Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Grupos de teatro de MG lançam documentários e podcast

Zula Cia de Teatro e Quatroloscinco anunciam filmes com os bastidores da criação

Dois grupos de teatro de Belo Horizonte anunciaram projetos envolvendo documentários. É bonito ver como os artistas acabaram criando outros movimentos para dar vazão à própria arte neste período que estamos enfrentando. A Zula Cia de Teatro lança, no dia 02 de setembro, um filme que registra parte do processo de arte e educação e também um podcast. Já o grupo Quatroloscinco já disponibilizou no YouTube o documentário Desmontagem Fauna.

Zula Cia de Teatro lança documentário e podcast

A Zula Cia de Teatro é responsável por um dos espetáculos mais importantes que vi nos últimos tempos, Banho de sol. Os novos produtos ainda são expansões do processo que deu origem à peça. O doc A Arte Como Possibilidade de Liberdade/Trajetória Centro Socioeducativo São Jerônimo, por exemplo, apresenta o trabalho desenvolvido na instituição. Olha que lindo: algumas adolescentes viram a peça e pediram aula de teatro. O projeto, no entanto, foi interrompido pela pandemia. Legal ver um processo artístico tão poderoso entrar no universo dos documentários.

Se o filme mostra ao público um panorama geral das ações realizadas nesse espaço, o podcast reúne depoimentos das adolescentes. Serão cinco episódios. As falas das meninas que estavam em situação de privação de liberdade foram conectadas às de outras jovens pelo mundo. A estreia do projeto será no dia 02 de setembro, em todas as plataformas de streaming. No mesmo dia haverá uma live com as integrantes da Zula Cia de Teatro para detalhar mais sobre as ações. Tudo gratuito. 

Foto: Guto Muniz / Divulgação
Foto: Alexandre Tavera/Divulgação

Desmontagem Fauna

Desmontagem Fauna, do grupo Quatroloscinco Teatro do Comum, foi feito quase dois anos depois da última apresentação da peça Fauna. O espetáculo estreou em 2016 e percorreu todo o Brasil. O filme, com 48 minutos de duração, foi dirigido por Ítalo Laureano em parceria com Janaína Patrocínio.

O documentário mistura imagens de arquivo com novas cenas. As passagens do espetáculo são entremeadas por uma conversa entre os artistas sobre a peça. Fazem parte do grupo Quatroloscinco Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Rejane Faria. O documentário está disponível aqui. 

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!