Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Karim Aïnouz volta à competição oficial do Festival de Cannes

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Pelo segundo ano consecutivo, Aïnouz está na seleção oficial em Cannes – desta vez, com o thriller erótico “Motel Destino”

O cineasta Karim Aïnouz vai retornar pelo segundo ano consecutivo à competição oficial do Festival de Cannes (14 a 25 de maio). Desta vez o diretor desembarcará na cidade francesa com “Motel Destino”, longa-metragem filmado inteiramente no Ceará, seu estado natal. Em 2023, concorreu com “Firebrand”, primeiro projeto dele em língua inglesa.

Na cidade francesa, Karim Aïnouz vai concorrer com nomes icônicos do cinema, como Francis Ford Coppola, com “Megalopolis”. Tal qual, com o festejado Yórgos Lánthimos, de “Pobres Criaturas”, que, desta vez, comparece com “Kinds of Kindness”.

Frame do filme "Motel Destino", de Karim Aïnouz, que está na seleção oficial de Cannes (Sinny Assessoria/Divulgação)
Frame do filme "Motel Destino", de Karim Aïnouz, que está na seleção oficial de Cannes (Sinny Assessoria/Divulgação)

Sexta passagem pelo evento

O thriller erótico que marca a sexta passagem de Aïnouz pelo evento, um recorde no cinema nacional. O filme traz, como protagonistas, Iago Xavier, Nataly Rocha – selecionados por teste entre mais de 500 atores – e Fabio Assunção. “É sempre muito emocionante ter um filme selecionado para o Festival de Cannes. Embora seja a minha sexta vez aqui, parece a primeira. Foi lá que estreei com ‘Madame Satã’, há mais de 20 anos. Exibi, na Quinzena dos Realizadores, ‘Abismo Prateado’, e fui premiado com ‘A Vida Invisível’ na mostra Un Certain Regard”.

Tal qual, foi no festival que Aïnouz dividiu, com o grande público, “Marinheiro das Montanhas”. “Um filme tão pessoal sobre a história dos meus pais. E também ‘Firebrand’”, celebra o diretor. 

Erotismo

Elemento recorrente na filmografia de Karim Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo deste oitavo longa de ficção do diretor. Assim, ele apontou suas lentes para as cores fortes e vibrantes do litoral nordestino, que dão a tônica visual-narrativa da nova obra. “Hoje meu coração está em festa. Retornar ao festival com um filme que marca a minha volta ao Brasil, depois de tanto tempo longe e de quatro anos de um governo fascista, é uma comemoração dupla, uma volta dobrada para casa”.

Fome de existir

Aïnouz considera “Motel Destino” um filme insaciável, sedento e sensual. “Nesse retorno, me dei o prazer de explorar novas possibilidades estéticas e dramatúrgicas. Sob o sol implacável do Ceará, ousei sonhar um filme novo, com muito suor, tesão, alegria e a vitalidade própria de quem tem fome de existir”, diz o diretor. O estabelecimento de beira de estrada que dá título ao novo filme é, segundo Karim, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”.

O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve o futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível. “Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, os caminhos deles se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.

Processo

A narrativa nasceu da parceria de Karim Aïnouz com o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes. Trata-se da escola de formação em artes da Secretaria de Cultura do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, com sede em Fortaleza. O diretor é um dos criadores do laboratório, o CENA 15, onde atuou como tutor por nove anos – hoje, é mentor. Foi lá que convidou o roteirista cearense Wislan Esmeraldo para desenvolver o roteiro do projeto. Mais tarde, Mauricio Zacharias se juntou ao processo, repetindo a parceria de “Madame Satã” e “O Céu de Suely”.

Aïnouz conta que se inspirou bastante na pornochanchada e no cinema noir. “Posso resumir ‘Motel Destino’ como um thriller erótico, mas ele é, antes de tudo, uma história de amor. O amor entre um jovem periférico que vive à revelia de um sistema que o quer morto e uma mulher que resiste aos atentados do patriarcado contra a própria vida”, adianta Aïnouz.

Equipe

Por trás das câmeras, a diretora de fotografia Hélène Louvart, renomada por seus trabalhos em “A Vida Invisível” e “Never Rarely Sometimes Always”. A montadora é Nelly Quettier, reconhecida por “Beau Travail” e “Lazzaro Felice”. Por sua vez, a direção de arte é de Marcos Pedroso, de “Madame Satã” e “Praia do Futuro”. A produção foi liderada por Janaina Bernardes (Cinema Inflamável) e Fabiano Gullane e Caio Gullane (Gullane). Além dos três protagonistas já mencionados, Renan Capivara, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Isabela Catão e Jupyra Carvalho completam o elenco. 

Projetos recentes

Antes de “Motel Destino”, Karim Aïnouz rodou mais recentemente “Firebrand” – com Alicia Vikander e Jude Law – no Reino Unido. E, do mesmo modo, “Marinheiro das Montanhas” e “Nardjes A.” na Argélia, “A Vida Invisível” (2019) no Rio e “Aeroporto Central” (2018) em Berlim. Com filmagens divididas entre Brasil e Alemanha, “Praia do Futuro” (2014) foi o último projeto realizado por Karim em solo cearense, embora a maior parte da trama tenha sido ambientada na cidade europeia. 

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