fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Por que você deveria ouvir o podcast Além do Meme

Produção resgata memes memoráveis da internet e vai a fundo para entender o que há por trás de cada história e conhecer os personagens

Por Jaiane Souza *

25/01/2021 às 09:43 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Capa do podcast Além do meme. Crédito: Spotify

“O podcast que investiga a vida de quem viraliza”. Assim é definido o Além do Meme, uma produção que busca o que está por trás de personagens que ganharam a internet. Quais são as dores e as delícias e ser visto por milhões de internautas? Quais os impactos isso causa na vida das pessoas? Com esses princípios, o escritor e jornalista Chico Felitti faz um trabalho que une o jornalismo investigativo ao entretenimento para contar histórias. Cada episódio apresenta o perfil de uma pessoa que teve a vida virada de cabeça para baixo, para o bem ou para o mal, depois de ganhar visibilidade na internet. 

Mas o que torna tudo isso tão interessante? Aqui vão algumas razões.

Os personagens

Grande parte deles com certeza você já viu por aí. O episódio inaugural é com a Beth, do trote, da escola de música, Alameda Yayá em Gopoúva. Relembre aqui. Ela se tornou conhecida a partir de um dos trotes mais famosos do Brasil. Ele aconteceu em 2008, quando Beth ficou falando com ela mesma do outro lado da linha. A rádio Metropolitana FM tinha uma quadro exclusivo para pregar peças, um programa gravava a voz da pessoa na chamada e ligava para ela novamente para falar consigo mesma. O da Beth deu tão certo que é o mais célebre deles. De acordo com o Além do Meme, mais de dez anos após o ocorrido, a Beth já recebeu mais de três mil novos trotes. 

Além dela, outros personagens que estão no nosso imaginário da internet também passaram por lá: os bailarinos da Carreta Furacão, os atrasados do Enem e o Gabriel, o garoto do espacate, que ficou famoso pela dança no programa Casos de Família. O interessante em reviver essas história no podcast é que nem sempre a fama foi positiva. 

Jornalismo investigativo

Chico Felitti faz um trabalho profundo de apuração. Não é porque é meme que as histórias são superficiais. Um exemplo de fama negativa citada anteriormente é o casa do Gabriel do espacate. Um tempo após estourar, ele foi simplesmente sequestrado e os bandidos sabiam quem ele era.

Além disso, a produção é também o jornalismo raiz, que ele sair da redação e vai onde for preciso para achar os personagens. Para encontrar a Grávida de Taubaté, por exemplo, ele rodou por toda a cidade, conversou com parentes, conhecidos e habitantes locais. No caso de Bambola Star, “Bom dia, Brasil! Boa tarde, Itália!”, foi até a Europa. Sem falar na construção da narrativa com roteiro que abre e fecha o ciclo de formas surpreendentes. Ou seja, quando você acha que algo vai dar errado ou não faz sentido, no fim está a explicação. Além disso, a ambientação é facilmente perceptível na descrição dos locais. 

O surgimento de um meme

O foco do programa é explorar a história das pessoas que viralizaram nas redes. Mas, ao longo dos episódios, compreendemos as diversas possibilidades de surgimento de um meme. Na maioria esmagadora das vezes é na internet mesmo, mas nem sempre. Os atrasados do Enem, por exemplo, a responsabilidade foi da televisão. Nas coberturas do Exame Nacional do Ensino Médio, sempre houve um vácuo entre o fechamento dos portões e o início da saída dos participantes de mais ou menos duas horas. O que transmitir nesse meio tempo? Os jornalistas começaram, então, a entrevistar as pessoas que chegavam atrasadas e a explorar os motivos: chuva, trânsito, confusão de informações, participante que foi pro local errado, enfim. Uma fonte inesgotável de “entretenimento” que durou anos. 

Chico Felitti

Em resumo, o Além do Meme é um podcast exclusivo Spotify. Uma produção de Um Milkshake Chamado Wanda com Papel Pop. Mas a cabeça por trás é Chico Felitti, também roteirista e apresentador. Ele é conhecido por contar histórias de personagens populares em outros formatos também. É autor do livro Ricardo e Vânia, que conta a história do homem que foi ofensivamente apelidado de Fofão da Augusta e sua namorada.  A casa: a história da seita de João de Deus mergulha na história do homem envolvido em acusações de assédio de um líder religioso que, segundo descrição do livro é também: corrupto e empreendedor, criminoso e carismático, sedutor e profundamente cruel.

Ouça aqui todos os episódios gratuitamente.

Além do meme

Chico Felitti. Criador do Além do Meme. Foto: Marcus Leoni

photo

Kevin: uma história de amizade e amadurecimento na Mostra Tiradentes

A história do documentário Kevin começou em um corredor de uma escola de línguas na Alemanha, em 1999. A cineasta Joana Oliveira olhava, displicentemente, um cartaz com anúncios turísticos. “Você quer viajar?”, perguntou uma colega de sorriso largo que havia acabado de conhecer na aula de alemão para estrangeiros.  “Na verdade, eu acho que queria […]

LEIA MAIS
photo

Conheça “Lupin”, série Top 10 da Netflix com narrativa envolvente e surpreendente

Procurando uma série que te prende do começo ao fim, com história envolvente e com surpresas no roteiro? Pois veja Lupin! A parte 1 da produção estreou no dia 8 de janeiro na Netflix e se tornou a primeira série francesa a entrar no Top 10 das mais assistidas na plataforma em vários países. Lupin […]

LEIA MAIS
photo

Cinco artistas independentes e lado B que você deveria conhecer

Não é novidade nenhuma que a música brasileira é uma das mais diversas do mundo. Mas o que você anda ouvindo de novidade? Frequentemente nos deparamos com artistas do rap, funk, MPB, sertanejo e vários outros estilos que não conhecíamos e dão uma cara nova para a música. Então, destacamos cinco artistas independentes e do […]

LEIA MAIS