Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

4º Cultura & Cidadania oferece atrações artísticas entre maio e junho

O festival vai ser realizado em formato virtual e traz espetáculos teatrais e oficinas gratuitas para o público em geral, em especial para cidades do Campo das Vertentes
Por Jaiane Souza
festival Cultura & Cidadania
Espetáculo "Iu Tubo". Foto: Miguel Rohrmann / Divulgação

Vem aí, entre os meses de maio e junho de 2021, 4ª edição do Festival Cultura & Cidadania! Realizado pela Vitral Bureau Cultural, o festival ocorre em formato virtual e oferece espetáculos e oficinas gratuitos para o público em geral. Entretanto, a prioridade é para os moradores das cidades de Barbacena, Barroso, Dores do Campo, Prados, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei e Tiradentes. Serão realizadas seis oficinas e também seis espetáculos ao longo de dois meses pelo YouTube do Festival Cultura & Cidadania.

A programação do evento tem objetivo de conectar crianças, jovens e adultos com arte e aprendizado. Dessa forma, entre as atrações há cinco montagens com classificação livre para todas as idades e uma para adolescentes a partir de 14 anos. As oficinas vão contemplar atividades para crianças a partir de quatro anos priorizando as sete cidades do Campo das Vertentes, local onde o festival surgiu em 2016. Além disso, a ideia do Festival Cultura & Cidadania é ampliar o acesso à arte, abrangendo várias idades e considerando a cultura mais que entretenimento, mas atividade educacional e de transformação social.

Programação

Para começar, no dia 15 de maio, estreia o espetáculo A briga da onça e do tatu, com Teatro do Rinoceronte. A peça remonta um tempo no qual os animais falavam a nossa língua e que todos se entendiam. Mas, um dia, a onça começa uma briga com o tatu e os animais ficam divididos entre grandes e pequenos em uma guerra. Já no dia 22 de maio, é a vez do espetáculo Diferènces, com Trifacirc, da Espanha. A peça tem como tema principal a tentativa de encontrar a igualdade em meio às diferenças entre três pessoas. 

Em 29 de maio, O Quintal do Guegué apresenta O caso do bolinho, uma montagem musical de aventura que acompanha a trajetória de um bolinho assado desde a janela da vovó até a barriga de uma raposa. Em seguida, no mês de junho, dia 12, o Galpão apresenta Segunda chamada. No espetáculo, Jacinto, Babi e Dudão se encontram aos 30 anos e relembram em flashbacks as situações que viveram há 15 anos. 

A maré tá cheia, de Alessandra Visentin, estreia em 19 de junho e, dessa forma, trata-se de uma montagem de narração oral com histórias inspiradas no universo dos mares e das águas, com os tesouros e segredos pertencentes a eles. Por fim, no dia 26 de junho, a Cia do Inventos apresenta Iu Tubo. A peça que é parte de um processo, no mundo das marionetes, desenvolvido pela companhia nos últimos 27 anos em Tiradentes. 

Todos os espetáculos estreiam sempre às 16 horas no YouTube do Festival Cultura & Cidadania.

festival Cultura & Cidadania
Espetáculo “Diferències”. Foto: Piera Novion / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!