Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Rodrigo Pederneiras é convidado do projeto Envelheço na cidade

Imagine uma família sem qualquer tradição na dança cujos seis filhos, quatro homens e duas mulheres, acabam formando um grupo. Mais: que usam a própria casa como sede. A gente vê hoje o Grupo Corpo com grandes espetáculos apresentados mundo afora e não imagina como foi, mais de 40 anos atrás, para os filhos de Manoel e Isabel Pederneiras desbravarem um terreno praticamente sem referências em Belo Horizonte. Rodrigo Pederneiras, coreógrafo de tantas montagens inesquecíveis – “21”, “Bach”, “Lecuona”, “Parabelo”, “Gira” – descobriu a dança por meio da irmã, Myriam Pederneiras, a primeira dos seis irmãos a descobrir a arte. Daí foi um pulo para que todos – Paulo, José Luiz, Pedro e Marisa – também dessem os primeiros passos.

História

O Corpo nasceu no bairro da Serra, mais especificamente na Rua Barão de Lucena, 66, na casa em que a família vivia. Assim que viram que o trabalho era pra valer e que os filhos seguiriam carreira, Manoel e Isabel deixaram a casa, o único imóvel que tinham, e se mudaram.

Ali os seis criaram o espetáculo “Maria Maria” (1976), um sucesso estrondoso que ficou vários anos em cartaz. Só em Paris cumpriram, naquela época, uma temporada de um mês. A partir de “Maria Maria”, com música composta especialmente para a montagem por Milton Nascimento e Fernando Brant, o Corpo começa sua escalada para se formar como uma das mais expressivas e originais formações de dança contemporânea brasileira. 

Rodrigo Pederneiras. Foto: Jose Luiz Pederneiras / Divulgação
Rodrigo Pederneiras. Foto: Jose Luiz Pederneiras / Divulgação

Rodrigo conta histórias deliciosas, relembrando da BH da época. Quando se mudaram da Serra para a Avenida Bandeirantes, onde o grupo está até hoje, nem ônibus chegava lá.

Acompanhe aqui a entrevista que a repórter Mariana Peixoto faz com Rodrigo Pederneiras:

Cena do ensaio de GIL com Grupo Corpo. Foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!