Com a estreia iminente de “Cem Anos de Solidão”, listamos clássicos da literatura latino-americana que foram adaptados para as telas
Patrícia Cassese | Editora Assistente
Falta pouco. Dia 11 de dezembro, umas das produções mais esperadas dos últimos anos chega finalmente ao catálogo da Netflix: trata-se da adaptação do clássico “Cem Anos de Solidão“, de Gabriel García Márquez. Com direção de Laura Mora e Alex García López, a iniciativa será dividida em duas partes, somando, ao todo, 16 episódios – oito em cada. Em abril deste ano, a Netflix soltou um comunicado à imprensa, na qual Laura Mora falava do compromisso de levar às telas a adaptação de uma obra da literatura mundial de tal vulto. “Como cineasta e como colombiana, tem sido uma honra e um enorme desafio trabalhar em um projeto tão complexo e que carrega tanta responsabilidade”, afirmou.
A diretora acrescentou que, no processo, a preocupação principal foi tentar entender a diferença entre a linguagem literária e a audiovisual. “Para, desse modo, poder construir imagens que contenham a beleza, a poesia e a profundidade de uma obra que impactou o mundo inteiro”. Alex García López, por sua vez, acrescentou que o objetivo da dupla foi criar algo autêntico “que carregasse a estatura de uma produção internacional, porque a história merece”. Motivados pela proximidade da estreia, lembramos, aqui, seis adaptações de obras emblemáticas da literatura latino-americana, com ingredientes do realismo mágico.
“Cem Anos de Solidão”
O romance do colombiano Gabriel García Márquez (1917 – 2014) foi lançado em maio de 1967. O escritor ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Foi em 2019 que a Netflix adquiriu os direitos de adaptação em forma de série. Como noticiou esta semana o jornal “O Globo”, a plataforma vai exibir dois episódios da produção no 45º Festival Internacional Anual do Novo Cinema Latino-Americano em Havana. Na sequência, haverá o lançamento oficial em Bogotá.
A narrativa acompanha a família Buendía, cujo patriarca, José Arcadio Buendía, fundou a cidade de Macondo. A obra já vendeu mais de 50 milhões de cópias (evidentemente, o número tende a aumentar, agora, com o lançamento da série) e foi traduzida para 46 idiomas. No elenco da produção de orientação literária, estão Marleyda Soto, Jerónimo Barón, Claudio Cataño, Leonardo Soto, Ella Beserra, Susana Morales, Moreno Borja e Diego Vásquez, entre outros.
Abaixo, o trailer oficial (dublado)
“Pedro Páramo”
Disponível na Netflix desde o dia 6 de novembro, o filme adapta o aclamado livro do escritor mexicano Juan Rulfo (1917 – 1986), lançado em 1955, . A trama se passa na cidade de Comala, no estado de Colima. Apresentado como uma saga familiar repleta de mistérios e magia, “Pedro Páramo” é o filme de estreia de Rodrigo Prieto. Vale dizer que ele teve indicações ao Oscar, na categoria fotografia, por “O Segredo de Brokeback Mountain”, “Silence” e “O Irlandês”.
Na narrativa literária, o personagem Pedro Páramo (Manuel García-Rulfo) é um rico fazendeiro e proprietário de terras. Seu filho Juan Preciado (Tenoch Huerta) embarca numa jornada para encontrar esse pai que nunca conheceu. O que o move é cumprir o último desejo de sua mãe no leito de morte. Quando chega em Comala, porém, encontra uma aldeia abandonada e, nela, nada é o que parece.
Confira, abaixo o trailer (dublado)
“Como Água Para Chocolate’ – A série
A série da Max adapta o livro homônimo da mexicana Laura Esquivel, hoje com 74 anos. A obra literária, vale lembrar, chegou às livrarias em1989 e logo se tornou um best-seller. A história centra-se na personagem Tita (Azul Guaita). Desde a infância, ela se apaixona por Pedro Múzquiz (Andrés Baida), filho de um rico proprietário de terras e criador de cavalos. Embora o sentimento seja recíproco, a mãe da garota, Elena (Irena Azuela), impede que os dois se casem. Não bastasse, fixa que Tita vai passar a vida solteira, seja cuidando da cozinha do rancho, seja dela.
Não bastasse, oferece a Pedro a mão de sua outra filha, Rosaura (Ana Valeria Becerril). Assim, Tita tem que calar seus sentimentos e aguentar as provocações sem fim da mãe e da irmã. Tendo como companhia o espírito de sua protetora Nacha (Ángeles Cruz), ela se esmera na cozinha. Assim, cria pratos mágicos, nos quais seus sentimentos acabam sendo incorporados à receita.
Confira, abaixo, o trailer
“Como Água Para Chocolate” – O Filme
No bojo do lançamento da série, a Max também disponibilizou, em seu catálogo, o filme dirigido por Alfonso Arau, que chegou aos cinemas em 1992. Uma curiosidade é que, nele, o papel de Pedro coube a Marco Leonardi. Quatro anos antes, ele se tornou internacionalmente conhecido pelo sucesso de “Cinema Paradiso”, onde interpretou o personagem Salvatore na fase jovem. Italiano nascido na Austrália, Leonardi acaba de lançar o filme “Il Mio Posto è Qui”, de Cristiano Bortone e Daniela Porto.
O roteiro do filme de Arau é da própria Laura Esquivel, autora da obra literária. Já o papel de Tita ficou a cargo de Lumi Cavazos. Aliás, pela performance, ela faturou os prêmios de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Tóquio e no Festival de Gramado. Atualmente, aos 55 anos (fará 56 em dezembro), ela integra o elenco da série “Sierra Madre: Passagem Proibida”.
“O Amor nos Tempos do Cólera”
Florentino Ariza é um poeta que se apaixona perdidamente por Fermina Daza, uma jovem que pertence a uma família rica. Inicia-se entre eles uma correspondência apaixonada que será abruptamente interrompida quando seu pai, ao descobrir o caso, decide afastá-la do amante. Ainda assim, ele a espera, por mais de 50 anos. Transposto da obra de Gabriel García Márquez, de 1985, o filme de 2007 tem direção de Mike Newel e traz, no elenco, Giovanna Mezzogiorno e Javier Bardem, bem como ela, Fernanda Montenegro. Por ora, essa adaptação da obra literária não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Confira o trailer
“A Casa dos Espíritos”
Produção de 1994 que fez muito sucesso no Brasil em sua passagem pelos cinemas, o filme baseia-se no livro de Isabel Allende, de 1992. Flagra a história de uma família que atravessa cinco décadas de paixão, luta, poder e magia.
Dirigido pelo dinamarquês Bille August, traz um elenco absurdamente estelar. São atores como Meryl Streep, Glenn Close, Jeremy Irons, Antonio Banderas, Winona Ryder, Vincent Gallo, Vanessa Redgrave e Geraldine Chaplin, entre outros. Está no YouTube, bem como no catálogo do Prime.
Confira, abaixo, o trailer