Menu
Cinema

Dia das Crianças: 10 séries e filmes para assistir com os pequenos

Indo desde clássicos da Pixar, até obras nacionais, o Culturadoria separou dez obras para conhecer, ou relembrar, neste Dia das Crianças.

O Serviço de Enregas da Kiki © 1989 - Studio Ghibli

Indo desde clássicos da Pixar, até produções nacionais, o Culturadoria separou dez obras para conhecer, ou relembrar, neste Dia das Crianças.

Por Caio Brandão | Repórter

Ah, a infância… Tudo era tão simples, os problemas da vida adulta nem sonhavam em existir. Por esses e diversos outros fatores, todo mundo lembra dessa época da vida com muito carinho e nostalgia. Há, também, aqueles que interagem com ela diariamente, por ter uma criança na vida, seja um filho, um sobrinho, um irmão, etc. Sendo assim, tentamos sempre achar algo legal para fazer junto aos pequenos. Nesse sentido, o Culturadoria separou sete obras para assistir com eles, ou, também, para reviver a sua criança interior. Confira!

Avatar: A Lenda de AangDisponível na Netflix

Avatar: A Lenda de Aang é uma obra completa: personagens únicos e muito bem desenvolvidos, um universo rico e detalhado que estimula a imaginação da criançada, e lições de vida valorosas a todo momento. Em um mundo no qual a grande maioria das pessoas consegue controlar um dos quatro elementos (água, ar, terra e fogo), o protagonista Aang se vê na posição de Avatar, o único ser humano que consegue dominar todos os quatro elementos. Dessa forma, Aang embarca em uma longa jornada de grandes desafios e, acima de tudo, de autodescoberta, para acabar com a tirania da Nação do Fogo. 

Contando com três temporadas, as temáticas abordadas vão se tornando cada vez mais maduras conforme os episódios passam, construindo uma trama verdadeiramente profunda, ao mesmo tempo que nunca abre mão de cenas de humor, afinal de contas, o público alvo é a criançada. O desenho é um prato cheio, e, por ser feito com tanta atenção e carinho, acaba sendo uma experiência bastante divertida até para adultos. (Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos)

Serviço de Entregas da KikiDisponível na Netflix

O Studio Ghibli tinha que ser representado, né? A realidade é que a enorme maioria dos filmes produzidos por esse estúdio de animação lendário poderiam ser recomendados aqui. O Serviço de Entregas da Kiki, no entanto, é uma das obras que melhor resumem a essência do Studio Ghibli: direção de arte impecável, universos criativos e muito bem construídos, somados a uma trama extremamente charmosa e personagens que esbanjam carisma. 

A história se dá pela perspectiva de Kiki, que vive em um mundo no qual a magia é algo comum. Com o objetivo de se tornar uma pessoa independente, Kiki sai de casa, podendo depender apenas de suas habilidades para construir uma vida que possa chamar de sua. Consequentemente, o filme ergue a temática do amadurecimento, o significado de crescer, e tudo de bom que esse processo gera. (Classificação indicativa: Livre)

Os Incríveis Disponível no Disney+

Assim como o Studio Ghibili, a Pixar tinha que estar presente nessa lista. O estúdio foi responsável por hits gigantescos como Toy Story, Procurando Nemo, Ratatouille e Monstros S.A. Contudo, a obra escolhida para representar a Pixar é Os Incríveis. Bem antes do boom de filmes de super-heróis, Os Incríveis trouxe uma trama centrada em seres super poderosos com maestria, não devendo nada, e, muitas vezes, superando os filmes da Marvel que viraram queridinhos dos nerds. 

Concentrando a trama na família Pêra, composta inteiramente de pessoas com super poderes, a obra toca em pontos como o amor familiar, ao mesmo tempo que conta uma das histórias mais envolventes da história da Pixar. Isso sem contar com os personagens inesquecíveis, como Zezé, Edna Moda e o vilão Síndrome, e da trilha sonora simplesmente espetacular.  (Classificação indicativa: Livre)

Como Treinar o Seu DragãoDisponível no Prime Video

Como Treinar o Seu Dragão aborda temática da amizade com muita eficácia. A trilogia mostra a relação de Soluço, o protagonista, e Banguela, um dragão. A questão, porém, é que o protagonista vive em uma sociedade que tem a caça aos dragões como fundamento cultural, o que causa uma infinidade de tensões ao longo da trama. 

