A escritora Paula Pimenta é uma das convidadas do Salão do Livro 2017
15 ago 2017

Confira os destaques do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais

A escritora Paula Pimenta é uma das convidadas do Salão do Livro 2017

A alameda do Parque Municipal que liga a lateral do Palácio das Artes ao Teatro Francisco Nunes terá paisagem diferente, pelo menos até o dia 20 de agosto. É que por ali estarão as atrações do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais.

Este é o primeiro dos grandes eventos dedicados à literatura que serão promovidos em BH neste semestre. O próximo será o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, o FLI, que coincidirá com a Primavera Literária promovidos entre 14 e 17 de setembro.

A ilustradora Marilda Castanha é a homenageada do Salão do Livro Infantil e Juvenil. Crédito: Arquivo Pessoal

Vamos ao Salão!

A estrutura é tradicional dos eventos do tipo: terá oficinas, lançamentos e palestras. Além disso, são cerca de 30 expositores.  A ilustradora Marilda Castanha será a grande homenageada em 2017.

Uma exposição com alguns de seus trabalhos ficará aberta durante o evento e ela também participa, no dia 18 de agosto, de um bate-papo, com o tema “A ilustração que conta histórias”.

Continua após a publicidade

Programação

O mais difícil de eventos desse tipo, com muitas – muitas mesmo – atrações é escolher o que participar. Dois aspectos chamaram minha atenção na programação e certamente são atrações que teriam minha presença.

Histórias

Como se trata de um evento para todos os públicos, o melhor para a galerinha da primeira infância serão os momentos de narração de historia promovidos pelo Sesc. Todo dia tem. Ana Raquel Coelho Batista, Gustavo Gaivota, Cristina Barbosa, Elisa Almeida, Aline Cântia e Chicó do Céu estão entre os participantes. Conheço o trabalho de Aline e Chicó e só por eles já digo que vale a pena!

Tino Freitas também será um dos participantes. Foto: Andressa Anholete

Bate papos

Não é por se tratar de um evento que tem crianças e adolescentes como protagonistas que a programação precisa se afastar de temas que são relevantes para a nossa sociedade de hoje. O curador Léo Cunha cuidou disso muito bem. Incluiu nas mesas de debates questões que podem parecer espinhosas mas que precisam ser discutidas.

Sexo, morte e religião, por exemplo, são mesmo tabus na literatura infantil e juvenil estarão na mesa mediada por Antonieta Cunha. Além disso tem também a releitura dos contos de fada em debate com Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, com mediação de Samuel Medina.

Também fiquei curiosa sobre a discussão a respeito da paixão dos jovens leitores por série e sagas, assim como a presença africana na literatura infantil brasileira. Para você ver, o painel é mesmo diverso.

A programação completa você encontra aqui.

[O QUE] 3º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais [QUANDO] 15 a 20 de agosto, segunda a sexta, de 8h30 às 20h; sábados e domingos: 9h às 21h [ONDE] Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377, Centro – Belo Horizonte) [QUANTO] Grátis [SAIBA MAIS] 

Continua após a publicidade

Gostou? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Programe-se: conheça as atrações de dez bares e boates para o Réveillon

Tem quem acredite que a energia da virada do ano dite como será o que está por vir. Quem tem fé nesse dito popular não deixa de celebrar o réveillon em grande estilo. A partir de hoje vamos publicar uma série de matérias com dicas de locais para a comemorar a chegada de 2019. Começamos […]

Leia Mais

Gastronomia Boêmia: um roteiro para explorar a Guaicurus

 Por Gabriel Lacerda e Thiago Fonseca  Ivonilda Silva não revela idade e é de pouca fala. Ainda está tímida e receosa com as visitas curiosas. Chegou à ‘Pensão Mineira’, na Rua Guaicurus, em BH, há poucos dias e ainda tenta pegar o “jeito do serviço”. Quem conhece a fama da região deve pensar que Ivonilda […]

Leia Mais

Seis espaços culturais de BH abrem editais de ocupação

Seis instituições culturais em Belo Horizonte estão com editais de ocupação abertos. Tem disponibilização de espaços para todo tipo de arte, entretanto, as artes visuais estão em destaque. Alguns também ofertam patrocínio financeiro. Confira: Palácio das Artes O Edital de Ocupação de Artes Visuais do Palácio das Artes irá selecionar três projetos para ocupar as galerias Arlinda Corrêa […]

Leia Mais

Comentários