Recém lançado pela Globo Livro, “A casa da beleza“ traz olhar ágil para a Colômbia contemporânea.
Por Gabriel Pinheiro | Colunista de Literatura
Karen é uma das profissionais mais requisitadas na Casa da Beleza, um centro de estética de luxo que reúne uma série de serviços especiais para clientes de alto poder aquisitivo. Entre um atendimento e outro, o trabalho de esteticista parece se confundir com o de terapeuta, enquanto escuta segredos e confidências de suas clientes. A maca metamorfoseada em divã.
Intimidade
Antes de tudo, em medida semelhante, Karen passa a compartilhar elementos de sua intimidade com uma cliente em especial, que se vê pouco a pouco atraída e envolvida pela profissional. A dor e o prazer parecem dois lados da mesma moeda tanto dos procedimentos estéticos realizados naquele ambiente exclusivo, quanto das histórias pessoais daquelas que por ali circulam, profissionais e clientes. “A casa da beleza” é um romance da colombiana Melba Escobar lançado pela Globo Livros, com tradução de Denise Schittine.
A vida de Karen Valdes sofre uma reviravolta ao atender uma adolescente em uniforme escolar que a procura para uma depilação. No dia seguinte, a tímida jovem é encontrada morta sob circunstâncias misteriosas, que apontam para um suposto suicidio. Karen foi a última pessoa conhecida a vê-la com vida e se torna peça-chave no caso. Por trás desta misteriosa morte, um complexo jogo de interesses é posto em cena.
“Quando a garota foi embora, Karen ficou olhando aquela manchinha de sangue no cobertor da maca e se perguntando como tirá-la. Tentou com água, sabão, amoníaco, mas conseguiu apenas descolorar a mancha para um rosa pálido, que iria acompanhá-la pelo resto de seus dias na Casa.”
Melba Escobar desenha um thriller povoado especialmente pelo feminino. Ao redor de sua protagonista, orbitam diferentes mulheres que enfrentam um mundo liderado por homens. A escritora colombiana nos diz da violência, tanto física quanto simbólica, a que o corpo feminino está sujeito. Da dor que se esconde sob os próprios procedimentos estéticos, frutos de um desejo de se enquadrar e de alcançar um ideal de beleza muitas vezes inalcançável, ao brutal assassinato de uma jovem, a violência contra a mulher é a linha de interesse principal do romance.
Construindo um retrato ágil da Colômbia contemporânea, Melba Escobar tensiona temas como a violência doméstica, o abuso de poder, o sexo e a corrupção, enquanto sua protagonista se vê cada mais imersa numa espiral de acontecimentos que parecem seguir, inevitavelmente, na direção de um trágico fim.
Encontre “A casa da beleza” aqui
Gabriel Pinheiro é jornalista e produtor cultural. Escreve sobre literatura aqui no Culturadoria e também em seu Instagram: @tgpgabriel (https://www.instagram.com/tgpgabriel)