Logo, para além da amizade, o filme constantemente entrega mensagens de aceitação de diferenças e de construção de uma convivência pacífica com todos os seres que habitam o mundo no qual vivemos. Caso o filme agrade, ele é apenas a primeira parte de uma trilogia, ou seja, existem outros dois filmes, tão bons quanto o primeiro, que se passam no mesmo universo. (Classificação indicativa: Livre)

Homem-Aranha no Aranhaverso Disponível na Disney+

Um verdadeiro clássico moderno, Homem-Aranha no Aranhaverso é uma das grandes animações dos últimos anos. Com um estilo ímpar e um roteiro perspicaz, o filme não se tornou extremamente popular à toa. Vale também mencionar a sequência desse filme, Homem-Aranha Através do Aranhaverso, que é, talvez, ainda melhor que o primeiro.

O longa acompanha Miles Morales, que, ao ser atingido por uma teia radioativa, acaba adquirindo os poderes de Homem-Aranha. A trama, porém, revela vários universos paralelos, cada um com o seu próprio Homem-Aranha, construindo um mundo interessantíssimo para ambientar o longa.  (Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos)

As Meninas Super Poderosas Disponível na HBO Max

Uma dos desenhos de maior destaque do Cartoon Network nos anos 2000, As Meninas Super Poderosas superou o teste do tempo com personagens interessantes e um estilo único. A obra é um tanto esquisita, é verdade, mas é justamente essa a graça! O carisma que os personagens da obra possuem é diferenciado, passando pelo trio de protagonistas e indo até os vilões.

Resultado de um experimento que deu errado, as Meninas Super Poderosas usam as habilidades que ganharam nesse processo para combater o crime na cidade de Townsville. Dessa forma, Florzinha, Lindinha e Docinho se metem em várias situações inusitadas e, por vezes, até emocionantes, dentro dos episódios da série. (Classificação indicativa: Livre)

Speed RacerDisponível na HBO Max

Baseado na animação de grande sucesso nos anos 70 e 80, o live-action de Speed Racer é um filme único. Contando com direção das irmãs Wachowski, responsáveis pela saga Matrix, o longa transborda estilo com uma direção de arte impecável. Lançado em 2008, o filme recebeu críticas mistas, muito por conta de ser uma obra à frente do próprio tempo.

O maior trunfo de Speed Racer é a tradução ímpar da animação para o live action, contando com personagens caricatos no melhor sentido possível. Além disso, as cores vibrantes e a sensação de velocidade passada pelas cenas faz com que o filme prenda o espectador com visuais incríveis. Nesse sentido, o longa abre mão de uma trama complexa para entregar diversão ininterrupta com corridas criativas e carros com designs malucos, porém excelentes. Dessa forma, Speed Racer é algo fácil de consumir, ao passo que estimula o imaginário dos pequenos com personagens e contextos vibrantes.  (Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos)

Três Espiãs DemaisDisponível no Prime Video e no Youtube

Quem cresceu ali pelo início dos anos 2000 com certeza vai lembrar de ligar a televisão enquanto passava TV Globinho e dar de cara com Três Espiãs Demais. Não à toa, o desenho se tornou queridíssimo entre esse público e, até hoje, é lembrado com muito carinho.

A obra é centrada em Alex, Chloe e Sam, três jovens comuns que, em uma reviravolta do destino, acabam virando, como o nome do desenho sugere, espiãs em uma organização internacional. Assim, o trio enfrenta criminosos e resolve situações inusitadas, bem como lida com os dramas típicos da adolescência. (Classificação indicativa: Livre)

Turma da Mônica: CineGibiDisponível na HBO Max

Clássico irrefutável, Turma da Mônica: CineGibi se tornou, ao longo das várias edições que recebeu, uma obra extremamente marcante na infância de várias pessoas. Aproveitando a deixa, fica também a recomendação dos quadrinhos. Contudo, eles já são tão presentes no cotidiano brasileiro, que a recomendação é, provavelmente, redundante. Falemos, então, sobre o CineGibi.

Elaborado no formato de longa metragem, o CineGibi já conta com 9 edições disponíveis nos streamings. Aproveitando o assunto, também vale a pena assistir os filmes em live action, “Turma da Mônica: Laços”, e “Turma da Mônica: Lições”. Essas obras foram desenvolvidas com uma sensibilidade ímpar, erguendo longas que agradam crianças, bem como adultos. (Classificação indicativa: Livre)

Menino MaluquinhoDisponível no Globoplay

Outro personagem icônico dos quadrinhos brasileiros, o Menino Maluquinho recebeu uma adaptação em 1995, dirigida por Helvécio Ratton. Baseado na obra de Ziraldo, o filme conta com um elenco estrelado, ostentando nomes como Patrícia Pillar, Vera Holtz e Luís Carlos Arutin. 

A obra mostra uma versão fiel do Menino Maluquinho pensado por Ziraldo, ou seja, um personagem ingênuo, porém astuto, que vive a vida com leveza e curiosidade. Assim, o longa captura a essência da infância, erguendo um filme memorável e eficaz. (Classificação indicativa: Livre)

Conteúdos Relacionados