Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

9 filmes sobre o espaço para celebrar os 90 anos de Neil Armstrong

Astronauta foi o primeiro civil a entrar para a NASA e a primeira pessoa a pisar na Lua!

Gostou? Compartilhe!

Em 5 de agosto de 2020 celebramos os 90 anos de Neil Armstrong (1930-2012), o primeiro homem a colocar os pés na Lua em 1969. Antes de ser astronauta, atuou como engenheiro espacial, aviador naval e até aspirante da Marinha dos Estados Unidos. Entrou para a NASA em 1962, no segundo grupo para integrar o programa espacial dos Estados Unidos, que tinha por objetivo explorar o espaço.

Dessa forma, bem resumidamente, foram anos de estudos, testes, simulações espaciais e terrestres até Armstrong ser escolhido comandante da missão Apollo 11. Assim, ele e Buzz Aldrin partiram para a missão de chegar à superfície lunar. E aí, foi aquela história: “Um pequeno passo para um homem, mas um salto gigante para a humanidade”.

Neil Armstrong morreu em 2012, aos 82 anos, depois de sofrer complicações de uma cirurgia de ponte de safena. Pensando na trajetória dele – e no fato de ter marcado a história espacial –  selecionamos nove filmes como homenagem aos 90 anos do nascimento dele. 

neil armstrong
Neil Armstrong no documentário Apollo 11. Foto: Universal Pictures / Divugação

Confira!

O primeiro homem, de Damien Chazelle (2018)

O jovem diretor de La La Land, Damien Chazelle foi o escolhido para dirigir a cinebiografia de Neil Armstrong. Ryan Gosling foi escalado para o papel e digamos que ambos os trabalhos – do diretor e do ator – é o que de melhor há nesse filme indicado ao Oscar e vencedor na categoria de efeitos visuais. É um roteiro que buscou mostrar o lado humano por trás da corrida ao espaço. Apresenta Armstrong como um homem de poucas palavras e com muita dificuldade em expressar emoções. Confira a crítica que fizemos à época do lançamento do filme.

Perdido em Marte, de Ridley Scott (2015)

Baseado no livro de mesmo nome do autor Andy Weir, o filme mostra a luta pela sobrevivência do astronauta Mark Watney (Matt Damon). Após uma rigorosa tempestade, ele é dado como morto e deixado pela tripulação da missão em Marte. A partir daí, inicia uma jornada para conseguir comida, água, oxigênio e para se comunicar com a NASA para ser resgatado. O longa teve boa recepção do público e crítica. Foi vencedor do Globo de Ouro de Melhor filme – Musical ou Comédia. Além disso, indicado sete vezes ao Oscar, inclusive para Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

Interestelar, de Christopher Nolan (2014)

Depois do fim de quase todas as reservas naturais da Terra, um grupo de astronautas é enviado em missão para verificar a existência de outros planetas por meio de um burado de minhoca. A ideia é encontrar outro local com condições de sobrevivência para dar continuidade à espécie humana. O líder do grupo é Cooper (Matthew McConaughey), que vai acompanhado de Amelia (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley). O maior medo do comandante é nunca mais encontrar os filhos. Mesmo assim, com o passar do tempo, a filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) cria a própria missão para salvar os habitantes da Terra. O filme foi vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Star Wars: O Império contra-ataca, de Irvin Kershner (1980)

Não é um consenso sobre qual é o melhor filme da saga Star Wars, mas o fato é que O Império contra-ataca é um dos mais aclamados. No longa, as forças comandadas por Darth Vader (David Prowse e James Earl Jones) ataca os adversários enquanto Luke Skywalker (Mark Hamill) procura pelo Mestre Yoda para aprender a dominar a Força, atributo que todos que têm aptidão para se tornar um Jedi precisam ter. Assim como os outros filmes da saga, este se destaca pelos efeitos especiais revolucionários para a época. Toda a sequência está disponível na Amazon Prime Video.

Gravidade, de Alfonso Cuarón (2013)

Matt Kowalski (George Clooney) e Ryan Stone  (Sandra Bullock) são dois profissionais experientes em questões relacionadas à astronomia. No entanto, em uma missão são surpreendidos por destroços do abatimento de um satélite por um míssil russo. As colisões tiram os dois de órbita e eles ficam perdidos no espaço sem nenhum tipo de apoio da base. Assim, precisam encontrar maneiras de sobreviver sem nenhum tipo de auxílio. O filme venceu o Oscar de Melhor Diretor, três categorias de som, Fotografia, Edição e Efeitos Visuais. Além disso foi vencedor de vários Bafta e Globo de Ouro.

Apollo 13, de Ron Howard (1995)

Nove meses após Neil Armstrong ter pisado na Lua, a NASA lançou mais uma missão tripulada ao local, a Apollo 13. Entretanto, não saiu como planejado e uma enorme explosão em um dos tanques de oxigênio com os três astronautas, já no espaço, abortou a missão, entregando aos tripulantes a missão de voltar para Terra antes de morrerem sufocados. O filme Apollo 13 – Do desastre ao triunfo mostra justamente essa história. Estrelado por Tom Hanks, Bill Paxton e Gary Sinise, o longa narra o desafio enfrentado pelos astronautas para aterrissarem na Terra com vida.

2001 - Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick (1968)

Considerado um dos melhores filmes de ficção científica e um dos mais influente de todos os tempos, Odisseia no espaço é notável pela inovação na época do seu lançamento. O roteiro foi escrito em uma parceria entre Kubrick e  Arthur C. Clarke ao mesmo tempo em que Clarke escrevia um romance de mesmo nome. Além disso, os efeitos especiais foram pioneiros e a trilha sonora memorável, já que o diretor associou o movimento dos satélites aos passos de dançarinos de valsa!!! A história mostra uma espécie de pedra pré-histórica que emite sinais de outra civilização que interferem na Terra. Por isso, uma equipe de astronautas é enviada para investigar. 

Além disso, o filme tem várias curiosidades. Entre elas a de que os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin nunca teriam pisado na Lua e sim que as imagens do filme foram usadas como montagem para provar isso. Leia aqui mais curiosidades.

Wall-e, de Andrew Stanton (2008)

Tem animação na lista também! Depois de abarrotar a Terra de lixo e poluir toda a atmosfera de lixo, a população mundial passa a viver em uma nave espacial. Enquanto isso, robôs são deixados para limpar o planeta até que ele seja novamente habitável. O último que sobra é Wall-e, pois ele tem a função de auto-conserto de peças. Wall-e é responsável por compactar o lixo e está aparentemente sozinho até a chegada da robô Eva. Vencedor do Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação.

Apollo 11, de Todd Douglas Miller (2019)

Para finalizar, um documentário que conta com imagens inéditas, em alta definição, da missão que levou o homem à Lua pela primeira vez na história da humanidade. São gravações dos bastidores, a preparação da nave e dos astronautas, bem como entrevistas e estratégias que foram utilizadas para o feito. Em suma, é uma ótima opção para sentir o gostinho do que foi uma das missões espaciais mais importantes da história e conhecer mais sobre Neil Armstrong.

neil armstrong
Cena do filme Gravidade. Foto: Warner Bros. / Divulgação

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]