A agenda cultural tem entre os destaques a realização do ELAS Festival com show de Fernanda Abreu e bate-papo com Zezé Motta
Por Carol Braga
Um evento que celebra a diversidade artística de mulheres e LGBTQIAPN+ de cinco estados brasileiros. Assim, é o Elas Festival, um dos destaques da agenda cultural de BH neste fim de semana. O evento, que será de 3 a 5 de outubro na Funarte MG, terá shows, performances, oficinas e debates.
Entre os destaques estão, por exemplo, o show de Fernanda Abreu e o bate-papo “Menopower” com a atriz Zezé Motta, ambas atrações no dia 03 de outubro. Além de valorizar a arte e a cultura, o festival também promove o empreendedorismo feminino e a arrecadação de itens de higiene para o projeto Yo Soy Sangria. Super vale a visita!
Para os amantes do cinema, a 24ª Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito retoma a programação no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. Haverá a exibição gratuita do filme raro “Mestiça, A Escrava Indomável” (1973), estrelado por Sônia Braga. A sessão, no dia 1º de outubro, será seguida de um bate-papo com a filha da diretora, Helena Ribeiro, e a crítica Vivi Pistache.
Música erudita
Na música, o Conservatório UFMG recebe dois eventos imperdíveis da II Mostra Retratos do Brasil. Na terça-feira, 1º de outubro, o pianista Cristian Budu apresenta um recital às 19h30, e na quinta-feira, 3 de outubro, Túlio Mourão Trio sobe ao palco para celebrar os 40 anos do álbum “Jasmineiro”. Ambos os eventos são gratuitos.
Ainda na terça-feira, a Sala Minas Gerais será palco da série Filarmônica em Câmara, com um concerto que inclui obras de compositores brasileiros e internacionais. Ingressos a partir de R$ 15 estão disponíveis para o público, e o evento contará com interpretação em Libras.
Exposições
A agenda cultural de BH segue repleta de opções diversificadas. A Casa Fiat de Cultura inaugura, no dia 1º de outubro, a exposição “Nó – o enlace da renda e da chita”. A mostra traz criações de grandes nomes da moda brasileira, como Ronaldo Fraga, Zuzu Angel e Graça Ottoni, em um diálogo entre o design e o artesanal. A mostra fica em cartaz até 1º de dezembro e a entrada é gratuita.
A programação de exposições também inclui a mostra “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, no CCBB BH. Ela retrata a rica cultura dos povos indígenas da Amazônia através das lentes do fotógrafo japonês. A exposição segue até 30 de novembro.
Shows
Ana Carolina retorna a Belo Horizonte com a turnê “Ana canta Cássia”, no Grande Teatro Cemig, no Palácio das Artes, na sexta-feira, 4 de outubro. O show celebra a obra de Cássia Eller e promete emocionar o público com clássicos como “Malandragem” e “All Star”.
Outro destaque do fim de semana em Belo Horizonte é o show “Minha Casa”, de Mônica Salmaso, no dia 4 de outubro no Grande Teatro do Sesc Palladium. Considerado um dos melhores momentos da carreira da cantora, o espetáculo revisita canções marcantes da trajetória dela, além de apresentar músicas inéditas, reafirmando Mônica como uma das maiores intérpretes da música brasileira.
Influenciado pelo projeto “Ô de Casas”, criado durante a pandemia, e pela turnê com Chico Buarque, o show é uma celebração da arte, vida e identidade brasileira, com uma direção musical sensível, assinada pela cantora e o músico Teco Cardoso.