Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

120 anos de Cecília Meireles: entenda a importância da escritora para a cultura brasileira

Nascida em novembro de 1901, foi considerada a primeira voz feminina com grande alcance e que teve uma importância histórica na literatura brasileira.
A poeta Cecilia Meireles. Foto: Folhapress
A poeta Cecilia Meireles. Foto: Folhapress

Quando pensamos em cultura brasileira, muitas vezes focamos na música, na dança, na arte e acabamos esquecendo de um elemento extremamente importante para esse contexto: a literatura. Por isso, nunca é demais apresentar mais e mais curiosidades sobre grandes nomes que fazem parte da nossa história. Hoje vamos falar de uma escritora que, em 2021, sua memória merece todas as homenagens em razão dos 120 anos de seu nascimento. Ela é Cecília Meireles. 

Infância marcada por livros e sentimentos 

Cecília perdeu o pai antes de nascer. A mãe faleceu quando tinha apenas 3 anos. Sendo assim, foi criada pela avó Jacinta Garcia Benevides. Os acontecimentos fizeram com que a poesia e os livros entrassem com força na vida dela, junto com os sentimentos de uma infância marcada por tantas perdas. 

De professora a escritora

Em 1917, formou-se professora na Escola Normal do Rio de Janeiro. Começou a dar aulas e, dois anos depois, escreveu o primeiro livro. “Espectros” tem 17 sonetos sobre temas históricos. 

Dica de leitura: confira uma lista de biografias de mulheres inspiradoras

Participação na semana de arte moderna

Em 1922, na Semana de Arte Moderna, participou do grupo da revista Festa, ao lado de grandes nomes. Entre eles estavam, por exemplo, Tasso da Silveira, Andrade Muricy. Este defendia o universalismo e a preservação de certos valores tradicionais da poesia.

De jornalista a referência literária 

Cecília Meireles tinha um grande conhecimento em literatura e poesia, o que fez com que ela atuasse como jornalista escrevendo conteúdos sobre educação e folclore. 

Foi fundadora da primeira biblioteca infantil do Rio e foi considerada uma personalidade nesta área, fazendo com que ela realizasse conferências por diversos países por onde viajou.

Importância para Cultura Brasileira 

Como herança, a escritora deixou mais de 50 obras publicadas. Todas são de suma importância para o estudo da literatura brasileira, para conhecer e entender a cultura do Brasil que, de alguma forma, está representada nos traços de Cecília. 

Ela deixou também um amor pela educação, pelos poemas e pela leitura que podemos usar para nos inspirar e ter um olhar diferenciado para esses temas, principalmente o folclore que era umas especialidades da autora. 

Por Maria Luiza Mariano Sarmento | Culturadora 

Maria Luiza, ou simplesmente Malu, tem 33 anos. É formada em Relações Públicas, estudante de Letras na UFMG, apaixonada por arte, cultura e pelas coisas boas da vida. Vive sonhando acordada, vivendo um dia de cada vez.

A poeta Cecilia Meireles. Foto: Folhapress
A poeta Cecilia Meireles. Foto: Folhapress

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!