Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

31º Cine Ceará recebe inscrições para mostras competitivas de longa e curta-metragem

O festival ocorre de forma presencial e virtual de 27 de novembro a 3 de dezembro deste ano. As inscrições são gratuitas até 10 de setembro.

O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas, até 10 de setembro, para mostras competitivas para a edição de 2021. São três: Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará. O festival ocorrerá de 27 de novembro a 3 e dezembro e formato presencial e virtual, pelo site.

A programação presencial será em Fortaleza com limite de público determinado pelo Governo do Estado no período do evento. Dessa forma, No Cineteatro São Luiz terá exibição de longas-metragens das mostras Ibero-americana e Olhar do Ceará. Por outro lado, o Cinema do Dragão e o canal do Cine Ceará no YouTube exibem os curtas-metragens da Competitiva Brasileira e da Mostra Olhar do Ceará. Os longas também podem ser vistos à distância no Canal Brasil e nas plataformas de streaming dos Canais Globo e Globoplay. 

Inscrições

Cada mostra competitiva tem um formulário próprio no site do festival e as condições para cada uma delas também devem ser consultadas no site. 

Cine Ceará
Cineteatro Sa?o Luiz. Foto: Rogerio Resende / Divulgação

A Mostra Olhar do Ceará, é aberta a realizadores cearenses, radicados no Ceará ou não e residentes no estado há mais de três anos. Eles podem inscrever produções de curta e longa-metragem concluídas a partir de janeiro de 2020, sendo de ficção, documentário, animação ou experimental. 

A Competitiva Brasileira de Curta-metragem recebe trabalhos de produtores e diretores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de três anos. Então, podem se inscrever curtas de ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro do ano passado e que não tenham participado da seleção de outras edições do Cine Ceará. 

Por fim, na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem podem se inscrever produtores ou diretores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. Os filmes podem ser de animação, ficção, documentário ou experimental. Ademais, os longas devem ter sido concluídos também a partir do ano passado e ter duração mínima de 60 minutos.

Além de premiar por categorias e com o Troféu Mucuripe, o Festival Cine Ceará premia o Melhor Longa, eleito pelo Júri Oficial, com R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento. Além disso, a novidade deste ano é o valor de R$ 6 mil para cada filme selecionado para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. 

[O QUE] Inscrições para o 31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema [QUANDO] 10 de agosto a 10 de setembro [ONDE] Pelo site do festival.

Cine Ceará
Crédito: Canva

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!