De 23 a 31 de julho a Universidade Federal de Minas Gerais realiza o 53º Festival de Inverno. Referência nacional, o evento promove diálogos e performances culturais em diferentes vertentes e uma programação gratuita e aberta ao público pelo site especial do evento. Pela segunda vez seguida, o festival ocorre no formato online por causa da pandemia.
A temática deste ano é Escutas e Vozes dos Brasis, abordando os impasses do Brasil contemporâneo ao rever os 100 anos do modernismo, tendo em vista as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Dessa forma, a programação foi planejada em conjunto pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG e pelo projeto MinasMundo. O projeto busca fazer uma revisão dos sentidos do Modernismo em diferentes linguagens. São elas: intelectuais, políticas e artísticas a partir da viagem dos modernistas para Minas em 1924.
Desdobramento da discussão
De acordo com a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, a discussão sobre a Semana de Arte Moderna começa no Festival de Inverno e continua no Festival de Verão. Por sua vez, o Festival de Verão ocorre em fevereiro, data em que o movimento modernista completa 100 anos.
Sendo assim, serão nove dias de Festival de Inverno. Neles, o público pode acompanhar uma programação com rodas de conversa, palestras e duas oficinas com direito a certificado de participação. Além disso, 12 atrações artísticas estão previstas: exposição virtual, espetáculo teatral, apresentações musicais, performances e encontros poéticos. A abertura é no dia 23 de julho, às 19h, e conta com a participação da escritora e professora de literatura Eneida Maria de Souza. Ela conversa com o escritor Silviano Santiago sobre o novo livro, Menino sem passado. Em seguida, às 20h15, tem um encontro poético com a pesquisadora Lucia Castello Branco e o compositor, cantor e poeta Arnaldo Antunes.
Ademais, durante o restante da semana tem ainda Toninho Horta em um encontro musical conduzido por Mauro Rodrigues, o grupo paulista A Barca e muito mais. A programação completa já está disponível no site do Festival de Inverno.