fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Morena Nascimento marca abertura do ‘Tiradentes em Cena’

Por Thiago Fonseca *

05/05/2018 às 13:13 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Thygo Andrade / Divulgação 

Um ano após se tornar mãe a bailarina Morena Nascimento voltou aos palcos com solo especial e inédito para a abertura do Tiradentes em Cena, na noite desta sexta-feira, dia 04. ‘Pacha Harvey Mama Zulu’ foi uma dança dedicada a mãe dela. Segundo a bailarina, um espetáculo que coleciona intensidades no corpo.  A abertura ainda contou com discurso de autoridades, vídeo de artistas globais e leitura dramatizada. 

A bailarina trouxe um solo com elementos de toda sua trajetória. Uso de luzes, vela, trocas de figurino e expressão marcaram a apresentação. A performance misturou dramaturgia, artes visuais e trilha sonora bem elaborada porque são todas músicas que abordam o universo da mulher. Dessa forma, deixou claro a influência da dança contemporânea americana na sua formação. A presença da alemã Pina Bausch, uma das maiores coreógrafas da história, pode ser vista no figurino do espetáculo. Morena integrou a companhia de Pina por três anos.  

“Trouxe para Tiradentes um solo sobre a valorização da mulher. Quando danço, evoco gesto de outras no meu gesto. A apresentação é um prólogo do meu desejo de dançar todas as mulheres. Fico emocionado de estar na cidade e tenho uma ligação afetiva. Lembro do meu pai que morou aqui e morreu há dois anos. É especial”, conta Morena.

Morena Nascimento é uma das principais expoentes da nova geração da dança contemporânea. Com mãe e padrasto bailarinos, Morena formou-se em artes corporais na Unicamp, em 2001. O traço marcante das apresentações da bailarina é a versatilidade, uma vez que transita entre os papéis de intérprete, diretora e coreógrafa.

Foto: Thygo Andrade / Divulgação

Cerimônia

A idealizadora do evento, Aline Garcia, agradeceu as parceria e deu destaque à importância de abordar Liberdade como o tema em 2018. Daniel Prado, artista local, ainda leu e interpretou um texto de sua autoria sobre Teatro, amor e liberdade.

O Festival

Tiradentes em Cena chega em sua sexta edição se consolidando como um evento que pretende aproximar a população da cidade ao teatro.  O festival ocupará praças, becos, casarões e teatros entre os dias 04 a 12 de maio. Serão nove dias, com mais de 20 espetáculos, além de performances, rodas de conversa, oficinas, exposição e shows. Tendo Liberdade como tema a edição homenageia Zezé Motta. A programação completa você confere aqui.

photo

Coleção de livros reúne peças inéditas e crônicas do diretor Eid Ribeiro

O diretor e dramaturgo Eid Ribeiro. Crédito: Athos Souza Não são um, dois ou três. São 15. Preste atenção, quinze textos teatrais assinados por Eid José Ribeiro Aguiar, ou simplesmente, Eid Ribeiro que agora saem em livro. Não há dúvidas do quanto ele é um criador relevante na construção e manutenção da nossa arte, do […]

LEIA MAIS
photo

Musical ‘Elza’ em BH: conheça as mineiras que interpretam a cantora

Laís Lacôrte, Janamô e Julia Tizumba além de serem multiartistas mineiras, dividem agora um mesmo papel: o de Elza Soares. As três fazem parte do elenco, de 7 mulheres, que dão vida à protagonista no musical que chega a BH nos dias 24 e 25 de novembro. A direção é de Duda Maia, direção musical […]

LEIA MAIS
photo

Com mais de 400 atrações, Festival de Curitiba começa com Grupo Corpo

Qual o papel que um festival de teatro desempenha hoje? A pergunta é uma das tantas que orienta o pensamento do diretor e dramaturbo Márcio Abreu desde que assumiu a curadoria do Festival de Teatro de Curitiba. A edição que começa nesta terça, 27 de março, e vai até 08 de abril é a terceira […]

LEIA MAIS