Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Prix Photo Aliança Francesa está com inscrições abertas com o tema “Reflexos”

A décima edição de Prix Photo Aliança Francesa recebe inscrições até 10 de abril. Os candidatos concorrem a viagem para Paris, hospedagem no Rio de Janeiro e curso na Aliança Francesa.

Gostou? Compartilhe!

Até 10 de abril estão abertas inscrições para o concurso fotográfico Prix Photo Aliança Francesa. Se você é fotógrafo profissional ou amador, quer compartilhar o seu trabalho e concorrer a prêmios, esta é a sua chance. Em sua décima edição, o concurso é nacional e busca valorizar a fotografia como expressão artística. 

O primeiro lugar ganha uma viagem com acompanhante para Paris, além de participar de uma exposição coletiva com os três primeiros colocados na Galeria da Aliança Francesa, em Botafogo. Já o segundo lugar, leva um fim de semana no Santa Teresa Hotel RJ MGallery, no Rio de Janeiro. Além disso, tem ainda premiação para o vencedor pelo júri popular: uma bolsa de estudos de um semestre na Aliança Francesa. 

Temática

Para esta edição o tema proposto é “Reflexos” e une a fotografia desde o início até os tempos atuais. Isso porque, no século XIX, nos primeiros experimentos fotográficos, o reflexo da luz sobre uma superfície era a base. Mesmo assim, com o avanço da tecnologia, a chegada de câmeras digitais e smartphones, ela continua com o mesmo princípio. No entanto, agora, a fotografia reflete vivências e subjetividades contemporâneas, uma sociedade modificada pela tecnologia, reflete novas práticas artísticas e suas diversas possibilidades. O Prix Photo Aliança Francesa destaca, ainda, a importância da fotografia no momento de pandemia, onde é fundamental retratar e denunciar os reflexos nas relações humanas. 

Prix Photo Aliança Francesa
Foto: Benoît Fournier, vencedor Prix Photo Aliança Francesa em 2013

Como participar

Os participantes devem acessar o site do Prix Photo Aliança Francesa, ler o regulamento completo e preencher a ficha de inscrição. Além disso, enviar, também pelo site, uma série com até dez fotos coloridas ou preto e branco baseadas no tema. As fotos podem ser manipuladas ou não, feitas por equipamento analógico ou digital e ter tamanho máximo de 2MB. No site do prêmio você encontra o cronograma completo de premiação, votação e divulgação dos resultados. 

Prix Photo Aliança Francesa
Crédito: Canva

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]