Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Palácio das Artes recebe exposição sobre vida e obra do mestre renascentista Raffaello Sanzio

Gostou? Compartilhe!

A exposição é uma celebração ao 500° aniversário de morte de Raffaello Sanzio, um dos maiores artistas do Renascimento italiano.

Informações enviadas por Assessoria de Imprensa

Até o dia 27 de fevereiro de 2022, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, recebe a exposição Magister Raffaello. Ela é promovida pelo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte, pela Fundação Clóvis Salgado e pela Magister Art em celebração ao 500° aniversário de morte de Raffaello Sanzio, um dos maiores artistas do Renascimento italiano.

Através de recursos tecnológicos e conteúdo multimídia, a exposição conduz o visitante em uma viagem digital inédita ao Renascimento e à vida e obra do pintor. Para retratar a carreira desse mestre renascentista, a exposição é dividida em seis áreas temáticas com grandes telas nas quais conteúdos multimídia narram as obras de Raffaello. 

A exposição sobre Raffaello faz parte do vasto programa de valorização da cultura e arte italianas desenvolvido nos últimos anos pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte.A curadoria é de Claudio Strinati, historiador de arte, especialista em pintura e escultura renascentista, e de Federico Strinati, gestor de promoção e patrimônio cultural.

A visita

O passeio pela mostra começa com um autorretrato de Raffaello, atualmente em exposição na Galeria Uffizi em Florença. Tem, ainda, a cronologia dos principais momentos da vida do artista. A primeira sala temática, Espaços Habitados, traz o quadro A cidade ideal, de autor desconhecido, mas contemporâneo a Raffaello. É um convite ao visitante a começar a jornada partindo de Urbino, cidade onde o artista nasceu, para chegar à Città di Castello.

Na sala seguinte, Encontrando Equilíbrio, o público poderá vivenciar um período altamente produtivo da vida de Raffaello. A obra A Deposição, que poderá ser apreciada, traz a revolução realizada pelo mestre ao relatar a deposição de Cristo: o jovem Grifonetto Baglioni segurando o lençol com o corpo de Cristo.

A Escola de Atenas, A expulsão de Heliodoro do templo e O fogo no Borgo são obras inéditas na arte ocidental que enriquecem as chamadas Salas de Raffaello, nos Museus Vaticanos.

Por fim, na sala Utopia e Poder, a jornada pela vida e obra de Raffaello termina com a obra A Transfiguração, última pintura que simboliza o fim prematuro de uma vida.

Serviço

“Magister Raffaello” | Raffaello Sanzio

Período de exposição: 11 de Janeiro (terça-feira) a 27 de fevereiro (domingo)

Local: Grande Galeria Guignard – Palácio das Artes

Entrada Gratuita

Palácio das Artes recebe exposição sobre vida e obra do mestre renascentista Raffaello Sanzio. Foto: Cortesía SECTUR Guanajuato
Palácio das Artes recebe exposição sobre vida e obra do mestre renascentista Raffaello Sanzio. Foto: Cortesía SECTUR Guanajuato

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!