Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Agenda cultural: destaques de 09 a 14 de julho

Gostou? Compartilhe!

A agenda cultural da semana destaca novo festival musical em Inhotim e a pré-estreia da ópera Devoção, em Congonhas.

Por Carol Braga

O fim de semana marcado pela celebração do Dia Mundial do Rock, é claro, destaca esse gênero musical. Em Belo Horizonte, a comemoração fica por conta do Prime Rock Brasil BH. O evento reúne gigantes do rock nacional de diferentes gerações e estilos. O line up é formado por Paralamas do Sucesso, Titãs, Blitz, IRA, Nando Reis, Humberto Gessinger, e, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá tocando Legião Urbana.

O cantor e compositor Paulinho da Viola, que completou 80 anos em 2022, chega a BH em agosto (Leo Aversa/Divulgação)
O cantor e compositor Paulinho da Viola, que completou 80 anos em 2022, chega a BH em agosto (Leo Aversa/Divulgação)

Já para quem prefere outra vertente da música brasileira, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, estreia o festival Jardim Sonoro. De 12 a 14 de julho, a programação combina arte, natureza e performances musicais de artistas renomados como Paulinho da Viola e Joshua Abrams. 

Ópera

Outro destaque especial na agenda cultural do fim de semana é a pré-estreia da ópera Devoção. Os ingressos para a estreia em BH já estão à venda. Neste sábado, a partir das 17h30, os corpos artísticos do Palácio das Artes estarão em Congonhas para a apresentação ao ar livre. 

A ópera narra a história de um imigrante português que constrói uma igreja em Congonhas. O faz impulsionado pela devoção e em cumprimento de uma promessa que lhe trouxe de volta a saúde. Esta igreja se tornaria o Santuário Bom Jesus de Matosinhos, motivo pelo qual a pré-estreia acontece neste local.

“Devoção” é a 95ª ópera da Fundação Clóvis Salgado. A produção, dividida em dois atos, tem música composta por João Guilherme Ripper, libreto de André Cardoso, direção musical de Ligia Amadio e direção cênica de Ronaldo Zero. A montagem inclui a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais, a Cia de Dança Palácio das Artes e o Coral Cidade dos Profetas.

Para refletir

Além desses destaques na agenda cultural, o CCBB-BH sedia a exposição “Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas” a partir do dia 10 de julho. A mostra faz parte do Projeto Memória. Inclui seminários, palestras e um videodocumentário sobre a escritora e ativista, com visitas guiadas até 2 de setembro.

Leonardo Fernandes em Frankenstein – Fragmentos da Guerra.

Teatro

Ainda no CCBB-BH, a peça “Frankenstein – Fragmentos da Guerra” será apresentada de 10 a 22 de julho. A montagem atualiza o clássico de Mary Shelley em um monólogo com Leo Fernandes. O espetáculo interativo “DEFESA”, dirigido por Igui Leal e com colaboração de mais de quinze artistas LGBTQIAPN+, estreia nos dias 11 e 12 de julho no Centro Cultural Bairro das Indústrias. No mesmo fim de semana, de 12 a 14 de julho, a comédia “Aperte o play e só… ria” será encenada no Teatro Marília, com Kayete e Carlos Nunes.

A Cia. Pierrot Lunar celebra 30 anos com a reestreia do espetáculo “Acontecimento em Vila Feliz” no dia 14 de julho, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Mais música Música

Já na música, a banda Lamparina celebra o dia da pizza (10 de julho), com um evento especial e gratuito no Mirante BH. No dia 11 de julho, Arthur Melo lança seu novo álbum “Mirantes Emocionais” no Teatro Bolso Sesiminas, prometendo uma noite de pop e dança. 

Para os amantes do rock, além do Prime Rock Brasil, o Distrital receberá a banda The Lemonheads no dia 12 de julho. Será um show comemorativo pelos 10 anos do espaço.

No dia 13 de julho, Santa Luzia será palco do projeto Música nas Praças, com apresentações de Cobra Coral e Giselle Couto, valorizando a cultura mineira. E para fechar o fim de semana, o Porto Blue Sound 2024 trará ícones do blues como Robben Ford e JJ Thames para a Praça JK em Belo Horizonte, com entrada gratuita.

julho/2024

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]