Menu
Agenda Cultural

Agenda da semana: confira os destaques de 9 a 15 de dezembro

Atrações da segunda semana de dezembro: MPB4 (Leo Aversa/Divulgação), Camila Provenzale (Douglas Danne/Divulgação), Yara Tupinambá (arquivo pessoal), Zé Ramalho (Leo Aversa/Divulgação)

O Natal vai se aproximando e, neste compasso, a capital mineira já vai recebendo uma leva de turistas que vem passar os festejos na cidade, com parentes ou amigos aqui radicados. Não bastasse, como diria uma velha música, vem chegando o verão… E, tal qual, os ensaios de blocos de Carnaval vão inundando a agenda. É muita coisa ao mesmo tempo agora, mas listamos alguns dos eventos agendados para os próximos dias de dezembro… Confira!

TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO

Corpo Cidadão

No novo espetáculo de encerramento das atividades do projeto Corpo Cidadão, uma novidade: a apresentação inédita do novo espetáculo, “Estardalhaço”, protagonizado pelos jovens dançarinos do Grupo Experimental de Dança (GED). E, ainda, a apresentação do espetáculo “Here Y Acolá” (que faz sua  estreia no palco do Cine Teatro Brasil ). Ambos no dia 10 de dezembro de 2024 (terça-feira), a partir das 20h, no Cine Theatro Brasil. Entrada franca.

Lançamento de livro na AML

No dia 10 de dezembro, terça-feira, Afonso Henriques de Guimaraens Neto, membro da AML, lança, em BH, a sua antologia poética “Névoas de sonho”, em versão bilíngue. “Névoas de Sonho/Brumes de Songe” foi lançado neste final de 2024 pela editora L’Harmattan de Paris. Na ocasião, haverá bate-papo e sessão de autógrafos com a presença do autor. No auditório da Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes), às 19h30. Acesso gratuito.

Terça da Dança

No dia 10, às 19h, o “Terça da Dança”, projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH, apresenta a mostra de resultado das pesquisas realizadas por meio do Edital Dança Corpo- Território 2024. A iniciativa selecionou cinco propostas que investigam a relação entre a dança, o acervo museológico do centro de BH e os Centros de Referência municipais. Assim, neste dia, o público poderá conferir quatro trabalhos: “Trança, Tronco – Diálogos para Florescer”, de Marize Dinis, Danton Walison e Sílvia Guedes; “Corpos Afiados ou Afincados?”, de Adriana Banana, Maria Flor Guerreira, Carolina Chaves e Nadj KaiKai; “Zi – Zona Indeterminada”, da coreógrafa Dudude; e a instalação “Ocupação Move Concreto! Mhab”, do Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Entrada franca.

Espetáculo “Bento”

Os artistas do Curso Técnico e curso Básico em Dança do Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Bento”, com direção coreográfica de Alan Keller. São dois atos: “É a Foz” e “É o Menino”. Na primeira parte, há um paralelo entre o Rio São Francisco e a trajetória dos artistas em cena. No segundo, Bento, menino que descobre que o Mar está triste por não conhecer Minas. Em cena, todos os alunos do curso de dança, bem como convidados do curso técnico de teatro e do Coro InfantoJuvenil do Palácio das Artes. Trilha sonora: Sérgio Pererê. Dias 10/12 (terça-feira) e 11/12 (quarta-feira), às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Entrada gratuita.

Festival Fartura Belo Horizonte 

Até 13 de dezembro, o Cresan Mercado da Lagoinha se transforma em um espaço de celebração gastronômica e cultural com a segunda etapa do Festival Fartura Belo Horizonte. A iniciativa é parte das comemorações dos dez anos da Plataforma Fartura Gastronomia do Brasil, estendendo a programação na semana do aniversário da capital mineira, onde sua história começou. Horários: Segunda – 9/12: 13h às 19h. Terça – 10/12: 13h às 20h. Quarta – 11/12: 13h às 22h. Quinta – 12/12: 10h às 22h. Sexta – 13/12 – 9h às 12h. Cresan Mercado da Lagoinha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 – Lagoinha). Acesso gratuito.

Dream Theater – 40th Anniversary Tour

Turnê que celebrará os 40 anos de história do Dream Theater passará por Belo Horizonte em dezembro. A apresentação terá duração de aproximadamente 3 horas com um repertório que incluirá clássicos e músicas favoritas dos fãs. Formação com James LaBrie, John Myung, John Petrucci, Mike Portnoy e Jordan Rudess. Dia 10, às 19h. Abertura dos portões às 17h.

