Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Academia Filarmônica recebe inscrições para formação de instrumentistas de orquestra até 5 de julho

São 17 vagas destinadas a instrumentistas, de 15 a 30 anos, residentes em Minas Gerais para formação específica de instrumentistas para a atuação profissional em orquestras

Gostou? Compartilhe!

Até o dia 5 de julho estão abertas as inscrições para a Academia Filarmônica! A iniciativa parte do maestro, Diretor Artístico e Regente Titular da orquestra Fabio Mechetti. “É mais uma tentativa de alterar positivamente um cenário ainda presente na vida musical dos jovens instrumentistas brasileiros. Além da limitada oferta de orquestras pelo país, existe um despreparo na qualificação desses músicos para preencherem possíveis vagas. Vamos, então, trabalhar para que, futuramente, a expectativa de qualidade das orquestras seja espelhada na qualidade daqueles que ela adicionar”, explica o maestro. 

O edital com as inscrições para a Academia Filarmônica segue aberto até 5 de julho. Ao todo, oferece 17 vagas direcionadas para instrumentistas residentes em Minas Gerais. O edital, o formulário de inscrição e o repertório exigido para a inscrição estão disponíveis no site da orquestra. 

Fundação da orquestra e formação musical

Quando a Filarmônica surgiu, entre 2008 e 2009, ela foi praticamente fundada do zero. Dessa forma, ocorreram audições para o preenchimento de mais de cinquenta vagas de músicos profissionais. Entretanto, durante o processo, Fabio Mechetti identificou uma lacuna, apesar do talento dos artistas, no quesito preparo técnico para atuação em orquestra. “O ensino instrumental no Brasil, com raras exceções, foca no treinamento técnico de cada indivíduo. Mesmo em cursos de música de graduação, novamente com algumas exceções, a prática orquestral é extremamente limitada”, frisa Mechetti. “Um músico sinfônico deve mostrar não só competência técnica individual, mas também uma conscientização de seu papel na orquestra enquanto membro de um grupo. Ou seja, interagindo com os demais e mantendo uma atitude de performance que se encaixe nessas demandas”, acrescenta.

orquestra romântica
Foto: Flora Silberschneider / Divulgação

Então, a ideia do processo de formação da Filarmônica visa a complementação e preenchimento dessa lacuna.

Funcionamento da Academia Filarmônica

Inicialmente, as aulas ocorrerão virtualmente e, aos poucos, quando a situação pandêmica melhorar, a Filarmônica vai estudar trabalhos presenciais. Além disso, os jovens músicos selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 1.500 para despesas relativas a transporte, alimentação e manutenção do instrumento. O conteúdo programático, formas de seleção, edital, informações para inscrição e instrumentos que podem participar estão disponíveis no site da Filarmônica.

Academia Filarmônica
Foto: Flora Silberschneider / Divulgação

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]