Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Toninho Horta é o primeiro entrevistado do projeto ‘Envelheço na Cidade’

Criado pelos jornalistas culturais Helvécio Carlos e Mariana Peixoto, o projeto Envelheço na cidade – Belo Horizonte como personagem, tem o objetivo de resgatar a memória cultural da capital mineira. Entre os dias 02 de 10 de setembro, serão transmitidas no canal do YouTube Duo Cultural, entrevistas realizadas com artistas e/ou realizadores que a partir de BH ganharam o Brasil e o mundo.

Na abertura, Toninho Horta fala de sua trajetória e das histórias do Clube de Esquina. O cantor e compositor nasceu na Floresta, foi criado no Centro, circulou bastante por Santa Tereza e, com sua família, viveu por muito tempo no Horto. Morou no Rio de Janeiro e em Nova York, tocando ao lado de Elis Regina, Milton Nascimento e Pat Metheny. Mas nunca deixou Belo Horizonte, que inclusive lhe deu seu prêmio mais importante. Com o álbum duplo que leva o nome de sua cidade, Toninho venceu o Grammy Latino de Música Popular Brasileira em 2020.

Histórias

O músico recupera tal história no bate-papo de abertura do projeto Envelheço na cidade. Em atividade na música desde a adolescência, nos anos 1960, Toninho fala da influência que sofreu do irmão mais velho, o contrabaixista Paulo Horta. Foi ele quem o levou para a música. Na época, instrumentistas de BH se encontravam no centro, no chamado Ponto dos Músicos. De terno e gravata, com os instrumentos em mãos, negociavam, na rua, cachês e lugares para tocar na noite da cidade.

gal costa samuel rosa
Foto: Paulo Ti / Divulgação

Toninho nunca morou no Edifício Levy, o conhecido prédio na região central que abrigou a família Borges e Milton Nascimento. Mas viveu bem perto. No início, esbarrava com Beto Guedes e Lô Borges e torcia o nariz. Eles eram roqueiros; ele era da turma da bossa nova. Mas logo logo seus caminhos não demoraram a se encontrar, como Toninho conta no bate papo. Chega até os dias de hoje e fala da alegria do Grammy e dos planos para o futuro. Sempre de BH para o mundo.

Confira a entrevista de Toninho Horta para o projeto Envelheço na Cidade:

ENVELHEÇO NA CIDADE

Datas: 02/09 (Toninho Horta), 04/09 (Rodrigo Pederneiras), 06/09 (Beatriz Apocalypse), 08/09 (Helvécio Raton) e 10/09 (Eduardo Moreira).

O projeto Envelheço na Cidade tem o patrocínio da Belotur.

Transmissões sempre às 20, pelo canal no YOUTUBE

Instagram: @duocultural

Foto divulgada por Prefácio Comunicação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!