QUARTA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO

5ª Mostra Periferia Cinema do Mundo

A Mostra Periferia Cinema do Mundo chega à sua 5ª edição. São 19 filmes, entre curtas e longas, produzidos entre 2023 e 2024, além de sessões comentadas. Este ano, também serão exibidos filmes de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Outro destaque são obras realizadas no contexto de processos formativos e que evidenciam a visão e a potência criativa de jovens sobre questões relacionadas aos territórios e vivências. Exibições entre os dias 11 e 15 de dezembro, com sessões às 16h30 e às 19h. O acesso é gratuito. Ingressos no site Sympla. Tal qual, na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão. Informações: site do Circuito Municipal de Cultura.

Lançamento de livro na AML

No dia 11 de dezembro, quarta-feira, às 18h30, na AML, acontece o lançamento do livro “Para ler e revisar textos”, organizado por Ana Elisa Ribeiro e Márcia Regina Romano. A obra é um apanhado de textos de seis pesquisadoras sobre o universo da prática revisional. Assim, o livro propõe reflexões a partir da trajetória acadêmica e profissional de suas autoras Jéssica Soares, Lourdes Nascimento Pollyanna Mattos Vecchio, Renata Alves Pires, Ana Elisa Ribeiro e Márcia Regina Romano, todas revisoras experientes. Na ocasião, haverá bate-papo com a presença das autoras e organizadoras. A entrada é gratuita.

Casa do Papai Noel no Parque do Palácio

A partir do dia 11 de dezembro, o Parque do Palácio oferece a experiência Casa do Papai Noel, projeto da arquiteta Cynthia Silva. “Estamos criando uma ambientação com elementos naturais, tons neutros e detalhes que remetem a um cenário nevado, tudo pensado para encantar crianças e adultos”, destaca ela. Além de tirar fotos com o Papai Noel, haverá uma programação especial organizada pela Aldeia Curadoria e Movido a Fantasia, com atrações gratuitas e pagas, como contação de histórias, gincanas e oficinas diversas. O local terá, ainda, loja com artigos infantis e kokedemas. E gastronomia diversificada, por conta do Zuzunely, da chef Bruna Haddad e do Botânico, restaurante que já opera no local.

The White Buffalo – Latin America Tour 2024

Influenciado por músicos de folk como Bob Dylan e Leonard Cohen, pelo autêntico country de Nashville e impactado também pelo rock e americana, The White Buffalo, também conhecido como o cantor/compositor/guitarrista norte-americano Jake Smith, desembarca no Brasil, em dezembro, para a primeira turnê, que passará por seis cidades. BeFly Hall (Av. Nossa Sra do Carmo, 230, Savassi). Dia 11. Abertura dos portões: 19h. Show às 21h.

“LUZ ÆTERNA – Ensaio Sobre o Sol”

A partir de 11 de dezembro, mostra gratuita “LUZ ÆTERNA – Ensaio Sobre o Sol”, que adentra o CCBB BH (Praça da Liberdade, 450), convida o público a ser parte da experiência que une arte, tecnologia e sustentabilidade para celebrar a importância do Sol na jornada da humanidade. Oito artistas e estúdios brasileiros assinam as obras da exposição. A partir de projeções e trilhas sonoras autorais, as instalações evocam a poética do Sol para proporcionar experiências sensoriais – o participante passa a ser o centro da obra e é convidado a vivenciar a evolução e o poder deste corpo celeste, essencial à vida na Terra. Até 20 de fevereiro de 2025 Funcionamento: aberto de quarta a segunda, das 10h às 22h. Classificação indicativa: livre. Ingressos gratuitos disponíveis em ccbb.com.br/bh e na bilheteria física do CCBB BH.

QUINTA-FEIRA, 12 DE DEZEMBRO

Sensacional de Rolé 

A programação continua com uma noite na Autêntica que celebra a música jamaicana na quinta, dia 12 de dezembro, a partir das 20h. The Skatalites, primeira backing band do lendário Studio One, local que revelou ao mundo nomes Bob Marley e Jimmy Cliff, chega à Autêntica, tocando clássicos como “Latin Goes Ska” e “Eastern Standard Time”. O evento ainda conta com o Bonde do Dub, que convida Marina Peralta, confirmada no Lollapalooza 2025, além do Deska Sound, destacando gêneros como o dub, o reggae e o ska. A Autêntica fica na R. Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia. Ingressos: Shotgun

Encontro Musical na Casa Outono

No dia 12 de dezembro, às 20h30, a Casa Outono (Rua Outono, 571, Carmo) recebe Murilo Santiago, Gladston Galliza e Serginho Silva. Com um repertório diversificado, a apresentação promete um passeio musical que une sofisticação, brasilidade e emoção, em um cenário intimista. Ingressos: R$ 40, no Sympla. Informações: (31) 99906-0624

“Belo Bracher Horizonte”

Com curadoria de Fani Bracher, a mostra da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10) reúne mais de 60 obras, com uma série inédita de paisagens urbanas e personalidades, numa homenagem a Belo Horizonte, que completa 127 anos na mesma data. Abertura no dia 12 de dezembro, quinta-feira, às 18h.

