Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Conheça podcasts incríveis que falam sobre música nacional e internacional

Gostou? Compartilhe!

Músicos, produtores, jornalistas e críticos se juntam em sete podcasts para conversar sobre os bastidores os desdobramentos da música

Por Adonai Elias | Culturador

Você já soube de alguma história por trás de uma canção que deu muito mais significado a ela? É maravilhoso, né?! Aposto que também já quis saber como ela foi feita, qual o contexto e o que outras pessoas pensam sobre. Pois aqui reunimos sete podcasts incríveis que falam sobre tudo isso e mais, de maneira especializada!

Podcasts em alta:

Desde a geração Baby Boomer, até os Millenials, o consumo de podcasts cresce exponencialmente no Brasil. De 2019 para 2020, a podosfera ganhou mais de sete milhões de ouvintes

E claro, a música abocanha uma boa quantidade desse público, de todas as gerações. Afinal, para quem gosta de um bom som, não há companhia melhor do que ouvir sua canção preferida e sentir que está entre amigos, conversando sobre ela.

7 podcasts incríveis sobre música:

Além do clima delicioso e envolvente, reunimos produções de músicos, críticos e jornalistas especializados na 4ª arte.

O som do Vinil 

Apresentado pelo ex-titã Charles Gavin, o podcast recebe convidados super relevantes na história da MPB. Em resumo: conversam sobre os bastidores dos próprios discos.

Para quem, adora ouvir álbuns inteiros e entender o contexto daquela obra, bem como histórias dos bastidores e ficha técnica, “O som do Vinil” é um excelente programa para se ouvir ou assistir. Afinal, além de integrar o spotify e demais plataformas de áudio, o podcast é exibido, em audiovisual, no Canal Brasil.

Passion4Jazz

O pianista carioca Jonathan Ferr e a jornalista Debora Pill se reuniram para conversar profundamente sobre jazz. O podcast aborda grandes nomes, como Hermeto Paschoal, e vários outros temas que aproximam o estilo musical do nosso dia-a-dia.

Passion4Jazz é para quem ama ou deseja se aproximar desse estilo tão diverso e rico, mas pouco debatido em nosso cotidiano. Ou seja, um bate-papo informativo, divertido e gostoso de ouvir.

Podcasts Passion4Jazz. Foto: Renan Oliveira
Podcasts Passion4Jazz. Foto: Renan Oliveira

Música Serve pra isso

Produzido pelos músicos e comunicadores João Eduardo, Leo Cunha, Maurício Guilherme Silva Jr. e Renato Vilaça, o podcast responde a perguntas divertidas e instigantes sobre música.

“Qual a relevância das listas de melhores discos?”, “Qual a função da letra na música?” ou  Música tem receita?”, esses são alguns dos temas da conversa. Assim, no decorrer de cada episódio, muitos álbuns, trilhas e músicas aparecem como excelentes referências.

Gringos Podcast

O podcast é fruto da Gringo’s Records, loja de discos localizida na Galeria do Rock (SP), lendária para o público ligado ao hip hop. Sendo assim, em longas conversas, eles desvendam a trajetória de convidados importantíssimos para a cena, como o do fundador dos Racionais MC’s, Dj KLJAY.

Apresentado pelo Dj Erick Jay (outra lenda do hip hop) e pelo Ney Gringos (dono da Gringo’s Records), o podcast traz muitos Dj’s e MC’s para dialogarem sobre o rap no Brasil, assim como suas influências e desdobramentos.

Brasil Novos Sons

Apresentado pelo jornalista Caio Mota, o podcast analisa profundamente os álbuns recentes de artistas da nova MPB. Com uma tendência maravilhosa – não sei se consciente – de dar destaques a nomes do Nordeste.

Em cada episódio, o artista da vez comenta faixa-a-faixa do novo álbum, com acréscimos de Caio. O podcast também tem transmissão da Rádio Universitária FM, do Ceará, e pela Rádio UFRJ, do Rio.

Discoteca Básica

Como o nome sugere, o podcast se propõe a conversar sobre os grandes clássicos nacionais e internacionais que “não podem faltar” em uma discoteca básica. Mas, diferentemente dos outros, o programa foca no contexto histórico daquele álbum e nos motivos que o tornaram clássicos.

Sendo assim, em cada episódio, o apresentador Ricardo Alexandre, convida alguém influente da música brasileira para comentar o álbum com ele. Em resumo: o podcast é uma aula de história, bem detalhada e riquíssima.

Song Exploder

Podcast onde músicos analisam e compartilham como cada pedaço daquele hit foi pensado. Dessa maneira, todo o processo de criação de artistas como Dua Lipa, The Killers e Alicia Keys é revelado por eles.

Para quem tem o inglês afiado, todos os episódios estão disponíveis no spotify . Mas, se você não tem, não é um problema! Alguns deles estão legendados na Netflix. No entanto, o programa foi traduzido com o nome “por trás daquele som” e está disponível apenas para assinantes.

Este conteúdo foi produzido por Adonai Elias

Sobre o autor: Adonai Elias é redator e web radialista. Graduando em Publicidade e Propaganda (FACHA – RJ), escreve para o Culturadoria e para a revista eletrônica Lugar Artevistas. Todo sábado, às 15h, apresenta o programa “Nasci Para Bailar”, na Matula Web Rádio. Seu Instagram é @adonaielias.m.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!