Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

A literatura latino-americana na tela

Gostou? Compartilhe!

Com a estreia iminente de “Cem Anos de Solidão”, listamos clássicos da literatura latino-americana que foram adaptados para as telas

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Falta pouco. Dia 11 de dezembro, umas das produções mais esperadas dos últimos anos chega finalmente ao catálogo da Netflix: trata-se da adaptação do clássico “Cem Anos de Solidão“, de Gabriel García Márquez. Com direção de Laura Mora e Alex García López, a iniciativa será dividida em duas partes, somando, ao todo, 16 episódios – oito em cada. Em abril deste ano, a Netflix soltou um comunicado à imprensa, na qual Laura Mora falava do compromisso de levar às telas a adaptação de uma obra da literatura mundial de tal vulto. “Como cineasta e como colombiana, tem sido uma honra e um enorme desafio trabalhar em um projeto tão complexo e que carrega tanta responsabilidade”, afirmou.

"Cem Anos de Solidão": série inspirada no clássico da literatura latino-americana estreia em dezembro de 2024 (Netflix)

A diretora acrescentou que, no processo, a preocupação principal foi tentar entender a diferença entre a linguagem literária e a audiovisual. “Para, desse modo, poder construir imagens que contenham a beleza, a poesia e a profundidade de uma obra que impactou o mundo inteiro”. Alex García López, por sua vez, acrescentou que o objetivo da dupla foi criar algo autêntico “que carregasse a estatura de uma produção internacional, porque a história merece”. Motivados pela proximidade da estreia, lembramos, aqui, seis adaptações de obras emblemáticas da literatura latino-americana, com ingredientes do realismo mágico.

“Cem Anos de Solidão”

O romance do colombiano Gabriel García Márquez (1917 – 2014) foi lançado em maio de 1967. O escritor ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Foi em 2019 que a Netflix adquiriu os direitos de adaptação em forma de série. Como noticiou esta semana o jornal “O Globo”, a plataforma vai exibir dois episódios da produção no 45º Festival Internacional Anual do Novo Cinema Latino-Americano em Havana. Na sequência, haverá o lançamento oficial em Bogotá.

A narrativa acompanha a família Buendía, cujo patriarca, José Arcadio Buendía, fundou a cidade de Macondo. A obra já vendeu mais de 50 milhões de cópias (evidentemente, o número tende a aumentar, agora, com o lançamento da série) e foi traduzida para 46 idiomas. No elenco da produção de orientação literária, estão Marleyda Soto, Jerónimo Barón, Claudio Cataño, Leonardo Soto, Ella Beserra, Susana Morales, Moreno Borja e Diego Vásquez, entre outros.

Abaixo, o trailer oficial (dublado)

“Pedro Páramo”

Disponível na Netflix desde o dia 6 de novembro, o filme adapta o aclamado livro do escritor mexicano Juan Rulfo (1917 – 1986), lançado em 1955, . A trama se passa na cidade de Comala, no estado de Colima. Apresentado como uma saga familiar repleta de mistérios e magia, “Pedro Páramo” é o filme de estreia de Rodrigo Prieto. Vale dizer que ele teve indicações ao Oscar, na categoria fotografia, por “O Segredo de Brokeback Mountain”, “Silence” e “O Irlandês”.

O filme “Pedro Páramo” está no streaming Netflix

Na narrativa literária, o personagem Pedro Páramo (Manuel García-Rulfo) é um rico fazendeiro e proprietário de terras. Seu filho Juan Preciado (Tenoch Huerta) embarca numa jornada para encontrar esse pai que nunca conheceu. O que o move é cumprir o último desejo de sua mãe no leito de morte. Quando chega em Comala, porém, encontra uma aldeia abandonada e, nela, nada é o que parece.

Confira, abaixo o trailer (dublado)

“Como Água Para Chocolate’ – A série

A série da Max adapta o livro homônimo da mexicana Laura Esquivel, hoje com 74 anos. A obra literária, vale lembrar, chegou às livrarias em1989 e logo se tornou um best-seller. A história centra-se na personagem Tita (Azul Guaita). Desde a infância, ela se apaixona por Pedro Múzquiz (Andrés Baida), filho de um rico proprietário de terras e criador de cavalos. Embora o sentimento seja recíproco, a mãe da garota, Elena (Irena Azuela), impede que os dois se casem. Não bastasse, fixa que Tita vai passar a vida solteira, seja cuidando da cozinha do rancho, seja dela.

A atriz e cantora Azul Guaita interpreta a personagem Tita em “Como Água para Chocolate” (Max)

Não bastasse, oferece a Pedro a mão de sua outra filha, Rosaura (Ana Valeria Becerril). Assim, Tita tem que calar seus sentimentos e aguentar as provocações sem fim da mãe e da irmã. Tendo como companhia o espírito de sua protetora Nacha (Ángeles Cruz), ela se esmera na cozinha. Assim, cria pratos mágicos, nos quais seus sentimentos acabam sendo incorporados à receita.

Confira, abaixo, o trailer

“Como Água Para Chocolate” – O Filme

No bojo do lançamento da série, a Max também disponibilizou, em seu catálogo, o filme dirigido por Alfonso Arau, que chegou aos cinemas em 1992. Uma curiosidade é que, nele, o papel de Pedro coube a Marco Leonardi. Quatro anos antes, ele se tornou internacionalmente conhecido pelo sucesso de “Cinema Paradiso”, onde interpretou o personagem Salvatore na fase jovem. Italiano nascido na Austrália, Leonardi acaba de lançar o filme “Il Mio Posto è Qui”, de Cristiano Bortone e Daniela Porto.

Lumi Cavazos em cena do filme “Como Água Para Chocolate” (Max)

O roteiro do filme de Arau é da própria Laura Esquivel, autora da obra literária. Já o papel de Tita ficou a cargo de Lumi Cavazos. Aliás, pela performance, ela faturou os prêmios de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Tóquio e no Festival de Gramado. Atualmente, aos 55 anos (fará 56 em dezembro), ela integra o elenco da série “Sierra Madre: Passagem Proibida”.

“O Amor nos Tempos do Cólera”

Florentino Ariza é um poeta que se apaixona perdidamente por Fermina Daza, uma jovem que pertence a uma família rica. Inicia-se entre eles uma correspondência apaixonada que será abruptamente interrompida quando seu pai, ao descobrir o caso, decide afastá-la do amante. Ainda assim, ele a espera, por mais de 50 anos. Transposto da obra de Gabriel García Márquez, de 1985, o filme de 2007 tem direção de Mike Newel e traz, no elenco, Giovanna Mezzogiorno e Javier Bardem, bem como ela, Fernanda Montenegro. Por ora, essa adaptação da obra literária não está disponível em nenhum serviço de streaming.

Fernanda Montenegro em cena de “O Amor nos Tempos do Cólera” (Frame)

Confira o trailer

“A Casa dos Espíritos”

Produção de 1994 que fez muito sucesso no Brasil em sua passagem pelos cinemas, o filme baseia-se no livro de Isabel Allende, de 1992. Flagra a história de uma família que atravessa cinco décadas de paixão, luta, poder e magia.

Glenn Close e Meryl Streep em cena de “A Casa dos Espíritos” (Frame)

Dirigido pelo dinamarquês Bille August, traz um elenco absurdamente estelar. São atores como Meryl Streep, Glenn Close, Jeremy Irons, Antonio Banderas, Winona Ryder, Vincent Gallo, Vanessa Redgrave e Geraldine Chaplin, entre outros. Está no YouTube, bem como no catálogo do Prime.

Confira, abaixo, o trailer

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]