Information Society, Double You e Kon Kan

Belo Horizonte será a primeira cidade a receber o evento, no BeFly Hall (Avenida Nossa Sra do Carmo, 230). Assim, no dia 12 de dezembro, a partir das 21h, vai se transformar numa máquina do tempo, levando o público para as pistas de dança dos anos 80 e 90. Information Society, Kon Kan e Double You, três das maiores bandas da música eletrônica e synth-pop de todos os tempos, cada uma apresentando um show completo.

Exposição “Em Casa”

A Galeria do Térreo do Centro Cultural da UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro), recebe a exposição individual “Em Casa”, da artista visual Cláudia França, a partir do dia 13 de dezembro. A mostra estará aberta ao público até 30 de janeiro de 2025, com entrada gratuita. Nesta nova exposição, Cláudia propõe uma reflexão sobre a casa como espaço de trabalho, ordem e desordem, levantando questões sobre seu papel como refúgio, local de descanso e conforto.

Filarmônica de Minas Gerais recebe a soprano Camila Provenza

As séries Allegro e Vivace da Filarmônica de Minas Gerais homenageiam Strauss nos dias 12 e 13 de dezembro, às 20h30, na Sala Minas Gerais. Regência do maestro Fabio Mechetti. O repertório terá três obras de R. Strauss: Morte e transfiguração, op. 24Quatro Últimas Canções e O cavaleiro da rosa, op. 59: Suíte. A convidada é a soprano brasileira Camila Provenzale. Ingressos à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala, a partir de R$ 39,60 (inteira). 

Espetáculo “MarcaPasso”

Criação que explora as conexões entre corpo, tempo e memória. “MarcaPasso” estreou em setembro de 2019 na 8ª temporada da segundaPRETA em Belo Horizonte, como cena curta. Desde então, se consolidou como um registro sensível sobre amor e dança em movimento e, especialmente, em construção. O solo de Suellen Sampaio tem direção de Alexandre de Sena e a dramaturgia de Andrea Rodrigues. As apresentações em Belo Horizonte antecedem a participação de “MarcaPasso” no prestigiado Kurüche – Festival Internacional de Artes Escénicas, em janeiro de 2025, na cidade de Temuco, Chile. Teatro Espanca (Rua Aarão Reis, 542, Centro), dias 12 e 13, às 20h. Entrada gratuita.

“Yara Tupynambá – Exposição Paisagens da alma mineira”

As cores e a “tomografia” de Minas Gerais, eternizadas por Yara Tupynambá, estão na retrospectiva individual da artista “Paisagens da alma mineira”, com curadoria do Instituto & Memorial Yara Tupynambá. Será inaugurada no dia 12 de dezembro na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes. Em cartaz até 23 de fevereiro de 2025. A exposição apresenta 121 obras, entre pinturas, gravuras, objetos, estudos, desenhos e registros fotográficos que documentam a produção de Yara. Os temas abrangem o cotidiano, a espiritualidade e a cultura mineira, em um panorama que explora a profundidade e a universalidade da obra da artista.

SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO

MPB 4

O grupo MPB4 se apresenta no Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), no dia 13 de dezembro, às 21h. O espetáculo comemora os 60 anos do quarteto formado por Miltinho, Aquiles (ambos da formação original), Dalmo Medeiros (que entrou no grupo substituindo Ruy Faria) e Paulo Malaguti Pauleira (que passou a integrar o MPB4 após a morte de Magro Waghabi). No palco, o MPB4 estará acompanhado por João Faria (baixo), Pedro Reis (guitarra e bandolim) e Marcos Feijão (bateria). O roteiro do show faz um apanhado das seis décadas do MPB4, chegando até ao mais recente álbum, “60 anos de MPB” (Biscoito Fino). Inclui, claro, clássicos como “Amigo é pra essas coisas” (Silvio da Silva Júnior e Aldir Blanc) e “Roda viva” (Chico Buarque)

“O Mundo Está em Chamas, o Teatro Também Tem de Estar”

O Teatro da Fumaça faz sua estreia em BH com espetáculo coletivo e autoral. Sinopse: um grupo ensaia: uma atriz insiste em permanecer em um teatro prestes a ser demolido, um espectador confunde um musical com um sequestro, e um integrante de uma companhia de Teatro de Revista tem sua temporada interrompida por um golpe de Estado. Apresentação nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 19h; no Teatro de Bolso Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046). Ingressos à R$30 (inteira) e R$15 (meia) disponíveis no Sympla.

