Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Circuito Saraus das Estações lança programação de Primavera

Foto: Mariana Machado / Divulgação

Os próximos sábados serão agitados pelo Circuito Saraus das Estações. O evento idealizado por Flávia Ellen começa neste 25 de setembro e vai até 23 de outubro. Cada semana terá três apresentações que incluem música, performance, dança e outras linguagens artísticas para celebrar a chegada da Primavera. A programação é inteiramente gratuita e virtual. O evento é patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura.

O circuito irá reunir o Colabhorasom, o Sarau D’Morais, o Sarau da Iaiá, o Sarau Dengo e o Sarau Mulheres Criando. Ele vai contar com as apresentações de artistas como Júlia Tizumba, Maíra Baldaia, Bia Nogueira, Nívea Sabino, Hugo Zschaber, Luísa Bahia e muitos outros.

A primeira apresentação será com o Sarau Dengo. O evento será gravado no Centro Cultural São Geraldo a partir das 16h. Você poderá conferir as performances de Luísa Bahia (música), Luiza Da Iola (música) e Nívea Sabino (literatura).

Por dentro do projeto

Segundo Flávia Ellen, o Sarau Dengo tem a mesma proposta que o significado de “dengo”: “um aconchego no outro em meio a um cotidiano duro”. Por isso, espera que o sarau seja um momento em que as pessoas sintam a leveza e conexão artística que o sarau proporciona.

A coordenadora do projeto, também conta que o Circuito Saraus das Estações surgiu a partir da observação de iniciativas musicais que fugiam de locais tradicionais, como festivais e casas de shows. Daí veio a ideia de reunir essas iniciativas e saraus que já existiam em um só evento. Assim, a expectativa é que esse seja o primeiro circuito de muitos outros.

Atração

Luísa Bahia será uma das cantoras que irão se apresentar no primeiro dia do evento, com o show autoral Coisa de Bicho. “Como eu venho do teatro, de uma tradição teatral, então eu gosto de brincar com personagens, com figuras, imagens. Então, tem samba, tem MPB, tem bossa, tem rock’n’roll, tem paisagem sonora do centro da cidade. Toco violão, toco sacola e brinco muito com o meu corpo também, com alguns objetos. Acho que é isso, Coisa de Bicho é uma multiplicidade. Brinco que eu sou ativista de imaginários. Gosto de pôr as pessoas para imaginarem”, conta.

Para Luísa Bahia, é tempo de florescer de coisas novas. “Vai ser a primeira edição deste sarau, então eu vou ter a felicidade de abrir essa edição. Eu acho que é sempre tempo da gente renovar a fé na vida. E eu acho que a arte faz isso muito bem, traz essa força dos símbolos, dos signos, que ressignificam a gente, que reinventam a nossa existência. Então eu acho que é sobre a vida. Sobre florescer e seguir firme com as nossas criações, com as nossas conexões. Então eu espero tudo de lindo. E será um prazer compartilhar com todo mundo essa experiência.”

Para não perder nenhuma das apresentações, confira a programação de Primavera completa do Circuito Saraus das Estações:

Programação do Circuito Saraus das Estações

Sarau Dengo | 25/09/21

Horário: 16h

Local: Centro Cultural São Geraldo

– Nívea Sabino (literatura)

– Luiza Da Iola (música)

– Luísa Bahia (música)

Sarau D’Morais | 02/10/21

Horário: 16h

Local: COLLAB

– Menino Jaz (literatura)

– Hugo Zschaber (música)

– Kainná Tawá (música)

Sarau da Iaiá | 09/10/21

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Urucuia

– Cliver Honorato (música)

– Júlia Tizumba (música)

– Pitucho (dança)

Colabhorasom | 16/10/21

Horário: 18h

Local: Bagueteria Francesa

– Renata Lopes (música)

– Péricles Garcia (música)

– Ninho Mathias (música)

Sarau Mulheres Criando: “Negra Voz” | 23/10/2021

Horário: 16h

Local: Casa de Referência da Mulher Tina Martins

– Bia Nogueira (música)

– Maíra Baldaia (música)

– Débora Costa (música)

maíra baldaia
Foto: Lu Diniz / Divulgação

Este conteúdo foi produzido por Maria Luiza Cunha

Jornalista em formação e colaboradora do Culturadoria. Ama entrevistas, ler e colecionar curiosidades.

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!