A partir das raízes indígena, africana e europeia, o 1º Festival Sabor & Som realiza nos dias 23, 24 e 25 três espetáculos musicais e três eventos gastronômicos. Dessa forma, os artistas convidados são Patrícia Bastos, Dante Ozzetti, Sergio Santos, Sandra Fidalgo e Toninho Ferragutti e as chefes Fabiana Badra, Cintia Sanchez e Elenice Altman. O festival será transmitido pelo canal do YouTube da Borandá Produções. Os eventos culinários serão sempre às 15h, com apresentação da jornalista, crítica e curadora gastronômica Luiza Fecarotta, e os shows às 19h.
O 1º Festival Sabor & Som foi organizado pensando em como a gastronomia e a música não são um desafio quando definimos a cultura em uma perspectiva antropológica. Ou seja, como um conjunto de hábitos sociais, dos modos de vida, das formas de sentir, agir, pensar, crenças e elementos que formam uma sociedade.
Programação
Nos três dias do 1º Festival Sabor & Som, a primeira atividade será no fogão. Dessa forma, as chefes desenvolvem, passo a passo, três cardápios completos com entrada, prato principal e sobremesa. Por outro lado, na música, os artistas apresentam repertórios que dialogam com as referências abordadas pelo festival.
No primeiro dia, a chef Fabiana Badra, estudiosa da participação das mulheres indígenas na construção da cozinha, prepara um cardápio com mandioca como pano de fundo. Sendo assim, a entrada é um caldo de peixe com mandioca, moqueca de palmito com pirão de legume como prato principal e mingau de tapioca na sobremesa. À noite tem show da cantora amapaense Patrícia Bastos. Ela canta ao lado do compositor, violonista, arranjador e produtor paulista Dante Ozzetti. Além disso, o repertório passa por carimbós, cacicós, batuques e marabaixos, todos ritmos da região Norte do Brasil.
No segundo dia, a chef Cintia Sanchez homenageia um quilombo do Vale do Ribeira e sua avó materna, nascida na África. O cardápio tem bolinho de cará com camarão, sobrecoxa de frango caipira com mamão verde e pudim de banana nanica. Encerrando o dia, Sergio Santos apresenta canções que marcaram sua trajetória ao longo dos seus dez discos.
Por fim, o último dia do 1º Festival Sabor & Som apresenta a culinária europeia com Elenice Altman. A chef prepara bolinho de bacalhau, bolinhas de alheira, arroz de pato e manjar de com com baba de moça para a sobremesa. O encerramento tem música com a cantora, compositora e instrumentista portuguesa Sandra Fidalgo. Ela vai ser acompanhada pelo acordeonista e compositor paulista Toninho Ferragutti apresentando o repertório do disco Paisagem verde, trabalho que, em resumo, une música brasileira e portuguesa.