Zé Ramalho – Show dos Sucessos Volume 2

Zé Ramalho leva turnê “Show dos Sucessos – Volume 2” no dia 13 de dezembro no BeFly Hall, junto à Banda Z, às 22h. Ingressos pelo site Sympla. No palco, o cantor e compositor relembra canções atemporais como “Admirável Gado Novo”, “Sinônimos”, “Entre A Serpente e a Estrela”, “Avôhai”, “Chão De Giz” além das releituras de Raul Seixas, Gonzaguinha e versões de Bob Dylan.

SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO

Cia Pierrot Lunar – 25º Bazar de História

O tradicional Bazar de Histórias chega à sua 25ª edição. Evento multicultural promovido no Espaço Aberto Pierrot Lunar (Rua Ipiranga, 137, Floresta), desde 2008, acontece no dia 14 de dezembro, sábado, das 15 às 23h, com entrada franca. Assim, o espaço uma programação composta por cinema, teatro, música, dança, performance, mostra fotográfica, exposição de brechó e artesanato. Do mesmo modo, o bar Lunar com comes e bebes funcionando durante todo o evento. Entrada Franca.

Edição de Natal: Feira do Vinil & CDs Independentes

A última Feira do Vinil & CDs Independentes de 2024 será no próximo sábado, 14 de dezembro, na Casa de Jornalista (avenida Álvares Cabral, 400, Centro), das 10h às 17h. A feira reúne um acervo de diferentes estilos musicais, com mais de 6 mil títulos. Entrada gratuita.

BailinhoSensacional de Rolé

A Bela, bar de karaokê localizado no Conjunto de edifícios Sulacap e Sulamerica, recebe DJ Bruna Castro e o DJ Joca no Bailinho, dia 14 de dezembro. A festa, vale dizer, nasceu no after do bloco Filhos de Tcha Tcha. Bela (Av. Afonso Pena, 955 / Rua da Bahia 720 – Centro). Mais informações: @festivalsensacional 

Junior Solo Tour

Junior, cantor e multi-instrumentista, celebra sua trajetória musical. Sábado, dia 14. Abertura dos portões: 20h. Show: 22h. BeFly Hall (Avenida Nossa Sra do Carmo, 230). Ingressos entre R$ 40 e R$ 240.

Orquestra Ouro Preto Rock Festival: Lendas do Rock

Show no sábado, 14/12/2024, às 20h30, no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes. O setlist abre espaço para Beatles, Stones, Queen (“Bohemian Rapsody”), Led Zeppelin, Metallica, Deep Purple, Guns N’ Roses e Pink Floyd, mostrando toda a diversidade do rock n’ roll.

Espetáculo Bufona’s

Após anos comendo lixo, vivendo de restos, sobrevivendo à margem com suas filhas e filhos, um bando de bufonas invade a cidade e volta para “dizer a verdade”, provocar e rir. O espetáculo performático conta com uma forte construção visual – grotesca e sublime – e um tom cômico, irônico, que busca na relação de jogo com o público, criar momentos de cumplicidade e deboche. Dias: 14 e 15 de dezembro, às 17h. No sábado, na Floresta, na Rua Geraldo Teixeira da Costa, 401 – Bairro Floresta. Já no dia 15, Rua Maria Ortiz, 07 – Bairro Primeiro de Maio. Mais informações: instagram @mulherquebufa

Trio Benzin recebe guitarrista Arthur Guimarães

O CCBB Educativo apresenta no dia 14 de dezembro, às 18h, um concerto dida?tico com mu?sicos da cena atual do choro belo-horizontino. Com uma abordagem moderna que mistura música e história recebe o guitarrista Arthur Guimara?es. O Trio Benzin é formado por Paola Andrade (pandeiro), Leo Borges (clarineta) e Giovana Sobrinho (viola?o). Nesta apresentac?a?o, eles irão alternar canc?o?es de Moacir Santos, Pixinguinha, K-chimbinho, Chiquinha Gonzaga e Waldir Azevedo, entre comentários sobre o contexto histo?rico das composições e autores. Entrada franca.

Os integrantes do Trio Benzin, que se apresentam no CCBB BH (Mariana Freitas/Divulgação)
Conteúdos Relacionados