações de todo o país

Artistas de várias partes do país vão se encontrar em Belo Horizonte durante três dias. Eles chegam à cidade para participar do Festival Alvoroço, uma celebração de música, arte e cultura, ideias e propostas, que vai de 11 a 13 de novembro. Com 26 atrações, entre músicos e outros produtores de arte, o festival promove o encontro de nomes consagrados nacionalmente com artistas da cena independente, valorizando a liberdade entre as multiplicidades. O Festival Alvoroço acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro, sábado, domingo e segunda-feira, em três locais diferentes: Grande Hotel Ronaldo Fraga, Boteco Avenidinha e Clube de Jazz do Café com Letras.

A lista de atrações do Alvoroço inclui, por exemplo, a cantora Ná Ozzetti, integrante da vanguarda paulistana dos anos 1980. Do mesmo modo, o guitarrista e bandolinista baiano Armandinho Macêdo, que integrou a banda A Cor do Som e o Trio Elétrico Dodô e Osmar. Tal qual, Jane Duboc, uma das cantoras mais premiadas da MPB. No elenco dos artistas mais jovens estão a dançarina, atriz, cantora e compositora recifense Flaira Ferro. E, ainda, a paraibana Nathalia Bellar e o catarinense John Mueller. A música mineira comparece com Patrícia Ahmaral, Aldrin, Ana Proença, Carol Jongo, André Miglio e entre outros.

Ná Ozzetti, umas das atrações do Alvoroço (Laura Wrona/Divulgação)
Ná Ozzetti, umas das atrações do Alvoroço (Laura Wrona/Divulgação)

O Alvoroço

A cantora Flaíra Ferro, que também virá a BH (Luiz Maximiniano/ Divulgação)
A cantora Flaíra Ferro, que também virá a BH (Luiz Maximiniano/ Divulgação)

“O Alvoroço – Evento Oficial” marca o início da maratona musical. Será às 13 horas de sábado, dia 11, no Grande Hotel Ronaldo Fraga, com participação de 17 artistas. São eles: Flaira Ferro, Ná Ozzetti, Jane Duboc, Patrícia Ahmaral, Nathalia Bellar (com participação de Roger Deff), John Mueller (com Bárbara Barcellos e Vitória Regina ), Aldrin, Ana Proença (com Tavinho Leoni), Carol Jongo, Luvibra, Sylvio Rosa, André Miglio (vocalista da Falcatrua), Silma Dornas e Cesco Napoli.

A cantora Patrícia Ahmaral, que também marca presença (Kika Antunes/Divulgação)
A cantora Patrícia Ahmaral, que também marca presença (Kika Antunes/Divulgação)

Alvoroço After e Alvoraço no Breu

No segundo dia, o festival apresenta no Boteco Avenidinha, entre 18 e 22 horas, o “Alvoroço After”. A atração traz Armandinho Macêdo e Banda Vem Colá, Falcatrua e Lukas Du Palko. Participações de Nathalia Bellar, Serginho Marques, Aldrin e o guitarrista Rogério Delayon.

“Alvoroço no Breu” marca a noite de encerramento do festival. Desse modo, a atração lança o mote “Tudo que é bom, nem sempre dura pouco, sobre esse rolê te conto logo mais”. Assim, “Alvoroço no Breu” acontece a partir das 19 horas da segunda-feira, 13/11, no Clube de Jazz Café com Letras.

Duboc, Ná, Patrícia

Atração da primeira noite do Alvoroço, Jane Duboc já gravou os mais diversos compositores brasileiros em sua extensa carreira de intérprete. Ela acentuou a conexão com a música mineira ao lançar a canção “Besame”, de Flávio Venturini e Murilo Antunes. No mesmo palco, estará Ná Ozzetti. A cantora, vale lembrar, surgiu junto ao aclamado Grupo Rumo. Já gravou mais de dez álbuns, um dos quais, “Love Lee Rita”, dedicado a Rita Lee. Por sua vez, a mineira Patrícia Ahmaral, outra atração da noite, vem se destacando ao interpretar também compositores cultuados, como Sérgio Sampaio.  

Uma das vozes mais elogiadas da MPB, Jane Duboc é outra a marcar presença (CorreaR/Divulgação)
Uma das vozes mais elogiadas da MPB, Jane Duboc é outra a marcar presença (CorreaR/Divulgação)

Destaque da segunda noite, Armandinho Macêdo é apontado como um dos grandes guitarristas brasileiros. Principal divulgador da ‘guitarra baiana’, ele já gravou mais de 30 álbuns. Como dito, integrou o grupo A Cor do Som, tendo atuado também ao lado de outros renomados instrumentistas, tais como Raphael Rabello e Paulo Moura.

O Festival Alvoroço abre espaço para os artistas mais jovens, convidando o compositor, guitarrista e intérprete Aldrin, que combina em seu repertório canções de outros autores e de sua autoria. Ele apresentou seu primeiro trabalho autoral em 2011, com o CD “Quadrado Azul” e, mais recentemente, gravou “Duas Pessoas”, cujo videoclipe contou com participação de diversos artistas mineiros, como Ana Luíza, Bel Lima, Claudio Dias, Ed Marte, Marcelo Veronez, Michelle Castro, Pâmela Rocha e Tulio Dayrell.

Serviço

Festival Alvoroço

Dias 11, 12 e 13 de novembro, sábado, domingo e segunda-feira.

Locais: dia 11 – Grande Hotel Ronaldo Fraga (R. Ceará, 1205 – Funcionários); dia 12 – Boteco Avenidinha (Av. do Contorno, 3379 – Santa Efigênia); dia 13 – Clube de Jazz do Café com Letras (Rua Antônio de Albuquerque, 47 – Funcionários).

Classificação: 18 anos.

Ingressos: www.sympla.com.br/evento/festival-alvoroco

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]