De 19 a 21 de agosto, o 1º Festival da Voz e Poesia Falada reunirá artistas e poetas de diferentes partes do Brasil. O objetivo é potencializar as reflexões oferecidas pela poesia falada. A transmissão do evento é gratuita pelo YouTube, com o desafio de transportar para virtual toda a oralidade da já tradicional do movimento RodaBH de Poesia. Dessa forma, serão apresentações, bate-papos, mostra de videopoemas e muito mais., sempre com tradução em Libras.
O Festival da Voz e Poesia Falada dá destaque para a Poesia Falada, Sonora e Videopoema. Dessa forma, leva para o centro da discussão a oralidade, uma das principais tradições da poesia no mundo. A curadoria fica por conta da poeta mineira Nívea Sabino, que já foi jurada do Prêmio Jabuti, e do poeta sergipano Pedro Bomba.
A oralidade hoje
Os slams, saraus e rodas de poesia, de certa forma, reacenderam a oralidade, principalmente no que diz respeito à construção de espaços coletivos de recepção da poesia, de acordo com Pedro Bomba. Exemplo disso é que vemos eventos assim em diversas cidades pelo Brasil.
Com o tema Literatura pela Boca, a abertura do festival ocorre no dia 19 de agosto, às 20h. Será uma mesa conduzida pela artista, professora da UFMG e pesquisadora de performances e ritos, Leda Maria Martins, e pela filósofa Abigail Campos Leal, uma das responsáveis pela organização do Slam Marginália, batalha de poesias feita por e para pessoas trans. Sendo assim, o festival segue até o dia 21 com várias outras atrações.
[O QUE] 1º Festival da Voz e Poesia Falada de BH [QUANDO] 19 a 21 de agosto [ONDE] YouTube da RodaBH de Poesia.