Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

2º Fórum de Fotoperformance chega à BH com grandes nomes da arte contemporânea brasileira

Gostou? Compartilhe!

Mesas, palestras, apresentações e bate-papos com os artistas selecionados serão gratuitos no 2° Fórum Fotoperformance

Primeiro evento dedicado exclusivamente ao segmento da fotoperformance no Brasil, o Fórum de Fotoperformance (FFP) chega à sua segunda edição em Belo Horizonte neste ano. Aberta ao público, a programação acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no Teatro Francisco Nunes. O evento traz palestras e mesas-redondas com referências da produção brasileira de fotoperformance, que serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais do projeto.

Convidados especiais

A lista de convidados inclui nomes nacionais, como Lia Chaia (SP), Lenora de Barros (SP), Paulo Bruscky (EP) e Uyra Sodoma (AM). Além deles, também estarão artistas mineiros como Marco Paulo Rolla, Randolpho Lamonier e Sara Não Tem Nome. O evento conta, ainda, com a apresentação dos trabalhos criados pelos cinco selecionados para a residência artística desta edição. Ela será realizada no dia 15 de abril, no ESPAI, que fica localizado no bairro Santa Efigênia.

Festival de Fotoperformance. Crédito Adolfo Cifuentes. Foto Larissa D'Arc.

Os ingressos para a programação no Teatro Francisco Nunes são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente pela Sympla. Para o atelier aberto, o acesso é livre, sujeito à lotação do espaço.

A abertura do 2º Fórum de Fotoperformance ocorre no dia 12 de abril, quarta-feira, às 18h30. Com a palestra da artista visual e poeta paulistana Lenora de Barros, o evento começa. Na sequência, às 20h, será realizada a primeira mesa-redonda da programação. Ela traz como convidados os artistas Rafael Bqueer (PA), Marco Paulo Rolla (MG) e Linga Acácio (CE), com mediação de Adolfo Cifuentes (MG). 

“O primeiro dia de Fórum já apresenta ao público um posicionamento do evento ao propor o encontro de diferentes gerações de artistas, assim como trazer ao centro do debate a produção de artistas que transitam fora do eixo hegemônico e com pesquisas urgentes para os dias de hoje” afirma Lucas Dupin que divide a curadoria com Ludmilla Ramalho. 

Idealização do evento

“O Fórum é um evento criado e pensado por artistas. Isso faz muita diferença, pois não se propõe apenas a reunir profissionais do meio, como também proporciona de fato espaços de criação e pesquisa. É o caso da nossa Residência Artística, única com enfoque em fotoperformance”, completa.

O evento continua no dia 13, sexta-feira, com as palestras de Lia Chaia (SP), às 14h30, e Uyra Sodoma (AM), às 18h30. A programação também inclui duas mesas-redondas, que acontecem respectivamente às 16h30 e às 20h: a primeira, mediada por Chris Fornaciari (MG), conta com Lia Chaia, Uyra Sodoma e Luciana Magno (PA); e a segunda tem como convidados Lenora de Barros e Paulo Bruscky, com mediação de Amir Brito Cadôr (MG).

No dia 14, sexta-feira, às 18h30, é a vez da palestra de Paulo Bruscky, um dos cânones da fotoperformance brasileira, que precede a última mesa do evento, marcada para às 20h e mediada por Júlio Martins (MG), com Sara Não Tem Nome (MG), Victor Galvão (MG) e Randolpho Lamonier (MG). 

“A curadoria traz muitos artistas locais, já que estamos em uma cidade com história no campo da performance e da fotografia. Portanto, fazer o Fórum em BH também é um modo de reforçar o protagonismo da cidade nesse campo e ampliar a discussão. Queremos juntar artistas locais com artistas de outros estados; artistas iniciantes com artistas precursores dessa pesquisa no Brasil, como Lenora de Barros e Paulo Bruscky”, pontua Ramalho.

Programação extensa

De acordo com os curadores, neste ano do Fórum de Fotoperformance amplia o número de convidados da primeira edição, ocorrida em 2019. “Traremos à cidade uma programação ainda mais volumosa, com a participação de artistas de várias gerações, pesquisadores, curadores e críticos, evidenciando a multiplicidade de abordagens quanto ao tema da fotoperformance e da arte contemporânea em geral”, afirmam Ramalho e Dupin.

“Acreditamos que nenhum outro evento já reuniu tantos artistas e pensadores desse campo. Esperamos receber tanto presencialmente quanto virtualmente a participação de pessoas de diversas partes do país, uma vez que nossa programação contará com transmissão ao vivo em nossas redes”, completam.

Por fim, o Fórum de Fotoperformance (FFP) encerra sua programação apresentando ao público os resultados da residência artística desta segunda edição. O atelier aberto acontece no ESPAI, no dia 15, sábado, das 10h às 15h, e inclui bate-papo com os cinco selecionados: Bárbara Macedo (MG), Dariane Martiól (PR), Dyana Santos (MG), Nino Rezende (MG) e Val Souza (BA).

Os artistas foram escolhidos dentre um total de 233 inscrições, vindas de todos os estados brasileiros e avaliadas cuidadosamente pelo júri composto pelos curadores e coordenadores do FFP, Ludmilla Ramalho e Lucas Dupin, bem como Guilherme Cunha, convidado para acompanhar todo o processo da residência.

Mais informações sobre o evento
[stachethemes_ec ]

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]