Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

1º FestRio reúne 46 mulheres para explorar universos da bateria e percussão

Festival vai reunir 46 percussionistas e bateristas dos mais variados ritmos para ministrarem 14 oficinas e participarem de 8 rodas de conversa. Evento é gratuito, online e presencial.
FestRio
Ana Brigante. Foto: Ana Bregantin / Divulgação

Já parou para pensar que um show de música ou a ficha técnica de álbuns, por exemplo, são compostos, em grande parte das vezes, por nomes masculinos? Pensando nesse cenário, a baterista e percussionista Georgia Camara resolveu mudar. A artista sentiu a necessidade de tomar para si a tarefa de mostrar a produção de mulheres que, assim como ela, se dedicam à música e têm como base os instrumentos percussivos. Dessa forma, surgiu o FestRio – Mulheres da Bateria e da Percussão. O festival será realizado entre os dias 1 e 6 de março pelo Instagram @festriomulheres e na UniRio, no Rio de Janeiro. 

Mas como vai funcionar? Georgia Camara reuniu 46 percussionistas e bateristas de ritmos variados para ministrarem 14 oficinas. Além disso, elas participam oito rodas de conversa durante o evento. As inscrições para as oficinas ficam abertas até 26 de fevereiro por este link.

Formação

Para as oficinas, Georgia selecionou profissionais que trabalham em diferentes contextos da música e também a partir de pesquisas sobre a atuação das artistas no segmento popular e erudito. Para as rodas de conversa pensou em um panorama para trazer instrumentistas, mestras de cultura, luthiers, professoras e diretoras de escolas de samba. Ou seja, também nomes da música popular e erudita. 

Todas as atividades são gratuitas. As oficinas passam pelo maracatu, surdo e tantan, percussão popular, gêneros brasileiros e bateria, blocos de carnaval e pandeiro. Por outro lado, as rodas de conversa vão falar de saberes e cultura popular, mulheres e a relação com escolas de samba, percussão sinfônica e por aí vai.  

Georgia Camara

A idealizadora do FestRio é baterista e percussionista, licenciada em Música e tem bacharelado em MPB pela UniRio. Já participou de diversos projetos, festivais e recebeu prêmios. Além disso, tocou com nomes como Zélia Duncan, Ana Costa, Simone, Itiberê Orquestra Família Primavera das Mulheres e Orquestra Lunar, entre outros. Clicando aqui você confere a biografia completa de Camara e de todas as participantes do FestRio. 

O 1º FestRio – Mulheres da Bateria e da Percussão é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Aldir Blanc.

[O QUE] 1º FestRio – Mulheres da Bateria e da Percussão [QUANDO] 1 a 6 de março [ONDE] Instagram @festriomulheres e na UniRio, no Rio de Janeiro

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!