Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

11ª Cinefantasy ocorre de 16 a 29 de abril e homenageia Neveille D’Almeida

O Festival Internacional de Cinema Fantástico exibe mais de 150 filmes nacionais e internacionais e celebra os 80 anos de um dos maiores ícones do cinema brasileiro
Por Jaiane Souza
cinefantasy
Cena do filme "Matou a família e foi ao cinema". Crédito: Embrafilme

Entre os dias 16 e 29 de abril o público tem um encontro marcado com o festival que é considerado o mais importante do gênero fantástico no Brasil. O Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, chega à sua 11ª edição e ocorre online pela plataforma Belas Artes à La Carte. Dessa forma, cerca de 150 filmes nacionais e internacionais de 70 países estão na programação. Eles se dividem em 15 mostras competitivas, como as mostras Mulheres Fantásticas, Animação, Documentário e Fantasteen. Os títulos das em competição concorrem ao Troféu José Mojica Marins, a indicações para outras premiações e de distribuição. 

A sessão de abertura, no dia 16, às 18h, conta com exibição de Horror noire: a história do horror negro, de Xavier Burgin. Trata-se de um aguardado e inédito documentário sobre a presença de negros nos filmes de terror na história do cinema. Serão apenas mil acessos gratuitos.

Homenagem

O grande homenageado desta edição do Cinefantasy é o cineasta Neville D’Almenida, considerado um dos maiores nomes do cinema brasileiro. Ele completa 80 anos em maio deste ano e a data é celebrada com uma retrospectiva da obra do diretor e um bate papo no dia 29 de abril com acesso gratuito. 

Ele é dono de recordes de bilheteria com produções como A dama da lotação, com atuação de Sônia Braga, Navalha na carne, com Vera Fischer, e Os sete gatinhos, com Regina Casé. Além disso, os filmes que fazem parte da mostra homenagem são Cosmococa, Jardim de guerra, Mangue bangue, Rio Babilônia e Matou a família e foi ao cinema. Eles ficam disponíveis na plataforma Belas Artes à La Carte durante todo o período do festival.

Como assistir

Acesse o site, faça o seu cadastro e escolha o tipo de assinatura desejada, mensal ou anual. Lembrando que todas as atividades paralelas ao festival são gratuitas e a sessão de abertura oferece mil acessos gratuitos. 

Confira a programação completa no site da 11ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico.

cinefantasy
Cena do filme “Matou a família e foi ao cinema”. Crédito: Embrafilme

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!