Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Por que você deveria ouvir o podcast Além do Meme

Produção resgata memes memoráveis da internet e vai a fundo para entender o que há por trás de cada história e conhecer os personagens
podcasts descontraído
Capa do podcast Além do meme. Crédito: Spotify

“O podcast que investiga a vida de quem viraliza”. Assim é definido o Além do Meme, uma produção que busca o que está por trás de personagens que ganharam a internet. Quais são as dores e as delícias e ser visto por milhões de internautas? Quais os impactos isso causa na vida das pessoas? Com esses princípios, o escritor e jornalista Chico Felitti faz um trabalho que une o jornalismo investigativo ao entretenimento para contar histórias. Cada episódio apresenta o perfil de uma pessoa que teve a vida virada de cabeça para baixo, para o bem ou para o mal, depois de ganhar visibilidade na internet. 

Mas o que torna tudo isso tão interessante? Aqui vão algumas razões.

Os personagens

Grande parte deles com certeza você já viu por aí. O episódio inaugural é com a Beth, do trote, da escola de música, Alameda Yayá em Gopoúva. Relembre aqui. Ela se tornou conhecida a partir de um dos trotes mais famosos do Brasil. Ele aconteceu em 2008, quando Beth ficou falando com ela mesma do outro lado da linha. A rádio Metropolitana FM tinha uma quadro exclusivo para pregar peças, um programa gravava a voz da pessoa na chamada e ligava para ela novamente para falar consigo mesma. O da Beth deu tão certo que é o mais célebre deles. De acordo com o Além do Meme, mais de dez anos após o ocorrido, a Beth já recebeu mais de três mil novos trotes. 

Além dela, outros personagens que estão no nosso imaginário da internet também passaram por lá: os bailarinos da Carreta Furacão, os atrasados do Enem e o Gabriel, o garoto do espacate, que ficou famoso pela dança no programa Casos de Família. O interessante em reviver essas história no podcast é que nem sempre a fama foi positiva. 

Jornalismo investigativo

Chico Felitti faz um trabalho profundo de apuração. Não é porque é meme que as histórias são superficiais. Um exemplo de fama negativa citada anteriormente é o casa do Gabriel do espacate. Um tempo após estourar, ele foi simplesmente sequestrado e os bandidos sabiam quem ele era.

Além disso, a produção é também o jornalismo raiz, que ele sair da redação e vai onde for preciso para achar os personagens. Para encontrar a Grávida de Taubaté, por exemplo, ele rodou por toda a cidade, conversou com parentes, conhecidos e habitantes locais. No caso de Bambola Star, “Bom dia, Brasil! Boa tarde, Itália!”, foi até a Europa. Sem falar na construção da narrativa com roteiro que abre e fecha o ciclo de formas surpreendentes. Ou seja, quando você acha que algo vai dar errado ou não faz sentido, no fim está a explicação. Além disso, a ambientação é facilmente perceptível na descrição dos locais. 

O surgimento de um meme

O foco do programa é explorar a história das pessoas que viralizaram nas redes. Mas, ao longo dos episódios, compreendemos as diversas possibilidades de surgimento de um meme. Na maioria esmagadora das vezes é na internet mesmo, mas nem sempre. Os atrasados do Enem, por exemplo, a responsabilidade foi da televisão. Nas coberturas do Exame Nacional do Ensino Médio, sempre houve um vácuo entre o fechamento dos portões e o início da saída dos participantes de mais ou menos duas horas. O que transmitir nesse meio tempo? Os jornalistas começaram, então, a entrevistar as pessoas que chegavam atrasadas e a explorar os motivos: chuva, trânsito, confusão de informações, participante que foi pro local errado, enfim. Uma fonte inesgotável de “entretenimento” que durou anos. 

Chico Felitti

Em resumo, o Além do Meme é um podcast exclusivo Spotify. Uma produção de Um Milkshake Chamado Wanda com Papel Pop. Mas a cabeça por trás é Chico Felitti, também roteirista e apresentador. Ele é conhecido por contar histórias de personagens populares em outros formatos também. É autor do livro Ricardo e Vânia, que conta a história do homem que foi ofensivamente apelidado de Fofão da Augusta e sua namorada.  A casa: a história da seita de João de Deus mergulha na história do homem envolvido em acusações de assédio de um líder religioso que, segundo descrição do livro é também: corrupto e empreendedor, criminoso e carismático, sedutor e profundamente cruel.

Ouça aqui todos os episódios gratuitamente.

Além do meme
Chico Felitti. Criador do Além do Meme. Foto: Marcus Leoni

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!