Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Agenda cultural de BH: atrações de 20 a 25 de agosto

Gostou? Compartilhe!

Para além da virada, a agenda cultural da semana em BH tem Os Gilsons, o espetáculo Férias com Drica Moraes e Fábio Assunção além da performer Jinkx Monsoon

Por Carol Braga

O grande destaque da agenda cultural de Belo Horizonte para o fim de semana é mesmo a Virada, com muitas atrações entre sábado e domingo. Mas, como a programação ainda não foi divulgada, vamos dedicar a ela um outro post. Porém, para além das atrações para quem gosta de virar, temos outras dicas ao longo da semana e no fim de semana.

Os Gilsons. Foto Marina Zabenzi
Os Gilsons Foto Marina Zabenzi

Entre os destaques no Sesc Palladium tem “Nuvem de Pássaros”, parte do Palco Giratório 2024. Esse espetáculo, que será apresentado na terça-feira, 20 de agosto, no Grande Teatro, explora a importância da coletividade através da dança. Inspirada na migração dos pássaros, a obra investiga o comportamento social e as diferenças individuais. Assim, reflete sobre a convivência de diferentes espécies que compartilham rotas de voo em busca de melhores condições de sobrevivência. A intervenção artística do Núcleo de Formação em Dança do Sesc MG também faz parte da programação.

Outro destaque da semana é “APTÁ”, um espetáculo de dança-teatro idealizado por Bernardo Gondim e dirigido por Anamaria Fernandes. Será apresentado de 22 a 25 de agosto no Teatro Raul Belém Machado. A peça une movimento, palavra e silêncio para explorar as relações humanas, focando nas conexões entre Bernardo, seu filho autista, Manoel, e seu pai falecido. A montagem alterna entre diferentes polos, apresentando uma combinação única de dança e teatro que valoriza a palavra e a pesquisa de movimento.

Teatro

Para os fãs de teatro, a peça “Eu Odeio Hamlet” é uma paródia da tragédia shakespeariana “Hamlet”, com direção de Mariana Lima Muniz, e encenada por estudantes da Escola de Belas Artes. A peça brinca com clichês da TV e do teatro contemporâneo. A trama gira em torno de Andrew Rally, um galã de TV que se muda para Nova York e se desespera ao conseguir o papel de Hamlet. 

A jovem Cia. Dois É Ímpar estreia com o espetáculo “Retalhos do Tempo” nos dias 23, 24 e 25 de agosto na Funarte MG. Dirigida por Fernando Linares, a peça utiliza a linguagem teatral das meias-máscaras expressivas para explorar as memórias dos antepassados. Aborda a exclusão dos idosos na sociedade e inspirando-se no texto “A Velhice” de Simone Beauvoir.

A comédia “Férias”, escrita por Jô Bilac e estrelada por Drica Moraes e Fabio Assunção, está em cartaz nos dias 24 e 25 de agosto no Cine Theatro Brasil Vallourec. A peça celebra os 40 anos de carreira de Drica Moraes e marca sua volta aos palcos após seis anos. A história gira em torno de um casal que, após 25 anos de casamento, ganha dos filhos um cruzeiro pelo Caribe.

O espetáculo “Tangos e Boleros – grandes clássicos e suas histórias” terá a participação especial da atriz e cantora Tânia Alves. Conduzida pelo ator e cantor Marcio Miranda, a montagem apresenta uma seleção de clássicos de ícones como Carlos Gardel, Astor Piazzolla, Buena Vista Social Club, além de homenagear grandes nomes brasileiros como Nelson Gonçalves, Dalva de Oliveira e Ângela Maria. Será nos dias 24 e 25 de agosto, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. 

Música

O Projeto Brasil, com Célio Balona (acordeon), Milton Ramos (contrabaixo acústico) e Clóvis Aguiar (piano), se apresenta na agenda cultural do Jardim Musical da Casa Belloni na quinta-feira, 22 de agosto. O grupo é conhecido por releituras criativas de compositores brasileiros.

A aclamada Jinkx Monsoon, cantora, atriz e comediante, fará uma apresentação especial em Belo Horizonte na quinta-feira, 22 de agosto, no Sesc Palladium. A única duas vezes vencedora do fenômeno cultural RuPaul’s Drag Race, Jinkx é conhecida por personificações hilariantes e suas performances de stand-up.

Encerrando a semana, os Gilsons desembarcam em Belo Horizonte no sábado, 24 de agosto, para a sessão final da tour “Pra Gente Acordar”. O trio, composto por José Gil, Francisco Gil e João Gil, celebra o primeiro álbum de estúdio . Além disso, o show também tem releituras e composições que já renderam indicações ao Grammy Latino e Prêmio da Música Brasileira.

setembro/2024

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]