A agenda cultural da semana está agitada pela presença de Mãeana com o show em que canta João Gomes e João Gilberto
Por Carol Braga
Quem gosta de música popular brasileira e escuta Mãeana pela primeira vez, geralmente vicia. A voz doce, na toada da bossa nova, mas com todo o melodrama do piseiro tem conquistado cada vez mais plateias. Neste sábado (26), a cantora carioca – mas radicada em Salvador – se apresenta na Autêntica e não deixa dúvidas de que é mesmo um dos destaques da programação do fim de semana em Belo Horizonte. Confira outras atrações da semana.
No dia 22 de outubro, a II Mostra Retratos do Brasil traz o pianista mineiro Rafael Ruiz. Ele faz um recital solo gratuito no Conservatório UFMG, com um programa dedicado a Villa-Lobos, Debussy e Chopin.
Também no dia 22, o projeto Sempre Um Papo recebe a historiadora Mary del Priore na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Será o lançamento do livro “Segredos de uma Família Imperial”, que explora os anos de exílio da família imperial brasileira após a Proclamação da República. A entrada é gratuita.
Artes cênicas
No dia 23 de outubro, Kauê Rocha estreia seu espetáculo solo “Muitos Anos de Vida” no Teatro de Bolso SESIMINAS. A peça, que combina humor ácido e comédia física, reflete sobre as lutas de classe e a experiência de um recreador de festas.
A dança contemporânea ganha destaque no dia 24 de outubro. É o espetáculo “Desassossego”, no Teatro Marília, que aborda as trajetórias de três mulheres e suas experiências na sociedade contemporânea.
Também na quinta, dois grandes nomes da nova geração da música brasileira contemporânea se apresentam no Clube de Jazz. Julia Branco está em turnê com o show “O Nome Disso é Arnaldo”, uma homenagem a Arnaldo Antunes, que funciona como um laboratório para o próximo álbum, previsto para 2025. Já Bruna Lucchesi, curitibana radicada em São Paulo, apresenta o show “Quem Faz Amor Faz Barulho”, que traz à tona a obra musical do poeta e compositor Paulo Leminski. Ingressos a partir de R$ 20.
Artes visuais
Entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro, a 8ª edição do CURA – Circuito Urbano de Arte transforma a Praça Raul Soares em um espaço de arte e convivência, com uma curadoria totalmente feminina e instalações interativas que reimaginam a ocupação urbana.
Fim de semana
No dia 25 de outubro, dois eventos de peso tomam conta da cidade. No Palácio das Artes, o reencontro histórico de Augusto Licks e Carlos Maltz, ex-integrantes dos Engenheiros do Hawaii, com a banda Os Engenheiros sem CREA promete emocionar os fãs. Já na agenda cultural do BeFly Minascentro, a lendária Dionne Warwick se apresenta como parte da turnê “One Last Time”, com sucessos que marcaram a carreira, como “Heartbreaker” e “I’ll Never Love This Way Again”.
Nos dias 26 e 27 de outubro e 2 e 3 de novembro, a 12ª edição da feira de arte contemporânea JUNTA será na Funarte MG, reunindo 71 artistas em uma programação diversificada, com DJ sets, praça de alimentação e lançamentos.
Ainda no dia 26 de outubro, a cantora Mãeana sobe ao palco de A Autêntica para apresentar “Mãeana Canta JG”, um show que celebra a diversidade da música brasileira ao unir João Gilberto e João Gomes em uma ponte musical que conecta a bossa nova ao piseiro. Os ingressos já estão esgotados.
Por fim, no dia 27 de outubro, o Grande Teatro do Palácio das Artes recebe “A Guitarra Mágica”, uma ópera rock infantil que adapta “A Flauta Mágica” de Mozart para o universo dos videogames, com uma trilha sonora que mistura Mozart, Michael Jackson e Led Zeppelin.
Cinema
Nesta terça (22), tem a pré-estreia de “Malu” em Belo Horizonte. Será às 20h, no UNA Cine Belas Artes, contando com a presença de Pedro Freire (diretor) e da atriz Yara de Novaes. O filme foi um dos grandes vencedores do Festival do Rio 2024. Levou quatro prêmios: Melhor Longa-Metragem de Ficção (em conjunto com “Baby”), Melhor Roteiro (Pedro Freire), Melhor Atriz (Yara de Novaes) e Melhor Atriz Coadjuvante (dividido entre Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha).
O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte celebra 30 anos em 2024. A programação extensa e diversificada desta agenda cultural começa dia 25 de outubro. Com mais de 100 filmes do Brasil e de diversas partes do mundo, o festival inclui oficinas, debates e cineastas convidados. A programação, gratuita, será em Belo Horizonte, pela primeira vez em Nova Lima, e também de forma virtual na plataforma CineHumbertoMauroMais. Destaque especial para a cineasta mexicana Azucena Losana, que estará na capital mineira para uma mostra paralela e ministrará uma oficina sobre projetores experimentais.