Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Agenda cultural do fim de semana: atrações de 02 a 07 de julho

Gostou? Compartilhe!

A agenda cultural tem entre os destaques a temporada do Grupo Corpo com Orquestra Filarmônica e também o show de BNegão dedicado ao repertório de Jorge Ben Jor

Por Carol Braga

Mais um fim de semana com agenda cultural movimentada em Belo Horizonte. Assim, entre os destaques, a Filarmônica de Minas Gerais e o Grupo Corpo apresentam o balé “Estância” na Sala Minas Gerais, enquanto BNegão interpreta “A Tábua de Esmeralda” de Jorge Ben Jor no Catavento Cultural. No teatro, o Grupo Quatroloscinco traz a peça “Luz e Neblina” ao Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, dentro da Mostra dedicada à cinematografia de Federico Fellini. Ou seja, tem atração para todos os públicos. 

Na foto, o encontro entre a Filarmônica de MG e bailarinos do Grupo Corpo ocorrido em 2023 (José Luiz Pederneiras/Divulgação)
Na foto, o encontro entre a Filarmônica de MG e bailarinos do Grupo Corpo ocorrido em 2023 (José Luiz Pederneiras/Divulgação)

Mas, quando a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o Grupo Corpo sobem ao palco juntos, precisamos prestar atenção, né? Pois é a segunda temporada que fazem juntos Sala Minas Gerais, entre os dias 04 e 07 de julho. No repertório, os balés Dança Sinfônica, com música de Marco Antônio Guimarães, e Estância, com música de Alberto Ginastera, o mais recente no repertório da companhia mineira. A coreografia é de Rodrigo Pederneiras e a direção artística de Paulo Pederneiras. A regência será do maestro Fabio Mechetti. A Orquestra também interpretará a obra Danzón nº 2, de Arturo Márquez.

Música

Lançado em 1974, A Tábua de Esmeralda de Jorge Ben Jor se destaca como um álbum seminal da MPB. Sendo assim, BNegão, rapper e estudioso da obra de Jorge Ben Jor, oferece interpretações singulares do álbum. O músico traça paralelos entre as letras e a realidade brasileira. 

Então, as canções do disco, segundo BNegão, servem como um guia para navegar pelos desafios da vida, exaltando a cultura afro-brasileira e a resistência popular. O show será no Catavento Cultural no dia 6 de julho. O evento está marcado para começar às 16h. 

Foto: Ândrea Possamai / Divulgação

Fellini

O teatro também tem seu espaço na agenda cultural da semana com a peça “Luz e Neblina”, do Grupo Quatroloscinco. Inspirada livremente no filme “Noites de Cabíria”, de Federico Fellini, a montagem cine-teatral será apresentada no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes no dia 3 de julho, às 20h. É o encerrramento da programação da “Retrospectiva Fellini”. Com direção de Ricardo Alves Jr., dramaturgia de Germano Melo e atuação de Rejane Faria, Assis Benevenuto, Ítalo Laureano e Marcos Coletta, o espetáculo promete trazer ao palco toda a magia do cinema italiano dos anos 1950.

Confira todos os outros destaques da agenda cultural abaixo:

julho/2024

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]